Processos de construção e reformas residenciais

É totalmente natural que a nossa residência, prédio ou condomínio sofra com problemas estruturais por conta do desgaste das estruturas. Quando isso ocorre, é fundamental que esses locais passem por procedimentos de reformas, para que não aconteçam maiores problemas para essas armações e também para a saúde das pessoas que se movimentam nesses espaços.

Para isso, existem empresas especializadas que fazem parte dessa área de reformas e também outras que auxiliam nos procedimentos da obra.

Nesse artigo, focaremos, principalmente, nos processos de reforma de um espaço residencial, mas também abordaremos pontos importantes que estão em volta de uma construção no aspecto mais abrangente.

Apontando as principais etapas para a construção de uma residência ou de um condomínio e quais são as práticas fundamentais para que esses ambientes se mantenham fortes e seguros. Confira!

Início do planejamento

Existem diferentes formas de conseguir uma residência para morar. Entre as principais formas está a compra do imóvel ou de uma residência já montada, e também a opção de locação do imóvel.

No entanto, existe uma terceira forma, que é através da apropriação por usucapião. Essa prática ocorre quando uma pessoa ou mais já estão estabelecidas em um terreno sem que haja um contrato assinado para esse terreno.

Depois de um tempo determinado, o imóvel passa a ser seu de forma assegurada na lei.

Caso isso aconteça, e você queira modificar a estrutura desse terreno e modelar da maneira que bem entender, é preciso elaborar uma planta baixa para usucapião, que é um documento fundamental que descreve diversas etapas importantes para qualquer tipo de construção.

Atribuições importantes

Para que uma obra residencial seja efetuada, como a montagem de um prédio, de um condomínio ou de uma casa, existem etapas que devem ser seguidas a risca para que a obra seja realizada da melhor maneira possível.

Portanto, o projeto de construção deve ser elaborado pelas empresas de construção civil, abrangendo os principais pontos que englobam essa área, tais como:

  • Formação de parcerias com outras empresas;
  • Contratação dos profissionais;
  • Análise do terreno;
  • Compra dos materiais de construção;
  • Obtenção de laudos constitutivos.

A análise do terreno é uma das principais etapas construtivas, isso por que é fundamental entender quais são as propriedades do solo em que será iniciado a obra, para compreender como as estruturas devem ser posicionadas de maneira segura.

Entre as práticas de estudo do terreno e do solo estão o levantamento topográfico, que é dividido em levantamento altimétrico, levantamento planimétrico e levantamento planialtimétrico.

Dependendo das condições do terreno, por exemplo, quando o solo tem um aclive, é essencial a realização de terraplanagem terreno aclive.

Terrenos com aclive tem a estrutura do solo desniveladas, em que uma parte é mais alta que a outra. Através da terraplanagem desses terrenos se torna possível eliminar os problemas e transformando essa superfície em uma área plana e uniforme

Manutenção das estruturas

Como mencionamos, essas etapas construtivas podem ser executadas em uma obra que será iniciada do zero, mas também para a execução de reformas nas estruturas das residências e condomínios.

A exposição ao sol, chuvas e outros elementos fazem com que os materiais se desgastem ao longo do tempo, e por isso é importante renovar constantemente as estruturas para que elas se mantenham posicionadas de maneira segura.

Nas fachadas dos prédios, por exemplo, a prática de restauração de fachada predial assegura que a entrada desses espaços aumente a durabilidade da composição e não prejudique outros componentes.

Práticas como essa efetuadas nos prédios ou então nas casas, como a reforma de casa, garantem a segurança dos moradores e das pessoas que circularem por esses espaços sem que haja maiores problemas para eles.

Descarte de entulhos

Para finalizar, é essencial mencionar outra etapa fundamental dos processos de construção ou reformas prediais e residenciais.

Conforme as máquinas construtivas trabalham para montagem de estruturas ou retirada de materiais posicionados, muitos entulhos acabam sobrando e tendo que ser descartados.

Dessa forma, é indispensável que as pessoas responsáveis realizem esse descarte nos locais adequados, visto que os entulhos de uma obra se descartados de maneira imprópria podem ser prejudiciais ao meio ambiente.

Por isso, é importante que os responsáveis acionem o disk entulho, que é um serviço especializado na retirada desses entulhos de uma obra, levando-os para os locais corretos, como os aterros sanitários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *