Os elementos para uma construção civil de sucesso

Uma construção é composto por uma série de etapas que devem ser bem planejadas para que possam ser executados da melhor maneira possível.

Deste modo, uma construção tem vários objetivos, que vão desde reformas estruturais e pontuais, como aumento de um cômodo, troca de revestimento, troca de sistema elétrico e hidráulico, como a construção do zero, que vai desde o planejamento arquitetônico até outras etapas.

Assim, essas etapas tem vários elementos que devem ser conhecidos, tanto por aqueles que vão iniciar uma reforma de fachada predial como aqueles que farão modificações pessoais em sua própria casa.

Alguns desses pontos diz respeito aos procedimentos burocráticos, como os laudos técnicos, o aluguel de equipamentos e ferramentas e outros materiais.

Neste artigo, trataremos de alguns dos elementos mais usados e importantes para que o projeto seja executado da melhor maneira possível.

O aluguel de equipamentos

Planejar uma obra é fundamental para o seu sucesso, e para que o sucesso seja alcançado é preciso pensar em como diminuir custos e aumentar a qualidade. Para que isto seja possível é o uso dos equipamentos e das máquinas.

É comum que a compra de equipamentos e máquinas seja onerosa para o orçamento. Por isso, que os gestores de obras apontam para a locação de ferramentas e máquinas, do martelete 15kg, parafusadeiras, serras entre muitos outros elementos.

Esta modalidade de aquisição de equipamentos e ferramentas garantem a qualidade da obra e da execução das etapas, além do mais, trazem muitos benefícios para a gestão da obra.

Alguns desses benefícios trataremos abaixo.

1. Variedade de equipamentos

A grande vantagem das máquinas e ferramentas para a reforma predial e construções no geral é a variedade existentes, atendendo as variadas demandas.

Assim é possível encontrar:

  • Betoneiras;
  • Retroescavadeiras;
  • Ferramentas elétricas;
  • Marteletes.

E muitos outros processos. Também é possível encontrar empresas de locação especializadas em determinadas peças como escavadeiras, empilhadeiras, entre muitos outros.

2. Menor investimento

Ao optar pela locação de ferramentas e máquinas gera uma menor oneração dos orçamentos das obras. Isso acontece porque o aluguel faz com que os recursos sejam direcionados da melhor forma, fazendo com que o capital da empresa possa ser aplicado em outros setores.

Deste modo, do martelete rompedor 15kg até as betoneiras, o aluguel de equipamentos são muito importantes dentro do planejamento.

Abaixo falaremos sobre algumas questões burocráticas que são importantes para a construção e reforma, permitindo que a execução dos planos sejam eficientes.

Os laudos técnicos na construção

Além do aluguel dos equipamentos há questões burocráticas que devem ser vistas e observadas de perto. Uma das formas são os laudos técnicos. Esses laudos são documentos que ajudam as construções a terem uma assistência jurídica.

Esses laudos garantem que a obra possam acontecer de forma legal e sem que haja embargos, possibilitando que todas as etapas aconteçam de forma plena e eficiente, da produção de concreto com betoneira 120 litros, entre muitos outros.

Os laudos são feitos por profissionais certificados que usam análises técnicas e coleta de dados, podendo atestar ou não as etapas. Esse atestado é conhecido como parecer técnico.

A elaboração dos laudos se fundamental nas normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, com especial atenção nas normas como: NBR 13752, NBR 14653, além dos artigos 473 do Código de Processo Civil (CPC), entre outros.

Grande parte dos laudos são seguidos da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Os laudos são usados para uma série de objetivos como de desapropriação, avaliação dos imóveis, avaliação dos processos de renovação ou de revisão do aluguel.

Abaixo falaremos sobre dois tipos de laudos técnicos que podem ser feitos pelos laudos técnicos.

1. Laudo das reformas

Antes que a betoneira 120l entre em ação é preciso identificar se a reforma ou a construção é viável ou se é necessária. Isto é importante para saber exatamente quais são as ações e soluções de construção mais adequadas para as reformas.

2. Laudo elétrico

Os laudos elétricos funcionam para elaborar um sistema elétrico do 0 ou então uma reformulada no sistema, para trazer mais eficiência e segurança. Assim, é importante que o laudo elétrico seja elaborado.

Neste sentido entendemos que para que a construção ocorra da melhor maneira é preciso planejamento e também atenção em todos os detalhes, dos burocráticos até os operacionais com o aluguel de equipamentos e máquinas.