Reforma: cuidados e procedimentos que devem ser tomados

Uma reforma para ser eficiente precisa de planejamento, organização e desenho sob a planta baixa residencial. Isto acontece porque cada reforma tem um objetivo, um desejo, entre outros processos.

A reforma é essencial para que a casa ganhe a personalidade dos seus moradores, tornando este ambiente mais agradável, mais saudável e até mais confortável.

Um dos pontos principais que é possível reformar sempre é a fachada residencial que é o cartão de visita da residência.

Neste artigo abordaremos sobre a importância do planejamento e dicas de como tornar a fachada residencial mais bonita e agradável.

O que fazer antes da reforma?

Antes das reformas serem executadas é preciso prestar atenção em alguns aspectos, como os procedimentos burocráticos.

Cada município possui um Código de Obras que está balizado por uma norma expedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a chamada NBR 16.280/2014.

Essas normas são fundamentais para que sua restauração de fachada, sua troca de revestimentos e troca de elementos estruturais possam ser executados sem problemas como os embargos pela prefeitura.

Os elementos que devem ser prestados atenção são os alvarás de licença e dependendo do:

  • Tamanho;
  • Localização;
  • Tipo;
  • Forma.

Do projeto é preciso consultar também os órgãos de regularização ambiental para solicitação de uma licença ambiental.

Alguns componentes precisam de atenção antes da execução da obra, como construir um projeto estrutural, por exemplo.

Isto é possível desenvolvendo um projeto de arquitetura com um profissional, é um gasto a mais, porém, fará toda a diferença tanto no orçamento como no resultado do projeto, seja no material de revestimento de parede ou outro processo.

Consulte o código de obras da sua cidade e verifique se há pré-condições para construção de calçadas como o uso de piso antiderrapante, rampa, altura máxima, entre outros aspectos.

Atente-se ao recolhimento de entulhos nas calçadas e durante a obra para fazer com que suas etapas sejam mais eficientes e seguras. Verifique os horários para que a obra possa acontecer para que os vizinhos não se sintam incomodados.

Por fim, para que sua obra seja um sucesso, saiba tudo o que será feito, ou seja, saiba o que você deseja com a obra, se é usar instalação elétrica aparente, se haverá projetos de áreas externas e gourmet, entre muitos outros processos.

Dicas para construção de fachadas

As fachadas são fundamentais para as residências, pois são o cartão de visita das casas, e também reflete a personalidade dos moradores daquela casa.

Geralmente, fachadas mais modernas possuem um interior mais moderno, uma casa mais antiga possui um interior mais antigo também.

No entanto, para mexer com as fachadas não é preciso gastar muito dinheiro, mas sim, usar muita criatividade e imaginação para transformar esse espaço em um lugar mais bonito e agradável.

Uma das dicas é usar o chamado concreto aparente. O concreto aparente é tornar o concreto da parte externa totalmente a vista, ou seja, sem que haja revestimentos ou outros tipos de acabamento. É como se fosse uma parede comum em seu estado original da sua cor, sem que haja necessidade de outro revestimento.

Esse tipo de estilo pode ser usado em muitos ambientes, tanto nos externos como nos internos, e aplicados em pisos, forros e paredes, dando uma sensação de amplitude e modernidade, e caindo muito bem com uma boa decoração industrial.

No entanto, para que a estética do concreto aparente seja duradoura, por conta dos intensos desgastes externos como ventos, chuvas e sol é preciso realizar o tratamento de concreto aparente.

A parte mais importante deste tratamento é a impermeabilização. Isto acontece porque este processo não altera a cor e as características originais do material.

A aplicação deste material cria uma película impermeável, transparente incolor, e dando muita resistência contra raios ultravioletas contra a ação de chuvas.

O uso das impermeabilizações evitam também o surgimento de manchas, envelhecimento de estruturas, e o aparecimento de eflorescências. Em locais próximas do litoral este tratamento é adequado para evitar a maresia.

Outro elemento que torna a fachada agradável é a composição de um jardim de entrada. Esse jardim entra em contraste com as cores da casa e dos muros, tornando a casa mais vistosa na rua, sendo mais bonita e elegante.

Deste modo, as reformas são essenciais para que a casa se torne sempre nova, agradável, bonita e muito elegante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *