O paisagismo é conhecido como uma técnica que contribui para criação de novos espaços, por meio de uma elaboração de projeto. Essa técnica também consiste na revitalização de ambientes ou até mesmo sua substituição por outro.
O paisagismo, ainda, consegue trazer harmonia, unindo botânica, cores, aspectos da arquitetura e outros elementos que tornam o ambiente muito mais agradável e harmônico.
Muitas pessoas já ouviram falar do paisagismo e sua atuação na criação e revitalização de jardins. Mas você sabia que também é possível pensar no paisagismo para áreas externas da sua residência, em especial, na piscina? Pois bem, é sobre isso que falaremos nesse artigo.
O paisagismo para piscina: o que você precisa saber?
Ter uma piscina em sua residência é um privilégio, pois essa é uma atividade de lazer para amigos e familiares, além de promover atividades físicas que são saudáveis.
O paisagismo piscina entra em cena para tornar esse espaço ainda mais agradável e isso pode ocorrer por meio:
- Da integração de um belo jardim com a piscina;
- Instalação de luminárias modernas;
- Escolha de móveis em fibra sintética, integrando uma área de lazer;
- Integrar acessórios, como a cascata para piscina.
Com isso, o local além de ficar mais sofisticado, fica muito mais harmônico. O profissional que pode auxiliar nesse processo é o arquiteto que seja especialista em áreas externas, com decoração desses espaços.
Ter uma area de lazer com piscina envolve muitos detalhes que precisam ser vistos para agregar mais conforto, modernidade e segurança ao local.
Um deles, envolve a instalação do deck para piscina.
O deck é um tipo de piso que é instalado ao redor da piscina para facilitar o acesso das pessoas até o local e evitar quedas, já que é uma área bastante úmida.
Um dos tipos de decks mais utilizados é o deck de madeira.
Sendo um material bastante sofisticado e de fácil instalação, o deck de madeira transforma sua piscina de simples para um local muito moderno.
Ele pode ser utilizado em várias áreas externas próximas ao jardim ou na integração com a piscina e contribui para o conforto térmico.
Além disso, esse tipo de piso apresenta um custo mais acessível quando comparado com instalações de cimento. Ainda, é possível integrar essa área de lazer com piscina, deck e paisagismo com uma iluminação diferenciada.
Iluminação para piscina
Um dos aspectos interessantes ao se falar sobre como tornar a piscina mais sofisticada é por meio da iluminação para área de piscina e até mesmo da própria piscina, por meio de luminárias subaquáticas.
A energia elétrica é um fator bastante importante para o funcionamento da bomba de água que fica na piscina, assim como de outros acessórios, como a cascata.
No entanto, um elemento importante também para se pensar na iluminação tanto da parte externa, com a instalação de luminárias com lâmpadas LED (que são mais econômicas e apresentam menor emissão de calor), assim como na instalação de luminárias especiais dentro da piscina.
Essa questão será opcional, a depender do gosto do cliente.
No caso de instalar uma luminária de LED dentro da piscina, geralmente, elas são fixadas em sua parte lateral e não afetam as pessoas que estão dentro da água.
Essa instalação assim como as outras que citamos nesse artigo devem ser feitas por uma equipe técnica e especializada no segmento.
Outros elementos que não podem faltar em sua piscina
Explicamos sobre a importância de instalar um deck de madeira e como esse elemento agrega sofisticação à piscina. Porém, o deck e toda a área externa de lazer precisam de manutenção para continuar desempenhando seu papel.
Uma recomendação é aplicar no deck uma tinta impermeabilizante para madeira, que traga mais resistência ao material.
Esse tipo de tinta não permite que a água ou a umidade infiltre a madeira e traga o seu desgaste. O arquiteto pode recomendar qual é o melhor tipo de tinta para o seu deck.
Outro detalhe importante, porém, sobre a piscina é estar atento à instalação e manutenção da bomba de água. Essa bomba evita que a água fique parada e com isso malcheirosa.
No entanto, é necessário estar em cuidado constante com a aplicação de cloro na medida correta, assim como outros aspectos de limpeza que são importantes para garantir a qualidade da água da piscina.