Quais equipamentos são necessários para uma grande construção?

Os canteiros de obras estão cheios de operários, mas também cheios de equipamentos importantes para a realização de projetos de sucesso e segurança garantidos. Afinal, contar com um maquinário de qualidade é o primeiro passo para isso.

Acompanhe neste artigo alguns dispositivos utilizados nas grandes construções e saiba como eles podem oferecer uma série de vantagens que otimizam o trabalho e tornam a edificação mais segura e resistente.

Equipamentos: rompedor hidráulico

Algumas demandas da construção civil exigem o uso de aparatos especiais. Na hora de compactar, demolir ou perfurar materiais e estruturas o uso de rompedores hidráulicos, por exemplo, é fundamental.

Ele funciona por compressão do ar e não possui peças salientes ou parafusos externos que possam colocar o operador em risco de lesão.

Esse equipamento pode ser combinado com ferramentas como a escavadeira, que também apresenta alto índice de satisfação quando o assunto é cravação de estruturas. Além disso, pode ser aplicado em processos de:

  • Demolição;
  • Escavação;
  • Renovação de edificações;
  • Jardinagem;
  • Redução de matacos em pedreiras;
  • Demolição secundárias em pedreiras;

Os golpes em vazio não afetam o aparelho, pois sua tensão é eliminada pelo design do cilindro acoplado ao rompedor. Isso possibilita economia de despesas com reparos e serviços de manutenção. Além disso, outras vantagens são:

  • Tecnologia híbrida (gás e óleo);
  • Fácil manutenção;
  • Adaptação e operação simples;
  • Esforço mínimo do operador;
  • Excelente visão da ferramenta.

O design da máquina e também algumas funções adicionais variam de acordo com a fabricante. Existem opções com cilindro e suporte, além de rompedores que não possuem acumulador de alta pressão, o que gera mais confiabilidade durante seu desempenho.

O rompedor hidráulico para retroescavadeira também é extremamente recorrente e útil em diversos procedimentos que mesclam demandas estruturais na construção.

Equipamentos: Manipuladores

O sistema de funcionamento dos manipuladores é altamente sofisticado, mas não muito difícil de entender. Esse robô é composto por vínculos e juntas, que também podem ser chamadas de eixos ou articulações do equipamento. Essas juntas conectam os vínculos uns aos outros e permitem que ele se movam.

O primeiro vínculo fica preso a uma base fixa, de modo que a mobilidade dos Manipuladores industriais está diretamente relacionada com a quantidade de vínculos do equipamento em questão.

Em grande parte dos modelos, as juntas podem ser consideradas deslizantes (ou prismáticas), de rotação ou de bola e encaixe.

Equipamentos: Demolição eficiente e prática

Algumas ferramentas oferecem vantagens combinadas, como é o caso dos marteletes, que conseguem desempenhar a difícil função das britadeiras com o diferencial do seu formato mais acessível e compacto, como o de uma furadeira.

Encontrados em diferentes processos de construção e reforma, eles auxiliam na demolição de estruturas, como colunas de concreto, pisos e vigas. Além disso, são muito utilizados para abrir canaletas na hora de instalar tubulações e perfurar concreto asfáltico.

Por meio de um impacto pneumático que é acionado pelo mecanismo elétrico do dispositivo, o martelete consegue desempenhar a perfuração eficiente graças ao pistão, que comprime o ar e, assim, o transmite para a broca utilizada.

Tudo isso é fundamental para que a ferramenta possa absorver o impacto. Com isso, ela se torna mais fácil de usar, sem falar que garante a praticidade, a rapidez e também a segurança do operador.

Pneumáticos ou elétricos, os marteletes se diferenciam pelo seu mecanismo: o primeiro utiliza o ar comprimido enquanto o segundo funciona a partir de um acionamento elétrico proporcionado por um motor.

Antes de escolher o modelo a ser utilizado, vale a pena fazer uma avaliação precisa da demanda e optar pelo tipo que melhor atende as necessidades da obra.

Outra dica importante, é escolher o cinzel que será utilizado na ferramenta conforme o tipo de trabalho exigido dela. A chama talhadeira é indicada para abrir canais de dutos ou tubos. Já o tipo ponteiro funciona melhor com concreto e alvenaria.

Desempenho e qualidade

Não poderíamos deixar de falar sobre a bobcat, máquinas especiais desenvolvidas para o mais alto desempenho no canteiro de obras.

Com a evolução dos sistemas e mecanismos empregados no setor da construção civil em todo o mundo, esses equipamento se destacam pela alta eficiência e a segurança garantida. Os mini tratores, por exemplo, conferem praticidade e são ideias para obras de menor porte com demandas intensas de tração.

É possível encontrar Bobcat a venda na grande maiorias do estabelecimentos comerciais voltados para a venda e equipamento de qualidade e boa procedência.

Além disso, a opção de adquirir máquinas usadas é muito vantajosa, pois alia o desempenho duradouro com economia de novas despesas.

Vale lembrar que nenhum procedimento deve ser feito sem a instrução ou condução, por isso, faz-se necessário o contato com um profissional devidamente capacitado para as diversas atividades exigidas durante um obra.

Além disso, o uso de equipamentos de qualidade é o que vai garantir, em grande parte, o sucesso da edificação.