Onde é mais utilizado o isopor?

O poliestireno (ou isopor) é um polímero sintético formado por fragmentos menores, chamados de monômeros de estireno, um composto derivado dos processos da indústria química.

Usualmente é empregado em sua forma branca, quebradiça e dura, mas pode ser espumado ou rígido. Por suas características, é frequentemente empregado como barreira contra o vapor de água e o oxigênio.

O poliestireno é um dos plásticos mais usados no mundo, sendo que sua produção equivale a milhões de toneladas todos os anos.

É muito comum encontrar Embalagem de isopor para alimentos, por exemplo, uma vez que é possível realizar o controle de temperatura: por seu baixo coeficiente de condutibilidade térmica, é um ótimo isolante, o que ajuda a conservar os alimentos.

Além disso, sua composição não permite o desenvolvimento de bactérias e microorganismos, garantindo a preservação do material contido no interior das embalagens. Sobre isso, falaremos mais adiante.

É um material facilmente moldado, que admite coloração e é muito leve. Por isso, sua aplicação é muito versátil: de um forro empregado no teto de residências, o isopor é encontrado em várias formas no nosso dia a dia.

O artesanato, por exemplo, utiliza muito esse material. Com placas e uma boa cola para isopor, é possível criar os mais diversos produtos, de grande leveza e flexibilidade.

Ainda, existe a Caixa de isopor, utilizada como embalagem ou meios de transporte para vários produtos

O uso de isopor para embalagem

Como dito anteriormente, um dos empregos mais frequentes do isopor é em embalagens diversas, seja na indústria alimentícia, farmacêutica, química e entre outras.

O isopor para embalagem assegura a manutenção da qualidade dos produtos, uma vez que possui a característica de ser um isolante térmico, não permitindo alterações de temperatura que podem comprometer a qualidade desses produtos.

Para esse fim, o material é moldado na forma de Placa de isopor, e as embalagens podem ser confeccionadas em várias dimensões com o auxílio de uma Cola para isopor.

O poliestireno é um material completamente reciclável, sendo que a matéria-prima a partir do qual é feito pode passar pelos procedimentos de reutilização muitas vezes, sendo assim, nada nocivo ao meio ambiente.

A sua fabricação também possui baixo impacto ao meio ambiente, com o emprego menor de recursos naturais se comparado à fabricação de outros materiais feitos para embalagens de alimentos, como é o caso do alumínio ou plásticos mais duros.

Vale lembrar ainda, que como vantagem do emprego de Isopor para embalagem, esse material é completamente atóxico, ou seja, não contamina o solo, o ar ou a água, bem como os alimentos e outros produtos que armazena.

O forro de teto feito de isopor

Outra aplicação usual do isopor, ou poliestireno expandido, como também é conhecido, é em lajes e tetos de diversas construções. O forro de isopor para teto é muito leve, uma vez que a maior parte de sua composição é ar.

Tem uma instalação muito simples, e um ótimo desempenho de isolamento térmico e acústico, garantindo maior conforto ao ambiente em que é aplicado. Como dito anteriormente, é muito resistente à ação bacteriana, bem como de fungos e outros insetos.

Possui a vantagem de ser bem mais barato, com preço mais acessível do que outras opções disponíveis no mercado, como o forro de gesso ou de madeira.

Por suas características, é indicado para utilização em grandes escritórios, ambientes industriais e no comércio, mas também pode ser instalado em residências (como vemos, por exemplo, em sótãos, lavanderias e closets).

O Forro de isopor para teto é feito em grandes placas desse material, que são instaladas em armações feitas de aço, lado a lado, e, posteriormente, fixadas entre si, em bases lateralmente posicionadas.

Essas placas não são fixas, ou seja: sempre que é necessário ter acesso à parte superior do teto para realização de vistorias, mudanças na fiação ou reparos no geral, é possível retirá-las e colocá-las novamente no ambiente.

Assim, o forro de isopor permite mudanças no layout do ambiente com grande facilidade.

Para aplicar um projeto de iluminação em um forro desse tipo, é importante procurar lojas especializadas na venda de luminárias e lâmpadas, que são feitas, especialmente, para uso nesse tipo de forro.

Elas possuem vários padrões de design e são embutidas diretamente no isopor – em alguns casos esse procedimento é feito após a instalação das placas de isopor.

A manutenção desse material é muito mais acessível do que de forros de gesso ou madeira, por exemplo, uma vez que não necessita da aplicação de vernizes, impermeabilizantes ou tintas especializadas.

Vale dizer, apesar disso, que é fundamental fazer a vistoria periódica das instalações elétricas acima do forro para prevenir ou corrigir infiltrações e outros problemas técnicos.