A construção bem como os seus processos são aperfeiçoados com o passar do tempo, focando sempre na otimização do tempo, dos recursos e dos resultados.
Necessária em diversos momento do desenvolvimento humano e social, a construção desde as mais simples a mais complexa é composta por diversas etapas que regularizam e dão segurança a toda obra.
Para que o projeto de construção seja desenvolvido em sua totalidade é importante compreender todos os aspectos que são necessários e seus respectivos desdobramentos.
Sondagem do Solo
Responsável pela primeira etapa no processo construtivo a sondagem do solo na construção civil é um procedimento técnico pautado na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 6484 que permite a leitura e identificação de todas as características geológicas do terreno que a obra será realizada.
A sondagem é realizada por meio de dois processos, o primeiro e mais comum no Brasil é a sondagem à percussão, executado com a utilização do amostrador padrão, equipamento inserido no solo que a cada metro de profundidade atingida ele emite as informações e resistência do solo.
O outro método é a sondagem rotativa, utilizada apenas quando o terreno é composto por rochas. O equipamento que possui na ponta uma coroa de diamantes, consegue perfurar as pedras e rochas e assim como o amostrador realiza a leitura de suas camadas e características.
Baseado no resultados das sondagens é possível definir os tipos de fundição mais indicados para o solo, sem essas informações o projetista não consegue desenvolver com exatidão e segurança os cálculos das edificações bem como suas dimensões corretas.
Assim, apenas após os resultados da sondagem é possível desenvolver o projeto de construção.
Concreto
Um material muito importante para o desenvolvimento de qualquer obra, o concreto é aplicado em diversas etapas, a fim de otimizar os processos algumas máquinas e equipamentos foram criadas.
Dentre elas a central dosadora de concreto que tem como principal função dosar os materiais que são componentes do concreto e realizar a sua transferência ao caminhão betoneira.
As centrais possuem uma estrutura formada por reservatórios para águas e aditivos, balanças para cimentos e agregados, hidrômetros, silo de cimento, compressores e transportadores de correia.
Atualmente há dois modelos de dosadoras disponíveis no mercado, a central dosadora de agregados manual ou automática.
A manual possui o profissional responsável por realizar o balanceamento dos produtos conferindo a sua dosagem antes da transferência ao caminhão, esses modelos são compostos por um painel de controle com botões que são utilizados pelo operador para controlar os seguintes processos:
- Abertura e fechamento de comportas;
- Insufladores de ar;
- Bombas de água;
- Transportadores de correia;
- Vibradores.
Já a central automática, possui o painel de controle comandado por um sistema pré programado. Assim todo o processo de dosagem acontece de forma automatizada e otimizada.
Cuidados Ambientais
Assim como os demais processo produtivos realizados na sociedade, a construção precisa ser, atendendo a uma demandas social, mais sustentável e ecologicamente correta.
Dessa forma é necessário prezar por ações que tenham seus impactos minimizados antes de voltarem ao meio ambiente.
Um dos maiores problemas ambientais presentes em uma construção é a produção dos resíduos tanto sólidos quanto líquidos.
A fim de minimizar esse problema as empresas investem em produtos pré fabricados e de composição mais ecológica, além disso fazem o tratamento de agua residual antes de retorná-las ao meio ambiente.
O tratamento da água e efluentes resultante das obras são realizados em estados de tratamento de água e efluentes.
Dessa forma, é possível conservar os rios e mares do deságue e toda a população de animais, plantas e seres humanos que vivem e convivem ao seu entorno, evitando não apenas a poluição como também a contaminação e adoecimento dessas populações.
A estação de tratamento de residuos faz um trabalho composto por cinco etapas que possuem procedimentos físico-químicos ou biológicos para sua limpeza, atendendo as normas e legislações vigentes,além do índice correto de descontaminação que no Brasil é superior a 90%.
Com o processo de limpeza os resíduos são separados da água e o descarte dos resíduos de estações de tratamento de água são corretamente descartados em aterros sanitários e os que podem ser reciclados são enviados para as centrais responsáveis por esses processos.
Dessa forma as construções passam a ser realizadas contemplando todas as necessidades e exigência sociais, sendo sustentável, legal e segura.