Processos necessários para a elaboração de uma obra

Uma construção envolve muitos desafios! Tudo começa desde o cliente, que possui um sonho ou uma ideia de construir algo, o contato com uma construtora, com profissionais especializados (arquiteto, engenheiro civil, mestre de obras, pedreiros, dentre outros), a compra dos materiais, as liberações municipais para execução da obra, até a construção de fato.

Este não é um processo fácil e pode levar meses até que a obra esteja como o cliente sempre sonhou.

O processo dos equipamentos necessários é trabalhoso, porém fundamental, pois é por meio deles que a equipe conseguirá trabalhar de forma eficiente, otimizando a mão de obra, custos e até o risco com acidentes de trabalho.

Equipamentos de construção

Quando o assunto é equipamento construção, existe um mundo de possibilidades. Desde a betoneira até o guindaste, por exemplo. Isso porque os equipamentos de construção facilitam a vida dos trabalhadores que estão na obra e oferecem mais precisão no trabalho que está sendo realizado.

No processo de terraplanagem, que é o primeiro a ser feito em uma construção, ocorre uma limpeza do solo do terreno e retirada da terra que está sem excesso.

Esta terra também é compactada para que o terreno fique com uma superfície regular. Se este trabalho fosse realizado manualmente, seria praticamente impossível entregar a obra no prazo acertado pela construtora e o cliente. Por isso, existe a escavadeira hidraulica.

Este equipamento é utilizado em vários setores, inclusive no agronegócio. No entanto, na construção civil, ela é fundamental neste processo de terraplanagem.

A escavadeira tem a capacidade de retirar grandes quantidades de terra de modo rápido, otimizando o tempo de limpeza do terreno.

Este é um dos equipamentos mais comuns em obras, principalmente as de grande porte e, cada vez mais, tem sido beneficiado pelo avanço tecnológico.

O operador da máquina precisa ter orientação técnica em como manusear, mas já existem máquinas que realizam o serviço sem a presença de operador.

Outro equipamento importante são as plataformas.

Estes equipamentos são utilizados principalmente em situações de altura e em locais estreitos. A plataforma geralmente tem um movimento na vertical, suporta cargas consideráveis e elevam os trabalhadores com segurança (mais ainda quando eles estão utilizando também os equipamentos de proteção individual – EPI’s).

Muitas empresas, a depender do tempo de duração da obra, acabam realizando o Aluguel de plataforma articulada. Este tipo de plataforma é um dos tipos mais utilizadas na construção civil e possui as seguintes características:

  • Versatilidade;
  •  Resistência
  •  Movimento tanto na horizontal como na vertical;
  •  Pode ser utilizada em terrenos que apresentam instabilidade em sua superfície;
  •  Facilita o andamento da obra.

Uma das principais vantagens de alugar é que os serviços com manutenção e transporte ficam por conta da empresa que alugou o equipamento.

Outro material que é utilizado na construção e é fundamental também para limpeza do terreno e para evitar multas por parte dos órgãos públicos é a Caçamba estacionária para entulho.

Isso porque uma obra produz muitos entulhos (pedras, madeira, pó) e estes materiais precisam estar dispostos corretamente, em uma caçamba. O descarte inapropriado deste material acarreta em multa para a construtora até porque este material pode ser reciclado.

O que fazer quando a construção fica pronta?

Quando a obra está pronta, chegou a hora de realizar a decoração e deixar o local com o jeitinho que o cliente deseja.

Existem vários tipos de decoração, desde as mais clássicas e suaves, até a decoração rustica, por exemplo. Este tipo de decoração é muito sofisticada e pode ser feita com a ajuda de um profissional de design de interiores.

Decoração rústica: bonita e barata!

Com madeira e couro é possível criar belos materiais superelegantes. Este é o momento de investir em criatividade! O mais legal é que é possível mesclar diferentes estilos, como uma mesa de madeira de demolição com um lustre, uma iluminação mais amarelada.

O custo-benefício também é muito vantajoso porque é possível montar alguns moveis e materiais com objetos reciclados.

Outro material é a grade para terraço. Além de deixar o ambiente mais charmoso, as grades acabam protegendo mais a residência, principalmente se os moradores tiverem filhos pequenos ou animais de estimação.

Outro material muito interessante, no caso de uma decoração rústica, é colocar uma porta ferro na sua residência.

Além de ser um material muito resistente e durável, este modelo de porta pode ser muito charmoso para uma decoração rustica. A cadeira de ferro, com rede de deitar na varanda, bancos e bancadas com tons mais amadeirados também podem ser uma ótima alternativa para quem deseja investir nesse estilo de decoração..

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *