Projeto: manutenção e cuidados para o ambiente predial

Muitas pessoas conhecem pelo menos um individuo ou família que vive em um prédio. Isso ocorre porque os prédios cada vez são mais comuns nas cidades.

As pessoas podem viver em prédios por vários motivos que podem envolver a segurança que o local proporciona, assim como ambientes menores e mais compactos e ainda, a integração com outras pessoas e vizinhos.

No entanto, os cuidados com um prédio devem ser reforçados e supervisionados pelo síndico do local.

Esse processo de gestão, manutenção e cuidado não é uma tarefa fácil, mas deve ter uma atenção especial com o objetivo de aumentar a vida útil do imóvel e prevenir acidentes.

Projeto elétrico para o ambiente predial

Sem eletricidade é impossível realizar diversas atividades comuns ao cotidiano e que sem dúvidas, afetariam o funcionamento do prédio.

Por isso, desde a construção ocorre um planejamento em relação ao projeto eletrico residencial, visando cada apartamento, assim como o planejamento do projeto elétrico do prédio, de modo geral.

Esse projeto é elaborado por um engenheiro elétrico, levando em conta as instalações elétricas do local, sua capacidade de voltagem, assim como a distribuição de energia do local.

Nesse projeto são definidos os pontos de instalações das fiações, assim como o local da caixa de passagem, as saídas elétricas, dentre outros pontos.

Toda construção deve contar com a presença de plantas elétricas que, realmente, tem a ver com a elaboração do que será instalado.

Isso é fundamental para direcionar a construtora e a equipe sobre os pontos de instalações elétricas, visando prevenir uma sobrecarga de energia ou evitando que ocorra uma ligação dessa fiação com a tubulação.

Esse projeto, portanto, deve ser elaborado por uma equipe técnica e especializada.

Elementos de segurança predial que você precisa conhecer

Após a instalação do projeto elétrico predial, assim como a construção do imóvel, é fundamental estar atento aos seguintes detalhes: a segurança predial e alguns elementos de manutenção predial.

Não é somente construir um prédio, é cuidar, manter, proteger. Por isso, é fundamental pensar também na manutenção das instalações elétricas, verificando se não há sobrecarga em nenhum ponto, assim como também verificar a situação do quadro de distribuição.

Esse quadro tem a função de distribuir a energia elétrica para os apartamentos de forma eficiente e segura. Esse tipo de quadro é especial porque ajuda a evitar as sobrecargas elétricas e ainda contribui para proteger os circuitos elétricos.

Isso evita acidentes de sobrecargas e consequentemente, uma explosão ou princípio de incêndio. Para direcionar essa energia por meio da fiação, pensando na segurança, esses quadros apresentam disjuntores para evitar qualquer tipo de sobrecarga elétrica.

Pensando também na segurança do local não dá para esquecermos da instalação de cerca elétrica predial. Durante o processo de construção do prédio, existem os cuidados técnicos no que se refere a ter uma construção bem elaborada e firme.

No entanto, quando pronto, além dos cuidados de manutenção, pensar na segurança como um todo é fundamental. Por isso, a cerca elétrica pode ajudar inibindo a ação de bandidos e protegendo o local.

Além da instalação de cerca elétrica é possível apostar em:

  • Instalação de alarmes;
  • Portaria física ou remota;
  • Instalação de câmeras de segurança;
  • Muro com proteção e monitoramento.

Dito isto, existem outros cuidados que podem ser adotados em um prédio para sua manutenção.

Outras instalações e manutenções

Muitas pessoas tem como manutenção os cuidados com a piscina, limpeza, garagem e áreas externas aos condôminos. Porém, os cuidados referentes à manutenção vão além e podem envolver alguns aspectos técnicos, incluindo, os portões.

Para o portão do condomínio, que é um ponto de acesso ao prédio, é fundamental buscar por um portão de garagem basculante preço. Esse portão tem suporte metálico e abertura facilitada.

Ele abre de cima para baixo e apresenta um design moderno e sofisticado. Por isso, seu uso pode ser fundamental para o seu prédio, não somente pela facilidade, mas também do ponto de vista estético.

Assim como os portões precisam de manutenção e cuidado com aplicação de óleo e limpeza, os motores para portão basculante também precisam de revisão.

É fundamental estar atento aos motores, pois uma quebra poderia trazer diversos prejuízos e dores de cabeça. Por isso, aposte na instalação de motores e acima disso, sua manutenção e cuidado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *