Reciclagem de Alumínio: É mais importante do que você imagina:

Você sabia que pode estar pagando mais caro em tudo justamente por causa desse material? É para te fazer entender a importância do alumínio que hoje falaremos sobre a reciclagem de alumínio e sua importância.

Não é novidade para ninguém que a reciclagem é um processo muito importante para manter bem o meio ambiente e toda a vida que nele há. Com esse tipo de material não seria diferente.

Muitas pessoas não entendem a importância que o alumínio possui em suas vidas e a influência nos valores das coisas que compramos em nosso dia a dia. É um material que está presente em quase todos os dispositivos eletrônicos.

Por outro lado, também existem diversas pessoas que preferem usar o alumínio em suas casas nas janelas e portas, do que usar qualquer outro tipo de material e isso se deve a sua longa resistência e durabilidade.

O processo de reciclagem de alumínio é muito simples e por isso, tem se tornado uma das melhores opções quando se trata de cuidar do meio ambiente e ajudar na economia do país, sendo um processo necessário.

A composição do alumínio:

Para entender melhor o processo de reciclagem desse material, é importante falarmos sobre a sua composição. Diferente do que muita gente pensa, o alumínio não é um mineral, mas é extraído de um.

Trata-se de um material que é extraído diretamente de um minério chamado bauxita e o processo de extração desse mineral em si, causa um forte impacto no meio ambiente por meio do solo e dos corpos hídricos.

O processo de extração do alumínio é realizado através do refinamento desse minério chamado de bauxita. Ao refiná-lo, o que sobra é um pó branco parecido com o açúcar que usamos, esse aqui é chamado de alumina.

Depois desse procedimento o pó branco de alumínio precisa ser submetido a um processo capaz de transformar esse pó no alumínio que conhecemos, esse é o processo eletroquímico. Porém o alumínio não apenas traz desvantagens para o meio ambiente.

Mais do que pensamos:

Uma enorme quantidade de pessoas não sabe da importância do alumínio em suas vidas e acredite, saber disso é algo que muda totalmente a nossa visão sobre esse material.

Ele não é só importante para a construção de casas, esquadrias de alumínio, mas também para fabricação de latas de refrigerante ou de diversas outras bebidas, o alumínio também é importante na fabricação de chips de computação, o mercado que vem sofrendo com a escassez.

Esse tipo de problema afeta diretamente no preço de automóveis e de dispositivos eletrônicos, uma vez que a fabricação de chips é afetada, fica mais difícil e caro a construção de certas coisas.

Por isso a reciclagem de alumínio é indispensável e faz com que o material seja usado e reusado infinitas vezes. Muitas pessoas também utilizam o alumínio para dar acabamento em suas janelas e portas de vidro.

Se você está pagando mais caro em um carro, computador ou celular muitas vezes o principal vilão de tudo isso pode ser a falta de reciclagem dos alumínios e a escassez desse material.

Benefícios da sua reciclagem:

Quando falamos sobre reciclagem também estamos falando de cuidar da nossa casa, ou seja, o planeta Terra. É muito fácil que vejamos latas de alumínio serem usadas em diversos tipos de produtos atualmente e por isso a reciclagem é importante.

Você não tem noção do problema que seria se cada uma dessas latinhas não fosse reciclada de maneira adequada. Cada uma delas leva de 100 a 500 anos para se decompor em nosso solo o que causaria uma intensa poluição.

Os prejuízos desse tipo de poluição seriam imensos para o meio ambiente e faria com que os principais locais de descartes das latas fossem nos rios, até os sanitários ou até mesmo no mar, isso afetaria diretamente e gravemente os animais.

Procedimento de reciclagem:

Talvez você seja um grande fã de uma boa decoração moderna para o interior do ambiente e para você a reciclagem do alumínio pode ser muito interessante porque a principal forma de conseguirmos esquadria de aluminio.

O primeiro passo de tudo é juntar todos os alumínios que já foram descartados e os encaminhar para a indústria de reciclagem e nesse processo a coleta de lixo seletiva é essencial, sendo de grande ajuda.

Uma vez que todos os alumínios estão reunidos, se dá início ao processo de separação das impurezas, ou seja, é realizada uma limpeza profunda no material. Após isso o alumínio é cortado e fundido numa temperatura de 700°C.

Uma vez que todo o alumínio derretido e se transforma em líquido, é iniciada a criação de lingotes e chapas de alumínio que geralmente são vendidos para grandes indústrias capazes de fabricar diversos produtos.

Esse é um processo muito simples e dura de 30 a 40 dias, porém não podemos descartar que livra o meio ambiente de um grande problema. O que acontece é que o material sempre é reutilizado.

 

Reciclagem de alumínio no Brasil:

Pouca gente sabe, mas não são todos os países que são obrigados a reciclar o alumínio e apesar de estar entre eles, o Brasil é um dos maiores recicladores de alumínio no mundo inteiro, isso é surpreendente.

Estima-se que 98% de todo o alumínio produzido dentro do Brasil volte para a cadeia produtiva por meio da reciclagem, o que totaliza 360 mil toneladas recicladas ao ano, acredite, é um número muito bom!

Esse é um dado muito positivo e pode ser facilmente explicado porque o alumínio se trata de um material fácil de coletar, possuem o valor de mercado muito bom e muitas vezes a conscientização ambiental das pessoas ajuda muito!

Por ser um material 100% reciclável o alumínio pode ser reutilizado infinitas vezes e por isso a sua circulação é muito grande. Quando o alumínio é reciclado, 95% da energia que foi usada para a produção do mesmo é economizada.

Porém, nem tudo são flores e no Brasil ainda temos muitas pessoas que vivem da reciclagem de alumínio devido à falta de oportunidade no mercado de trabalho atualmente, fazendo com que as pessoas tenham que catar latinhas para vender.

Este artigo foi produzido pela equipe de redatores da Combata Dengue e Saude Portal.