Organização de canteiro de obras é primordial para segurança

Um canteiro de obras é formado pela presença de diversos elementos, sejam eles materiais da construção civil que serão utilizados ao longo do tempo, máquinas, ferramentas e equipamentos necessários, e mesmo todos os profissionais que atuam no setor.

A presença de um gerente de obra é fundamental para manter a organização e seguir um planejamento apropriado, conforme o desenvolvimento do projeto.

O arranjo dos materiais e dos equipamentos pode ser estabelecido em um galpão, facilitando o acesso quando forem utilizados.

Os profissionais que atuam em uma obra precisam acompanhar uma programação específica, pois cada etapa necessita de mão de obra especializada.

Logo, um operador de retroescavadeira pode ser dispensado após o nivelamento do terreno, enquanto o pintor deve ser contratado nos períodos finais.

A organização do canteiro de obras promove maior eficiência dos trabalhadores, direcionamento correto para as tarefas a serem executadas, do início dos trabalho até a limpeza final, para que o descarte de resíduos sólidos da construção civil seja encaminhado para local adequado.

Além disso, é possível observar:

  • Prevenção de acidentes;
  • Promoção de segurança laboral;
  • Diminuição da poluição ambiental.
  • Adequação no planejamento organizacional;

Os métodos adotados para a organização do ambiente de trabalho devem ser apresentados para toda a equipe.

Também devem ser lembrados a todo instante, pois é preciso informar os novos trabalhadores, conforme as etapas são concluídas e novos profissionais chegam ao local.

Retorno financeiro com planejamento adequado

Todo cuidado tomado por parte de construtoras e incorporadoras é reflexo do investimento no desenvolvimento urbano proporcionado pela própria população.

O custo de uma calha de tomadas para rack utilizada em um canteiro de obras deve ser levado em consideração para o orçamento final.

O mesmo vale para proprietários que investem parte do orçamento doméstico ou economias juntadas ao longo do tempo em projetos imobiliários.

Todo o capital disponibilizado deve apresentar um retorno financeiro em algum momento, mesmo que seja a valorização junto ao mercado de imóveis.

Tendo a organização como meta ao longo de todo o trabalho, é possível ter uma geração de renda empregando o teste de recuperabilidade, colocando o imóvel à venda ou mesmo para locação em uma imobiliária.

Por isso, os custos devem ser tão organizados quanto o canteiro de obras, determinando o melhor aproveitamento de material e empregando os profissionais corretos para cada área específica de atuação.

Terceirização viável em situações diversas

A disposição de máquinas e equipamentos em um canteiro de obras deve ser pensada na segurança e na facilidade de acesso.

Da mesma forma os materiais que são utilizados, desde o básico como areia, cimento e pedra, até aqueles que são utilizados apenas no acabamento, como calhas e rufos.

Por isso, muitas construtoras adotam o aluguel de container para obra como forma de determinar os locais em que os materiais ficarão disponíveis, assim como as máquinas e ferramentas necessárias ao longo do desenvolvimento do projeto.

Muitos canteiros de obras contam com a presença constante dos profissionais, quando a obra possui um cronograma apertado e os trabalhos acontecem dia e noite.

Para manter a integridade física dos profissionais, com área de descanso apropriado, as construtoras alugam container para obras com banheiro, adequando o espaço para o conforto dos usuários.

Movimentação de carga agiliza processos

Muitos veículos são específicos para o uso dentro de um canteiro de obras. A movimentação de máquinas pesadas e materiais da construção dependem desde carrinhos de mão até guindastes, dependendo do tamanho da obra que está sendo preparada.

Projetos de grande extensão contam com uma esteira transportadora inclusive entre pisos, com uma característica elevatória para encaminhamento de ferramentas e materiais para partes superiores da construção.

Os serviços executados em conformidade com a disponibilidade de equipamentos e ferramentas adequadas, além do emprego de mão de obra técnica e capacitada, impede o atraso nos trabalhos.

A organização apropriada e constante, além da oferta de equipamentos de proteção individual e coletiva diminui qualquer risco de acidente e garante um ambiente apropriado para os trabalhadores.

Para serviços realizados nas alturas, a locação de munck americana é necessária, pois ela permite a elevação de materiais muito pesados, principalmente, quando se trata de prédios e edifícios. A verticalização dos centros urbanos é inevitável esse veículos já fazem parte do cenário da construção civil.

Todo o investimento por parte das construtoras e incorporadoras é revertido em lucro, permitindo o desenvolvimento econômico local e incentivo à contratação de profissionais.

A movimentação junto ao comércio local também é positiva, revelando a importância da construção civil para toda a sociedade.