Processos essenciais antes da entrega da casa

A casa própria é o desejo de muitas pessoas, seja comprada ou alugada, a casa representa uma conquista social, mas também é um ambiente reservado e protegido, no qual as famílias ou uma única pessoa pode relaxar, descansar, reunir amigos e familiares e criar o próprio sistema de organização, divisão, decoração e limpeza de todos os ambientes.

Um simbolo de emancipação econômica, as casas são muito valorizadas pelos seus proprietários, dessa forma as empresas responsáveis por esse tipo de construção, precisam desenvolver projetos funcionais que permitam aos moradores ambientes seguros, confortáveis e fáceis para criar e decorar.

Além disso, as casas que são compradas ainda em fase de desenvolvimento do projeto precisam ser vistoriadas e inspecionadas antes da entrega das chaves, para que tanto a empresa quanto o proprietário seja assegurado quanto as perfeitas condições de construção e uso do imóvel.

Alguns aspectos são importantes antes da finalização da obra, por isso é necessário conhece-los para que não passem despercebidos ou esquecidos.

Telhado

O telhado é uma estrutura de proteção e conservação da casa, responsável por absorver os impactos externos e repassar as demais estruturas de sustentação como as colunas e vigas, os telhados também possuem valor estético, visto que contribuem com os aspectos visuais de uma edificação.

Sendo essenciais há muito processos e acessórios que são importantes para garantir a sua sustentação segura e eficiente.

Dessa forma, além da conservação e proteção os telhados também interferem e contribuem:

  • Na arquitetura escolhida;
  • Temperatura interna dos ambientes sob sua proteção;
  • Isolamento acústico;
  • No conforto dos espaços.

Um dos acessórios é o rufo para telhado, peça moldada e fixada em determinados pontos do telhado impedindo que a água infiltre nas nas paredes e em parte das telhas.

Confeccionado com chapa metálica e fixado com pregos ou rebites, os rufos estão disponíveis no mercado em diversas versões.

Sendo que os modelos mais comuns são:

  • Pingadeira;
  • Capa;
  • Externo;
  • Interno.

O modelo pingadeira serve para desviar a água da chuva e impedir que ela escorra ao longo da parede. A capa são semelhantes as pingadeira entretanto elas escorrem as águas para os dois lados.

Já os modelos internos e externo são usados entre os pontos de encontro dos telhados e das paredes.

A sua utilização é importante, pois com o passar do tempo a água pode resultar em infiltrações, mofos e maus-cheiros nas residencias, além de interferir negativamente na estética do imóvel.

A calha complementa o trabalho dos rufos, visto que estes direcionam as águas pluviais para ela, que tem a função de armazenar e encaminhar para os ralos.

Possuindo modelos em aço galvanizado e em PVC esse acessório é muito importante sendo usado para proteção e diminuição do barulho da queda das águas do telhado ao chão.

Disponíveis em diversos modelos, o mais utilizado é a calha quadrada PVC, que é mais econômica e seu formato quadrado permite que a ecoe mais facilmente.

Para reforçar a sua proteção, prolongando a vida útil das telhas e das funções exercidas pelo telhado há alguns recursos econômicos que podem ser aplicados.

Além da proteção essas estruturas, também postergam a necessidade de manutenções nesta região. Um dos recursos é a fita aluminizada para telhado.

A fita tem como função a impermeabilização das telhas eliminando todos os danos que podem ser causados pela água, como goteiras, infiltrações e vazamentos, que danificam as estruturas e deixam o ambiente mais úmido e mofado, podendo resultar em danos à saúde e bem-estar dos moradores.

Além disso, outra vantagem proveniente da manta asfaltica aluminizada para telhado é o isolamento térmico que ela propicia, fazendo com que os ambiente fiquem com temperaturas mais agradáveis. Leves e fáceis de serem instaladas elas são um recurso indispensável.

Demais aspectos estruturais

Após a composição completa dos telhados há outros elementos e processos que são essenciais para que a construção da casa fique completa, uma dos processos é a instalação de uma caixa d água torre concreto, que são altas e fazem mais pressão, resistentes, pois são e concreto e podem ter o tamanho necessário para armazenar a quantidade correta de água necessária aos moradores.

A torre de concreto é fácil de ser instalada, pois com os avanços na tecnologia e na indústria, atualmente há modelos de concretos pré-moldados que já vêm prontos e precisam apenas serem colocados na obra, fazendo com que seja mais rápido e sustentável, pois não há muita produção de resíduos com esse processo.

Por fim, há o revestimento monolítico autonivelante que é aplicado em espaços externos da casa a fim de fornecer uma superfície com acabamento resistente, durável e estético.

Esse modelo é mais comum em áreas de garagem, pois são resistentes aos atritos mecânicos e ao peso do automóvel, entretanto, podem ser usadas de acordo com necessidade da construção e dos moradores.