Prédios: serviços terceirizados e outros itens

Cada vez mais, os condomínios e prédios atraem novos moradores que vão em busca de segurança e de ter um local que dispõe de várias atividades e espaços de lazer.

Os cuidados das áreas externas do ambiente predial, assim como sua manutenção, é de responsabilidade do síndico ou de uma empresa administradora de condomínio. É o síndico também que estabelece algumas normas e regras para garantir uma boa convivência entre os condôminos.

Vários serviços precisam estar presentes dentro deste ambiente predial, sendo que muitos deles podem ser terceirizados. Mas, antes disso, precisamos entender como esses serviços são indispensáveis no ambiente predial, e como é fundamental para os ambientes complexos e que necessitam de elevada manutenção preventiva.

Como exemplo, podemos citar a questão dos elevadores do ambiente predial que necessitam de verificação no seu projeto elétrico e cabeamento, além de outros pontos elétricos que necessitam de verificação.

Instalações hidráulicas e pneumáticas também precisam passar por manutenção, assim como elementos de segurança, como os extintores de incêndio. Diante deste cenário, alguns serviços são terceirizados para contribuir com a realização de atividades prediais.

Terceirização de serviços: limpeza e portaria

No ambiente predial, diversas atividades precisam ser realizadas, sobretudo, as voltadas para a portaria e limpeza. O serviço de portaria é essencial para aspectos de garantir a segurança e monitoramento do prédio.

Por meio deste serviço, profissionais qualificados ficam na portaria realizando:

  • O controle de saída e entrada de veículos e pessoas;
  • O monitoramento das câmeras de segurança;
  • O recebimento de encomendas e outros pedidos dos moradores;
  • O contato com os moradores por meio do interfone;
  • A verificação se alguém ou alguma parte do condomínio está com algum problema;
  • O agendamento para participar de atividades do prédio.

Já no caso do serviço de limpeza, é fundamental para garantir até mesmo a saúde dos moradores. Por meio de colaboradores terceirizados e treinados para a realização das atividades, os profissionais da limpeza atuam na desinfecção de áreas em comum, como é o caso de elevadores, pisos, áreas de lazer, atuando também na limpeza da piscina, do jardim e na coleta de lixo.

Para obter este serviço é importante contar com uma empresa de portaria e limpeza que atue de forma terceirizada, realizando o treinamento destes profissionais.

Com isso, o síndico e a administradora do condomínio podem ficar despreocupados em relação à qualidade do serviço oferecido. Além disso, o contato com esse serviço terceirizado é importante para que o condomínio tenha acesso aos fornecedores de equipamentos de proteção individual, como as luvas.

É importante ter o contato também do fornecedor de produtos de limpeza para realizar um orçamento que seja interessante ao condomínio, e que esteja dentro do orçamento.

Itens de segurança indispensáveis

O serviço de portaria, assim como a instalação de equipamentos de segurança como câmeras e alarmes são essenciais para garantir a segurança predial. Inclusive, existem serviços terceirizados que são responsáveis por garantir a segurança do patrimônio contando com vigilantes armados.

Sem dúvidas, o uso dos recursos tecnológicos disponíveis também contribuem para reforçar a segurança no ambiente predial. Diante disso, existem alguns dispositivos de identificação dos moradores que são utilizados para facilitar esse reconhecimento.

Como exemplo, é possível utilizar um cracha de proximidade para a abertura e fechamento dos portões do condomínio e um QR Code nos automóveis.

Alguns prédios também instalam sensores nos veículos ou adesivos de reconhecimento para facilitar essa visualização. Esses são elementos de segurança que contribuem para reforçar a proteção do ambiente, evitando que pessoas externas a este local que não tem autorização entrem no condomínio.

Além de pensar na segurança externa, é fundamental que o síndico e a administradora do condomínio se foquem também na segurança interna.

Isto representa instalar uma rede de proteção para animais nos apartamentos, inclusive, essa rede também evita a entrada de insetos que transmitem diversas doenças e contribuem para evitar quedas de crianças, sobretudo, em andares superiores. Essas telas podem ser confeccionadas em vários materiais que apresentam resistência e durabilidade.

No âmbito dos ambientes que são compartilhados, como é no caso das áreas de lazer, é possível instalar também algumas telas de proteção, proporcionando mais privacidade e evitando danos a outros espaços.

Como exemplo, podemos citar a tela para campo de futebol, que geralmente são feitas com metais, como o ferro ou arames, e que evitam a passagem da bola para fora da quadra, garantindo a segurança de quem passa ao redor.

Portanto, os investimentos na contratação de serviços terceirizados e na segurança predial são essenciais para garantir o conforto e o bem-estar de todos os moradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *