Pisos de madeira: decoração e manutenção

A decoração é um ponto importante dentro de uma reforma ou de uma construção. E o primeiro passo para a definição de cores, estilos e outros aspectos relacionados a decoração é o uso dos revestimentos. Os revestimentos são vários, podemos citar:

  • Pisos laminados;
  • Azulejos;
  • Carpete de madeira maciço;
  • Granito e outros.

E dentre esses revestimentos, o de madeira, apesar de ser usado há muitas décadas, é um dos que mais se destaca. E não é por menos, é um material simples, elegante, sofisticado e nobre, por um motivo simples, ele vem da natureza.

O revestimento de madeira pode ser minimalista e chique, bem como rústico e bucólico, como em uma casa de campo.

Em razão de sua versatilidade e conforto, tem sido uma aposta comum em diversos projetos de casas, desde as mais modernas até as mais clássicas. Sendo usada tanto a versão assoalho de madeira preço, como outros tipos.

Pensando nos benefícios do uso da madeira, especialmente nos pisos, neste artigo, abordaremos o uso desse material, que está cada vez mais presente nas propostas de design de interiores, e que contempla móveis, paredes, tetos e assoalhos.

Como fazer a escolha do seu piso ideal?

Fazer a escolha do piso de madeira ideal é uma tarefa que pode ser desafiante. Isso acontece porque a escolha desse revestimento envolve uma série de fatores, e que não serão todos resolvidos em uma loja especializada.

Você precisa levar em consideração a durabilidade, o tipo de madeira, o seu orçamento disponível, e claro, um dos mais importantes, o estilo que você quer dar ao ambiente.

Para garantir a melhor compra, é preciso realizar muita pesquisa, bem como fazer visitas a diferentes lojas, saber do material, em que lugar será usado (pois em uma sala de estar pode ser usado um tipo, e nos quartos podem ser usados outros, por exemplo), bem como o tipo de madeira..

A seguir, falaremos dos principais de piso de madeira preço e suas características mais marcantes.

Tipos de revestimento de madeira

Há variados tipos de revestimento de madeira, como visto anteriormente, por isso, vamos falar de alguns principais, destacando o formato e os distinguindo de outros modelos.

Piso parquet de madeira

São muito comuns nas residências dos brasileiros, mais precisamente em casas e apartamentos mais antigos. Esse tipo de piso é formado por um conjunto de peças agrupadas que formam desenhos geométricos.

É um revestimento que tem um acabamento muito bonito, porém, diferentemente da instalação de piso laminado preço é mais complexo de ser instalado, sendo necessário a procura por um profissional qualificado,.

Os pedaços são colados um do lado do outro, e possuem uma junta mínima entre eles, depois é aplicado um pó de serragem para que se corrijam pequena falhas, ou então a aplicação de resinas como o sinteco.

Piso de taco

Outro piso muito bonito e que segue o mesmo estilo de instalação é o piso de taco de madeira. É um revestimento versátil e é bastante conhecido por permitir diversas paginações, sendo uma das mais famosas a escama de peixe.

O seu design é muito especial, por sua montagem ser bastante diversificada, além da escama de peixe, permite o desenho de espinha e do ziguezague.

São pisos que possuem muita qualidade e resistência, sendo necessário realizar o lixamento periodicamente, bem como a envernização. Isso garante uma cara nova ao piso.

Assoalho de madeira

O assoalho de madeira é um dos pisos mais caros dentro dos revestimentos de madeira e não é por menos, é um piso feito com material maciço retirado da natureza, e que não sofreu nenhuma alteração dentro da sua estrutura, apenas sendo moldado ao formato específico.

Por ser maciço, permite um efeito rústico que não é encontrado em outro revestimento, e é mais espesso e durável, porém, risca com mais facilidade, mas, com tratamento, esses riscos podem ser reduzidos.

Piso de madeira de demolição

É o piso de madeira feito com madeiras encontradas em demolições. Depois de coleta, é tratada, limpa e se transforma em um material resistente e sustentável. Sendo preciso, depois da aplicação, apenas a calafetação de piso de madeira.

Vimos que o piso de madeira é altamente recomendável para qualquer tipo de projeto, pois traz conforto, segurança, durabilidade e uma série de vantagens à sua decoração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *