Proteções contra fogo para estabelecimentos

As formas de se evitar incêndios são muitas e devem sempre ser aplicadas nos estabelecimentos, quaisquer sejam a sua utilização. Primeiramente, porque são vitais para garantir a segurança dos colaboradores e clientes. Em segundo lugar, porque são obrigatórias, sendo que o não cumprimento pode acarretar em multas.

O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é um auto que tem como objetivo avaliar toda a estrutura de um lugar a fim de entender a viabilidade da estrutura perante as funções que ela irá aplicar. De modo geral, esse auto visa questões estruturais, de ambiente, de produtos que serão manipulados e muitos outros dados para garantir a segurança de todos.

Iremos entender durante este artigo quais são as melhores formas de fazer a proteção contra fogo para estabelecimento.

Como funcionam os extintores?

Os extintores de incêndio em americana sp contam com diversas categorias (conhecidas como classes), em que cada uma tem a função de combater o fogo que tenha sido causado por um tipo específico de material.

Vamos abordar um pouco melhor essas diferenças nos tópicos a seguir, confira:

1. Extintor a base de água

O funcionamento deste material é feito por meio do resfriamento do foco do incêndio, sendo aplicado corretamente em:

  • Madeiras;

  • Tecidos;

  • Papéis;

  • Plásticos.

É o tipo mais comum de extintores e deve sempre ser acionado na vertical, para que tenha o maior aproveitamento possível.

É preciso tomar cuidado pois esse tipo de extintor não é recomendado para incêndios que tenham se iniciado pela rede elétrica e nem por produtos químicos.

2. Extintor com gás carbônico

Diferentemente do item abordado no tópico anterior, esse extintor é o mais recomendado para combater incêndios provenientes da rede elétrica, por produtos altamente inflamáveis e por produtos químicos.

O seu funcionamento também é feito a partir do resfriamento da base do fogo, porém, o gás carbônico normalmente não é um material que poderá ajudar o fogo proveniente de certos produtos a se proliferar.

Extintor de incêndio comprar é muito importante, além de que atualmente este produto tem se tornado altamente acessível, permitindo adquirir o modelo que melhor atenderá as necessidade do seu estabelecimento.

Estruturas físicas de combate a incêndio

O uso dos extintores é fundamental, porém existem estruturas físicas que podem ser implementadas no seu estabelecimento que ajudarão a combater incêndios.

Porta corta fogo

Já é importante ressaltar que a manutenção de porta corta fogo é essencial para que ela mantenha suas propriedades anti-chamas.

Essa porta tem esse nome pois o seu material de construção é inibidor do fogo, ou seja, uma sala que possui esse tipo de porta pode manter o fogo lá dentro, ou do lado de fora, evitando a proliferação do incêndio.

Existem muitos locais que podem ser implementadas com essas portas, porém o foco são em salas que contenham materiais inflamáveis, como gasolina e alguns tipos de óleos.

Elas também costumam estar presentes no acesso às escadas, pois é uma área em que se o fogo se proliferar ele poderá facilmente adentrar os andares abaixo e barrar a descida das pessoas.

Barra antipânico

Por conta da popularidade deste equipamento a barra antipânico preço é muito acessível, permitindo a sua aplicação aonde for necessário.

Esse material é um complemento do item abordado no tópico anterior e é recomendado para vários tipos de estabelecimentos, como:

  • Cinemas;

  • Teatros,

  • Casas de show;

  • Escolas;

  • Cartórios;

  • Faculdades;

  • Aeroportos;

  • Prédios comerciais;

  • Prédios com serviços públicos;

  • Hospitais.

Ele é obrigatório em todo tipo de estabelecimento que possa ocorrer a circulação simultânea de mais de 50 pessoas em caso de emergência.

Essa barra facilita a abertura de portas e a passagem de várias pessoas simultaneamente, principalmente de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência ou dificuldade de locomoção.

Lâmpadas led

A lâmpada t10 LED (Light Emitting Diode – Diodo emissor de luz) é muito recomendada para todo tipo de estabelecimento por ser extremamente econômica.

Para se ter uma ideia, se comparada com o modelo tradicional de lâmpadas ela tem aproveitamento energético maior que 95%, sendo que o modelo tradicional produz muito mais calor do que iluminação. Mais ainda, esse modelo gera muito menos curtos.

Assim, a lâmpada t10 tem se tornado muito acessível por estar substituindo o modelo tradicional, não só em estabelecimentos mas também em residências.

Isso porque o LED utilizado permite que a conversão de energia para luz seja feita de forma muito mais rápida, efetiva e que pelo seu formato a luz será distribuída igualmente para todos os lados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *