Quais os detalhes para uma reforma residencial?

Realizar uma reforma residencial pode ser uma coisa complexa dependendo das preferências dos donos, pode-se alterar somente pequenos detalhes ou realizar uma reestruturação completa na casa, irá depender muito de como os donos se adequam ao local e como convivem entre si.

É importante também sempre pensar na relação do ambiente com as pessoas, em mudar, por exemplo, um cômodo e adaptá-lo para o tanto de crianças que circulam por aquela área, ou pensar em como fazer uma parte da casa ser mais relaxante.

A relação com o ambiente basicamente ditará a convivência naquele ambiente. Neste artigo iremos abordar alguns detalhes sobre essas reformas, para facilitar na hora de escolher o que e como mudar na sua reforma!

Modificando a sua cozinha

Vamos dar atenção nas áreas da casa onde as reformas geralmente são feitas de formas mais complexa, começaremos então falando da cozinha.

Trabalhando o chão as paredes

A preferência das reformas nessa área da casa é a mudança de azulejos, paredes e cores. O piso da cozinha requer muita atenção na hora de ser escolhido, afinal essa é uma área da casa que está sujeita a tráfego constante de pessoas e sujeiras de todos os tipos, como óleos; temperos e etc.

A opção mais escolhida é o piso básico branco, porém uma tendência tem tomado o mercado, que é a aplicação da tinta epóxi, esse tipo de material é uma resina que vira uma espécie de proteção para o piso, além de deixar fácil de limpar é extremamente elegante e moderno.

Já para as paredes pode-se trabalhar um pouco mais com a criatividade, nos últimos tempos o branco não tem sido tão utilizado em azulejos, decorações estampadas e o uso de papéis de parede tem ganhado o mercado.

Escolhendo o armário

O  armario de cozinha é considerada a peça fundamental desse ambiente. A escolha desse tipo de material dever ser de acordo com um sentido visual do restante dos objetos, para existir um ornamento e harmonia maior no local. Existem muitas opções desse armário, como:

  • Armário de canto;

  • Armário planejado;

  • Armário embutido;

  • Armário inox;

Dentre outros, cada um contando com seus benefícios. Na hora de escolher o seu é preciso ter em mente pelo menos o modelo dos outros materiais que irão estar nesse ambiente, garantindo assim a harmonia já citada aqui.

Fora esse modelo já destacado, vamos dar atenção no mais utilizado dentre todos eles: A cozinha modulada.

O principal atrativo desse tipo de armário é o custo benefício, normalmente são peças pré-fabricadas porém vendidas separadas, o que torna uma opção viável por poder ser comprada por partes, daí vem o nome “modulada”.

Após falarmos bastante sobre esse ambiente, vamos dar foco a outro: o banheiro.

Modificando o banheiro

O banheiro tem sido uma das áreas mais trabalhadas dentro das casas que passam por reformas ultimamente, isso porque tem se tornado uma área que representa luxo e elegância.

Uma das características que estão em alta para o banheiro é o uso de vidros para compor algumas partes e peças, vamos entender um pouco melhor isso.

O uso do vidro em banheiros

O setor da vidraçaria têm sido campeão em inovar para os banheiros, criando espelhos, box, janelas e todos os tipos de peças feitas em vidro.

Essas peças trazem alguns benefícios, primeiramente a elegância, em segundo lugar a entrada de luz – natural ou não – de forma adequada, um benefício que auxilia inclusive na economia de energia.

espelho para banheiro é outra peça que tem apresentado bastante versatilidade nesse ambiente, principalmente por ser uma área onde as pessoas se arrumam, e ter um espelho bom – como um de corpo todo – ajuda bastante.

Outro ponto interessante desse material é que entrega uma sensação maior de profundidade que pode ajudar pequenos espaços a parecer um pouco maiores.

Após falarmos um pouco do uso do vidro, vamos encerrar falando um pouco sobre as inovações que têm modificado o mercado de box para banheiro.

Box para banheiro

Hoje em dia é possível encontrar todo tipo de box, mas vamos dar atenção a um tipo específico que está bem em alta no mercado: o box de canto para banheiro.

Esse é um modelo que acrescenta um alto aproveitamento de espaço, principalmente por ser de canto, a abertura das portas ser ambígua (para os 2 lados) facilita muito a passagem de pessoas.

Existem algumas cores e formas específicas desse material, que podem ser: vidro; plástico; incolor ou fumê. Cada um deve ser escolhido para casar com a identidade visual de todo o ambiente, mas o material que vale destacar é o vidro, apesar da transparência é extremamente elegante.