Perigo da panela de pressão

O que é? 

A panela de pressão é um utensílio doméstico muito utilizado na cozinha no preparo de muitas receitas de forma mais fácil e prática. Sendo um dos objetos que mais são comprados como presente de casamento devido a sua utilidade.

Esse objeto tão eficaz, possibilita um rápido cozimento dos alimentos devido a sua capacidade de produzir uma pressão elevada devido a evaporação da água presente na receita, fazendo com que a temperatura aumente significativamente

Esse aumento da temperatura acaba facilitando quando se precisa de alguma comida pronta rapidamente, pois com o uso desse tipo  de panela, o tempo para preparar alguma receita acaba sendo bem mais rápido.

Esse objeto também pode possuir muitos tipos de modelos e funções mais modernas e variadas, podendo ser mais complexas ou mais simples de manusear dependendo da sua função ou modelo.

Mas você deve se atentar a muitas coisas que podem acabar tornando o uso desse utensílio em algo bastante perigoso e nada benéfico.

Risco de explosão 

Esse tópico já foi usado em questões do Enem, além de ser o medo oculto de muitas pessoas que utilizam essa panela. Infelizmente esse risco é real, pois existe uma pequena chance da panela de pressão acabar explodindo de alguma forma.

Não é preciso uma grande pesquisa na internet para achar casos de acidentes envolvendo esse objeto, pois seu manuseio incorreto pode sim gerar em um risco potencial ao seu bem-estar ocasionando em um possível acidente doméstico.

Esse acidente pode ocorrer devido a muitos fatores, um dos principais é a própria pressão exercida pela panela, “mas como assim?” Você deve estar se perguntando, já que exercer pressão é a função da panela de pressão.

Para entender melhor como a pressão pode provocar uma explosão, vamos entender melhor o tópico a seguir.

A quantidade correta de ingredientes 

A quantidade correta dos alimentos pode afetar a funcionalidade da panela, podendo desgastar o material ou como dito acima, gerar uma explosão do mesmo, para isso devemos tomar cuidado na hora de administrar o que será colocado na panela.

Toda panela de pressão tem uma capacidade máxima e esse detalhe não é besteira, deve-se respeitar para que nada sério ocorra. O recomendado é que apenas dois terços da panela seja ocupada, pois o um terço que restará será para o vapor.

Quando você for realizar uma receita e colocar os alimentos no interior da panela, é normal que a água ou os líquidos ali presentes evaporem. Esse vapor é o que cria a pressão para acelerar o cozimento elevando a temperatura.

Quando a quantidade interior acaba passando do limite recomendado, acaba dando brechas para um risco potencial de explosão ou desgaste da panela, por isso é importante entendermos como manusear com responsabilidade os objetos.

A limpeza importa 

Muitas pessoas não realizam a limpeza correta da panela de pressão, às vezes pode ser devido a preguiça ou descuido, mas esse tipo de atitude deve mudar e deve-se ser feita a limpeza completa do utensílio.

Pois se deixar resquícios de alimentos ou umidade na panela de pressão, pode ocorrer o desenvolvimento de fungos e bactérias, ou acabar entupindo a válvula por onde o vapor escape durante o cozimento.

Tentar abrir a panela a força 

Outro risco muito grande é forçar a panela para abrir quando ainda possui vapor no seu interior. Como no interior da panela de pressão estar com uma grande quantidade de pressão sendo exercida ali, tentar abrir pode acarretar em um risco de explosão.

Por isso é recomendado que a abertura da panela seja feita apenas quando todo o vapor sair e a panela estiver menos quente, apenas para evitar esse risco desnecessário.

Conheça a Panela Red Silver, clicando no link

Este artigo foi produzido pelos redatores da Saude Brasil e Cuidar de Idosos