Portões e barreiras de proteção para imóveis

A importância da escolha de bons produtos para finalização de obras é fundamental em termos de segurança, tanto na parte interna quanto na parte externa de uma residência.

Materiais de boa qualidade vão garantir maior durabilidade, evitando que se gaste valores com manutenção ou troca de itens que, muitas vezes, são feitos para resistir a um grande período de tempo.

Além disso, alguns cuidados asseguram que a durabilidade de um portão ou de uma barreira de proteção sejam maiores. Por exemplo, realizar pontualmente os reparos necessários ou investir em produtos que conservem o material são fundamentais para isso.

Os diferentes tipos de materiais disponíveis no mercado oferecem modelos variados, com portões de diferentes formatos, com barreiras de proteção e designs modernos ou com uma fachada com acm estilizada, de modo que criam uma aparência única e elegante no local.

Diferentes materiais para portões

A quantidade de modelos de portão é praticamente infinita. Além de modelos pré-fabricados, é possível encomendar um projeto de acordo com o gosto do cliente.

Assim, um dos primeiros pontos a ser definido para a escolha do modelo ideal é o tipo de material que será utilizado, que pode ser:

  • Alumínio;
  • Madeira;
  • Ferro;
  • PVC (Policloreto de Vinila);
  • Aço.

Um portão de aluminio possui visualmente a mesma aparência que um portão de ferro ou de aço, porém é um material mais leve, que pode ser indicado para locais que precisam de um portão de grande dimensão, auxiliando no fechamento e abertura no caso de portão manual.

Tanto o portão de ferro quanto o portão de aço são tipos mais resistentes. É necessário estar com a pintura e manutenção sempre em dia, evitando ferrugem e corrosão provocadas por mudanças climáticas constantes.

Outro tipo muito utilizado em residências é o portão de madeira, que oferece maior beleza e estilo a um imóvel. É importante lembrar que um portão de madeira precisa receber manutenção periódica, com a aplicação de produtos específicos que aumentam sua durabilidade, tal como o verniz.

Os portões de PVC são outra alternativa para portões residenciais, que utilizam tubos do material preenchidos com concreto. É um tipo de material mais ecológico, já que é composto de materiais reciclados e vem ganhando destaque por esse motivo.

Tipos de portões

Além disso, um portão pode ser dos tipos:

  • Manual;
  • Automático;
  • De correr;
  • Basculante;
  • Pivotante.

Um portão manual só pode ser aberto com a ação humana, de modo que é um modelo cada vez menos visto, sendo substituído por modelos automáticos.

Os benefícios de um modelo automático são vários, sendo o principal deles a segurança ao chegar em um imóvel. Além disso, a comodidade oferecida é um dos pontos altos do portão automático, que é feita de maneira simples com o acionamento do portão com o uso de um controle remoto.

O portão de correr possui abertura na horizontal e é utilizado em residências que possuem uma fachada maior, já que precisa de uma parede de grande extensão para que se possa abrir o portão deslizando-o para o lado.

O portão basculante é do tipo que abre para cima, geralmente indicado para instalação em fachadas menores.

O portão pivotante é constituído de duas folhas, que são abertas horizontalmente. Mesmo que o portão seja do modelo manual, é possível realizar a automatização com a instalação de um motor em cada uma das folhas, realizando a abertura simultânea de ambas as partes e permitindo o ingresso o local.

Para saber sobre portão de garagem preço, é necessário solicitar um orçamento, que depende da escolha de materiais, de tamanhos e de modelos de portão.

Barreiras de proteção para residências

As barreiras de proteção para residência também são instaladas para cumprir diferentes funções, que vão desde o embelezamento de determinada área da casa até a segurança oferecida por esse tipo de barreira.

As sacadas, sejam de casas de apartamentos, podem ser fechadas com a instalação de uma cortina de vidro para sacada, ou também com a instalação de redes de proteção. Esse tipo de material, além de proporcionar maior elegância, também é fundamental para a proteção de crianças e animais, impedindo quedas.

Ainda em termos de segurança e de embelezamento das diferentes áreas de uma residência, tem sido cada vez mais comum a instalação de guarda corpo de vidro em escadas, em sacadas ou em áreas externas.

Assim, mais do que escolher um portão ou barreira de segurança para residências, é possível escolher modelos que embelezam o local, valorizando ainda mais o imóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *