Piso de madeira e os seus diversos modelos

Bonito, versátil e durável, o piso de madeira está entre os revestimentos mais usados para pisos de residências.

Essas características, somadas ao fato de que é possível realizar a raspagem de tacos e a aplicação de resina para mascarar danos, fazem com que ele seja muito visado tanto por profissionais de decoração quanto por leigos que estão decorando a sua casa por conta própria.

Porém, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, esses revestimentos não são todos iguais: o modelo de tacos naturais, por exemplo, tem características muito distintas dos laminado de madeira.

Além disso, há materiais alternativos e de custo mais baixo que imitam a estética desta matéria-prima, ajudando a reduzir o orçamento da obra.

Quer aprender mais a respeito disso? Então continue lendo e confira os diversos modelos de pisos de madeira disponíveis no mercado:

Piso de madeira natural

Como o próprio nome diz, esse revestimento consiste em tábuas de madeira que não passam por tratamento industrial e que são instaladas sobre o chão do imóvel, seja diretamente no concreto ou sobre um contrapiso.

Isso faz com que esse seja um dos revestimentos mais nobres que uma pessoa pode contar em seu imóvel.

Entretanto, ele também exige alguns cuidados. O primeiro deles é com o tipo de madeira, que deve ser apropriado para a confecção de pisos. Entre os tipos mais indicados, estão:

  • Ipê;

  • Jatobá;

  • Peroba;

  • Cumaru;

Por mais que o seu custo seja alto, a durabilidade também o é: o piso pode durar décadas.

Caso o revestimento dê sinais de desgaste, pode-se investir na restauração de tacos de madeira, que consiste em sua raspagem e na subsequente aplicação de uma resina restauradora.

Deste modo, ele fica com aparência de novo sem precisar apelar para a substituição.

Piso laminado de madeira

Quem tem um orçamento mais limitado, mas não quer abrir mão de contar com um revestimento do tipo em casa também tem opções. A principal delas é instalar o piso laminado Eucafloor, ou de qualquer outra marca de confiança.

Como o próprio nome diz, ele consiste em finas lâminas de madeira que passam por um tratamento industrial antes da venda, reduzindo o seu custo para o consumidor.

Apesar desta vantagem, é preciso ter em mente que tal revestimento também tem seus aspectos negativos.

O principal deles é o fato de que, como as tábuas são muito finas, elas reverberam muito ruído – o que, por sua vez, pode ser um problema para quem vive em apartamentos e tem crianças em casa.

Além disso, do mesmo modo que o modelo natural, ele jamais deve ser lavado com água: esse líquido é extremamente prejudicial para a madeira.

Carpete de madeira

O carpete de madeira também está no rol de alternativas de baixo custo para pisos. Por mais que a primeira vista ele pareça semelhante ao modelo laminado, ele tem uma diferença:

Seu interior consiste em um compensado a partir de lascas do material, unidas por uma resina para piso de madeira. Isso faz com que possam ser usados tipos de madeira menos nobres em seu interior, reduzindo os custos de produção.

Deck de madeira

Versátil, a madeira pode ser usada até mesmo para revestir o chão de áreas de quintas e piscinas: basta instalar o piso tipo deck.

Trata-se de tábuas que são tratadas especialmente para suportar as condições do tempo e da água, já que elas são instaladas do lado de fora. Graças ao excelente desempenho térmico da madeira, ela não esquenta em excesso nem mesmo nos dias de sol forte.

Piso vinílico que imita madeira

Nos últimos anos, o mercado de construção e decoração viu o crescimento de um novo material: o PVC.

Barato, versátil e customizável, esse polímero plástico tem se tornado uma alternativa para valorizar ambientes quando o orçamento de decoração não é muito generoso.

Por conta disso, os pisos vinílicos que imitam a textura da madeira têm sido cada vez mais instalados tanto em residências quanto em imóveis comerciais.

Normalmente, o que leva os proprietários de imóveis a optar por ele é o custo: o piso vinílico Durafloor preço é muito mais baixo que outros materiais.

Esta, porém, não é a única vantagem a ser oferecida por ele: esse revestimento também é durável, atóxico, tem um ótimo desempenho termoacústico e é resistente à água. Por conta disso, ele pode ser instalado nos mais diversos ambientes.