A reforma de uma casa ocorre com o passar dos anos, quando é necessário substituir a pintura, decoração, arrumar um telhado ou trocar portas e janelas por esquadrias mais modernas ou com mais segurança.
Outros motivos que demandam uma transformação em um imóvel é a chegada de um novo membro da família, como o nascimento de um bebê.
Essa mudança altera toda a rotina de uma família, pois é preciso adaptar móveis e elementos que ajudam a proteger a criança durante toda a fase de crescimento.
O mercado da construção civil e as lojas especializadas oferecem diversos produtos que ajudam os moradores a transformarem a residência em um local seguro, além de aprimorar o conforto que um filho ou uma filha merece.
Organização de espaço facilita acessibilidade
A disposição de roupas, as fraldas, os lenços umedecidos, entre outros objetos que precisam estar ao alcance dos papais e mamães é fundamental dentro de um quarto infantil planejado.
É possível contar com prateleiras em pontos estratégicos e móveis reforçados, como:
- Guarda-roupas;
- Cômodas com gavetas variadas;
- Berço com grades;
- Poltrona de aleitamento.
Com um projeto desenvolvido de maneira profissional, é possível manter muitos dos móveis utilizados quando bebê por um período prolongado na vida de uma criança.
Há muitos guarda-roupas planejados modulares, com peças que podem ser adaptadas e reconstruídas por meio do tempo.
Desde o princípio é importante decidir a empresa que prestará o serviço de assessoria e montagem do ambiente.
Muitas lojas desenvolvem quartos de bebe completo com possibilidades infinitas de transformação, podendo atender até a adolescência ou em alguns casos, até mesmo na possibilidade da chegada de um segundo ou terceiro filhos.
De acordo com o planejamento familiar, essas possibilidades devem ser averiguadas, assim como a mudança de residência e o aproveitamento dos móveis, mesmo quando planejados.
Projetos especializados podem ser adaptados em diferentes espaços, mantendo a mesma organização desde o princípio.
Decoração infantil permite móveis coloridos
A escolha dos móveis pode ser realizada de acordo com o estilo de moradia. A ajuda de um decorador de ambientes profissional pode estabelecer alguns limites, assim como a aplicação de materiais da construção civil que fazem a diferença em um ambiente voltado para as crianças.
A cor dos móveis pode mudar de acordo com o estilo e o material utilizado, como madeira ou ferro para sustentação de colchão do berço.
A aplicação de piso laminado para quarto infantil mantém o cômodo com conforto térmico e acústico, o que é muito importante para o crescimento saudável de um bebê.
Esse modelo de piso combina com qualquer estilo escolhido para a decoração do quarto, seguindo tendências atualizadas ou buscando referência atemporal, indo do rústico ao moderno.
Da área litorânea à moda empregada nas grandes cidades.
A ideia em manter os móveis por um longo período pode ajudar no orçamento doméstico, por isso é preciso pensar em um material resistente.
Isso vai desde o baú de brinquedo, que será muito acessado pelas crianças entre o primeiro e segundo ano de idade, em que ela começa a andar sozinha e reconhecer o espaço em que vive.
Iluminação confortável com composição visual
O acabamento do cômodo deve remeter a uma decoração lúdica, com imagens serenas e que podem ser mudadas ao longo do tempo. O conforto quanto a silêncio e temperatura são determinantes para as boas noites de sono e as sonecas durante a fase de crescimento.
Por isso, a iluminação deve ser pensada com a instalação de lâmpada de LED para forro PVC em pontos estratégicos, para que possam ser eficientes durante à noite.
Esse produto é econômico e pode ser empregado seguindo um projeto de arquitetura e decoração profissional. A entrada de luz natural também é muito importante para a saúde da residência e dos moradores.
No caso de um ambiente destinado a bebês e crianças, a janela precisa contar com elementos que promovam segurança, como telas e grades, e uma persiana de alumínio para quarto infantil, com tema adequado para o espaço.
O conforto proporcionado por um ambiente decorado e com todos os móveis necessários mantém a qualidade de vida dos moradores, tanto para as crianças quanto para os papais e mamães.
Vale lembrar que a contratação de mão de obra especializada e a resistência dos móveis favorecem a manutenção e a economia por um longo período.
Ainda assim, alguns materiais podem ser substituídos, atendendo às mudanças tecnológicas ou tendência da moda residencial. O importante é que todos tenham um espaço adequado como moradia, com afeto e carinho por todos os lados.