Organização e segurança residencial demanda planejamento

As modernidades que a tecnologia proporciona podem e devem ser empregadas em imóveis residenciais, para garantir que os moradores tenham mais conforto e segurança no dia a dia.

Muitos equipamentos são alimentados por meio da energia elétrica, e por isso, precisa de um projeto adequado para que mantenham o funcionamento durante uma falha no sistema ou queda programada para manutenção de rede.

Não é apenas na segurança que a tecnologia interfere nas mudanças que podem ser implementadas em um ambiente residencial.

Novos materiais estão à disposição em lojas especializadas da construção civil, com elementos que ajudam na composição e organização de um espaço específico.

Proteção residencial moderna e eficiente

A automação residencial é uma realidade que está à disposição para a população, tendo em vista a evolução que a tecnologia tem alcançado a cada dia que passa.

Equipamentos eletrônicos podem se comunicar entre si, permitindo diversas facilidades que antes seriam impossíveis de serem sequer imaginadas.

As chaves físicas para abertura e fechamento de uma porta ou um portão estão sendo substituídas pela instalação fechadura elétrica, com senhas exclusivas e personalizadas ou mesmo com a leitura digital da ponta dos dedos.

O acesso a um aplicativo desenvolvido para atender residências modernas, é possível verificar se todas as portas estão trancadas, mesmo à distância.

O projeto de segurança patrimonial inclui outros elementos que reforçam a proteção dos moradores e afastam pessoas mal intencionadas, como:

  • Câmeras de vigilância;
  • Alarmes sonoros;
  • Cerca elétrica;
  • Luzes de segurança.

A instalação de um sistema de alarme residencial por empresas especializadas pode estar ligado a uma central de informação remota.

Quando os profissionais de segurança percebem qualquer movimentação fora do padrão, o serviço de patrulha é acionado para verificar se está tudo em ordem.

Muito comum em condomínios residenciais, esse modelo de serviço está se expandindo para bairros municipais, em que os vizinhos se reúnem para compartilhar os custos e reforçar a segurança de todos, em conjunto com os agentes públicos.

Segurança estrutural evita incidentes naturais

Aliás, quando se trata de condomínios, todos os custos que envolvem o empreendimento imobiliário deve ser discutido em reunião de moradores, com a presença do síndico, para garantir que toda a estrutura está adequada.

Como muitos equipamentos de segurança dependem do abastecimento de energia elétrica, é preciso verificar se o laudo de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) está atualizado e dentro do padrão exigido pela norma regulamentadora.

Popularmente conhecido como para-raios, esse equipamento de segurança patrimonial direciona as descargas elétricas formadas de forma natural e que partem de nuvens, são direcionadas para o solo.

Dessa forma, a sobrecarga de energia é neutralizada e não interfere nas instalações elétricas residenciais, protegendo os equipamentos eletrônicos ligados às tomadas. A segurança dos moradores também é reforçada, pois os raios são direcionados para pontos específicos.

Acabamento dispensa serviço de pintura

A interferência positiva da tecnologia alcançou os materiais de acabamento voltados para as construções civis.

Com uma tendência cada vez maior sendo empregada em ambientes residenciais, o revestimento 3D textura possui superfícies produzidas em larga escala e que podem ser encontradas em diversos empreendimentos imobiliários.

As empresas trabalham com diferentes materiais para a produção desse material, investindo em máquinas que permitem a personalização das texturas que são aplicadas na superfície.

Assim, muitos modelos são encontrados com exclusividade apenas em uma casa ou um apartamento. Esse modelo de acabamento não se resume apenas a ambientes internos.

Utilizando um material resistente e lavável, é possível encontrar revestimento fachada textura empregando beleza e estilo nas áreas externas residenciais.

Organização de pastas e documentos profissionais

Quando a segurança e a decoração de uma residência estão devidamente instalados, é preciso organizar os espaços para que os moradores possam se encontrar nas atividades diárias.

Como muitas pessoas passaram a trabalhar a partir de casa, é comum encontrar ambientes dedicados que funcionam como escritório ou sala de estudo e pesquisa onde é possível encontrar:

  • Escrivaninha;
  • Estante de livros;
  • Computadores e periféricos;
  • Pastas e documentos.

A inclusão de um armário suspenso escritório permite guardar objetos que precisam ser armazenados por um período. Em todos os casos, a organização do espaço é imprescindível para que os trabalhos possam ser realizados de forma eficiente.

Por fim, é importante lembrar que é possível empregar uma personalidade única em um cômodo da casa ou apartamento. Com a ajuda de um profissional que atua na área da decoração, esse tipo de trabalho fica mais fácil e permite um planejamento adequado de organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *