Produtividade na construção civil garantida com planejamento

A produtividade é essencial dentro de um canteiro de obras, visando utilizar de maneira correta a mão de obra disponível, os materiais da construção civil, além de todos os maquinários e equipamentos.

Por isso, é importante desenvolver um planejamento correto sobre o projeto imobiliário. Pode ser para o setor residencial, comercial ou industrial, cada um com as características próprias e suas particularidades.

Desde a preparação do terreno e a apresentação de documentos, quando solicitados por órgãos fiscalizadores, as obras podem ser construídas em tempo adequado, seguindo as etapas de maneira correta.,

Parceria empresarial disponibiliza várias máquinas

As construtoras e incorporadoras, assim como proprietários de terrenos que investem no mercado imobiliário, precisam de serviços e máquinas especiais para a construção civil.

Para atender as normas regulamentadoras vigentes na legislação, fiscalizada por órgãos públicos e entidades de classe, os canteiros de obras precisam ser organizados e contar com uma gestão competente e um projeto aprovado em cartório.

Por isso, são formalizadas muitas parcerias empresariais, onde são disponibilizados profissionais de diferentes setores e locação de maquinas para construção civil.

A mão de obra vai desde engenheiros e arquitetos, passando por empreiteiras com ajudantes e pedreiros, até eletricistas, encanadores, marceneiros, entre tantos outros necessários.

Os equipamentos ajudam os profissionais a agilizarem diversos processos de trabalho, rendendo mais na execução das tarefas e proporcionando facilidade nas atividades do dia a dia.

Tanto que são diversas as vantagens que podem ser destacadas, entre elas:

  • Benefícios quanto a produtividade;
  • Manutenção e garantia;
  • Menor custo de investimento;
  • Variedade de máquinas e equipamentos.

Além disso, uma parceria com uma locadora de maquinas para construção civil permite o acesso a equipamentos modernos, com um valor bem abaixo quando comparado à uma compra que pode causar ociosidade a partir da finalização dos trabalhos.

Dessa forma, é importante verificar constantemente o planejamento da obra, as etapas que estão em desenvolvimento e a necessidade de cada profissional, além de equipamentos e acessórios.

Tratamento de terreno evita riscos

Um exemplo é a preparação inicial de um terreno que recebe um projeto residencial. Toda a área precisa ser preparada, desde a fundação, para que não ocorram problemas futuros, como rachaduras ou infiltração de umidade a partir do solo.

O desenvolvimento de estudos e o uso de compactador de solo pneumatico permite que toda a base do terreno esteja devidamente preparada para receber toda a estrutura superior. Das sapatas e vigas sob o solo até o telhado para cobertura.

Com isso, o piso pode ser construído seguindo as etapas de concretagem, contrapiso e acabamento final.

Decoração garante segurança e privacidade

O tempo de construção pode variar de diversas formas, por diferentes situações, como capital disponível, alterações climáticas, disponibilidade de mão de obra e material adequado para a finalização dos serviços.

Na ocupação do imóvel, outro tipo de planejamento é necessário, é a escolha dos materiais duráveis que estarão presentes por um longo período à vista.

A implementação de um carpete de placa piso, por exemplo, deve ser pensado com cuidado, vislumbrando todo o visual proporcionado por esse tipo de material em contraposição com outros elementos de decoração.

Esse material, seguindo o exemplo, proporciona conforto térmico e acústico, além de fácil manutenção e limpeza. Além disso, a aplicação de material de proteção impede que ocorram escorregões, reforçando a segurança dos moradores, principalmente crianças e idosos.

A privacidade pode ser resguardada com a colocação de cortina de quarto sob medida, cobrindo toda a área da janela. De acordo com o tecido escolhido, ajuda ainda no bloqueio da entrada de luz solar, protegendo o piso e os móveis próximos à área de abertura da esquadria.

Área externa recebe extensão para passeio

O quintal é um ambiente que pode ser aproveitado ao longo do tempo como área de lazer, com a implementação de equipamentos que permitem a recepção de amigos e familiares.

A construção de deck em torno da casa, ou mesmo de uma piscina, pode ampliar a área de passeio, permitindo ganho de espaço e beleza em toda a área externa.

O setor da construção civil permite que áreas fiquem em aberto, permitindo o avanço das obras ou uma reforma profunda, com o passar do tempo.

Basta que os projetos sejam seguidos à risca, visando a segurança dos usuários e o conforto nos ambientes internos e externos.

Assim, quanto melhor o aproveitamento de espaço, sempre dentro do bom senso e das permissões que a engenharia e a arquitetura abrangem, mais as obras residenciais, principalmente, serão valorizadas no mercado imobiliário. Tudo isso com produtividade e inteligência dentro da construção civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *