Processos essenciais para uma construção

A construção é uma temática que envolve diversos detalhes que vão desde o processo da elaboração do projeto, edificação, compra dos materiais corretos, liberações e vistorias necessárias, chegando a locação de equipamentos para sua construção.

Essas temáticas são importantes porque influenciam diretamente em como a obra será realizada e, por isso, este artigo vai trazer detalhes sobre três desses processos. São eles o uso de materiais em especial o concreto, a locação de equipamentos e a importância de estar em dia com os órgãos públicos do seu município.

Se você tem curiosidade para descobrir mais sobre como ter uma obra tranquila e sem problemas, prossiga a leitura do artigo.

O uso do concreto na construção

O concreto, nada mais é que a mistura de cimento com areia, pedra e outros elementos que aumentem sua resistência.

Exatamente por ser considerado um material resistente, ele é utilizado na construção civil na parte da estruturação e fundamentação da residência.

A fabricação do concreto ocorre por meio do uso da betoneira, que é uma máquina que auxilia na mistura do cimento com a água e outros elementos de formação.

Diante disso, o uso desse material é de extrema importância para ajudar a garantir a qualidade da residência e sua estrutura de fundamentação.

O concreto também dá origem a alguns elementos da construção, como é o caso do bloco de concreto estrutural 19x19x39.

Isso ocorre porque o bloco 19x19x39 possui elevada densidade, além de apresentar um custo-benefício agradável ao cliente, tornando-o o modelo mais comum na obra.

Existem várias medidas de blocos disponíveis no mercado pelo fato da qualidade e dureza desse material.

Além disso, pode ser unido a vigas e outros elementos que ajudam a dar firmeza às paredes da residência ou do prédio.

Além desse modelo mais voltado à parte estrutural, existe um tipo de bloco de concreto voltado à vedação, assim como a instalação de cabeamento.

Vistorias: a importância das liberações por parte dos órgãos públicos

Para quem vai construir, não adianta apenas ter o projeto bem definido, acesso aos materiais e uma boa equipe de engenharia civil. É preciso ir além.

Assim como um veículo necessita de vistoria para mostrar as condições de circulação, se ele tem pontos a melhorar ou se precisa de reparos, existem alguns laudos e liberações que precisam ser obtidas para que a obra saia do papel. Esse é o caso do laudo de vistoria cautelar.

Quando se deseja construir, o primeiro passo é procurar pela Prefeitura do seu município, com orientação de um engenheiro civil.

Toda a orientação sobre documentações necessárias serão passadas por esses órgãos. É importante estar em dia com esses processos burocráticos para que a obra não seja paralisada ou traga riscos aos trabalhadores e futuros moradores.

A locação de equipamentos

Uma das ações mais importantes na construção civil refere-se à locação de equipamentos para a construção. Isso porque, nem sempre a construtora dispõe de todos os equipamentos que serão necessários para a obra.

Na locação, o cliente consegue escolher o material que quer, agregando tecnologia e inovação ao produto.

O mais interessante desse segmento é que diversos equipamentos, dos menores aos maiores, podem ser locados. Em muitos casos, o transporte e manutenção desses equipamentos fica por conta da empresa que realizou a locação.

A escolha de qual equipamento locar não é uma tarefa fácil, porque vai depender de alguns fatores como:

  • Tipo de empreendimento que está sendo construído;
  • A quantidade dias;
  • A periculosidade da obra;
  • Os procedimentos necessários em cada etapa;
  • Cronograma da obra.

Uma recomendação é buscar auxilio com o engenheiro civil responsável pela obra, para que ele consiga orientar sobre as melhores empresas a se fazer a locação.

Acima de tudo, ele saberá qual tipo de equipamento vai ajudar nesse momento. A locação de equipamentos é muito importante porque ela reduz o tempo da obra e torna a construção mais eficiente. Além disso, ela facilita o dia a dia dos pedreiros que estão construindo.

Vários equipamentos podem ser locados, como a própria betoneira que citamos acima, até caminhões para o transporte e deslocamento de entulho.

Outra possibilidade é o aluguel de motosserra preço, que pode ajudar em procedimentos de corte dentro da construção.

Para isso, o orçamento deve ser consultado nas empresas responsáveis pela realização da locação, verificando quais são os direitos e deveres do locatário.

Tanto o preço de aluguel de motosserra, como de outro material, vai depender do modelo do equipamento, assim como o tempo da locação.