Qual piso é ideal para cada cômodo de uma casa?

A escolha dos pisos da casa é uma das etapas mais buscadas e planejadas, principalmente por envolver a decoração do ambiente.

Em razão disso, é preciso realizar pesquisas e o planejamento sobre como o processo será feito, seja ele de uma construção ou a reforma da residência.

Agora, conheça algumas dicas que podem te ajudar a escolher os melhores tipos de pisos para cada cômodo de sua casa.

Ambientes internos

Os quartos são um dos espaços mais bem pensados, especialmente por ser o ambiente onde as pessoas praticam atividades específicas, como estudo, trabalho e descanso.

Em razão disso, devem ser ambientes que possam destacar a identidade do morador que vive no espaço, proporcionando conforto, segurança e praticidade, de acordo com as necessidades do morador.

Desta forma, os pisos de madeira são os mais indicados, como o Piso laminado escuro. Os modelos de pisos em madeira podem oferecer diversos benefícios, tais como:

  • Redução de ruídos externos;

  • Conforto térmico;

  • Redução de alergias, pois o piso de madeira é antialérgica;

  • Economia com produtos para a limpeza;

  • Variedade de modelos;

  • Cuidados simples;

  • Comodidade acústica;

  • Entre outros benefícios.

Além disso, a versatilidade do piso de madeira permite que ele possa ser instalado em outros cômodos da residência, como salas de estar, cozinha, área da piscina, salas de jantar, entre outros.

Para isso, é importante avaliar as características de cada ambiente e do piso que será escolhido.

Por exemplo, o piso laminado não deve ser instalado em áreas externas, pois não pode receber o contato direto dos raios solares e água.

Em razão disso, é possível encontrar diversos modelos de piso de madeira, como citado anteriormente.

E a consulta com especialistas pode oferecer mais praticidade para escolher a melhor cor e modelo de piso para o dormitório, como o piso vinilico preço.

Além de tudo, é importante que o piso escolhido para ser instalado no quarto seja adequado às necessidades e preferências dos moradores.

A madeira, por exemplo, devido a suas características é altamente recomendada para famílias com crianças e idosos.

No caso dos pisos para cozinha, é importante que o modelo escolhido seja resistente as mais altas temperaturas e a umidade, além de evitar quedas, principalmente caso esteja molhado.

Para as cozinhas, é possível encontrar ainda mais opções de pisos para o ambiente.

Áreas externas

O quintal e outras áreas, como de piscina e churrasco, recebem grande grande impacto, seja pelo contato com a água ou pelos raios solares, por isso, devem ser mais resistentes e duráveis, se comparados aos pisos internos da residência.

Além disso, os riscos dos ambientes internos são diferentes aos da área externa da casa, desta forma, um piso antiderrapante é extremamente importante para a segurança dos moradores, principalmente idosos e crianças.

Por este motivo, é possível encontrar diversos modelos de pisos para áreas externas da residência, prevenindo quedas e outros acidentes. Além disso, a versatilidade dos pisos pode contribuir com a decoração e aparência da casa.

Desta forma, é possível encontrar pisos com superfícies irregulares, que imitam a aplicação de grãos de areia ou, ainda, a instalação de pedras para a circulação de pessoas em jardim, quintais, áreas de piscina, churrasco e a entrada da residência.

A manutenção e conservação dos pisos

Independente do modelo escolhido, por mais resistente que seja, é importante que os cuidados sejam aplicados a fim de obter o maior tempo de uso, além de evitar gastos com reparos e manutenções constantes.

Em razão disso, é importante conhecer os cuidados com cada tipo de piso. Por exemplo, os pisos de madeira para ambientes internos não podem obter grande contato com água e produtos químicos, além de necessitarem de serviços como a Raspagem de taco de madeira.

Já os pisos para áreas externas não suportam materiais pesados e podem perder a superfície antiderrapante com o passar do tempo.

É comum que seja necessária a troca do piso com o passar do tempo, porém, é possível atrasar essa necessidades ao máximo, através da limpeza efetuada com produtos adequados, a manutenção realizada por mão de obra especializada e os cuidados diários feitos corretamente.

Por isso, pesquise sobre os materiais necessários e os produtos que devem ser utilizados para a higienização e conservação do piso da melhor forma.

Escolha o melhor piso para o cômodo, a fim de obter para você e oferecer para sua família mais segurança, praticidade para limpeza e conforto com a utilização.