O que é necessário para a construção de poços artesianos?

O Poço artesiano funciona de forma que as águas fluem naturalmente do solo para o interior dos canos, sem a necessidade de um sistema de bombeamento ou qualquer outro dispositivo que realize essa função.

Este tipo de poço conta apenas com a pressão exercida pela água para sua subida até a superfície, onde o controle da saída dessa água é feito por um dispositivo tubular específico.

Normalmente possui uma profundidade de perfuração superior a outros modelos de poço e, por isso, suas águas possuem níveis de pureza maiores, excluída, dessa forma, a necessidade de tratamento para consumo.

Uma diferença entre o poço artesiano e semi artesiano é que, o segundo precisa de uma bomba para que a água possa jorrar, enquanto o primeiro dispensa esse mecanismo, mesmo que as construções de ambos sejam feitas de maneira similar.

É possível realizar uma perfuração caseira de poço artesiano, desde que sejam observados alguns aspectos.

O que é necessário para construção de um poço artesiano residencial?

A perfuração de poço artesiano é um procedimento que exige autorização e a observância de normas técnicas específicas, como a NBR 12212 estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O procedimento deve ser feito, necessariamente, por engenheiros devidamente cadastrados no Conselho Regional de

Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), que contarão com o auxílio de especialistas como geólogos.

A Perfuração de poço artesiano será seguida pelo revestimento do seu interior por aço, a fim de garantir que o mesmo não desmorone ou seja vítima de contaminações por agentes externos.

Depois, o poço será submetido a ação de um compressor, que retira de seu interior as impurezas. Então, a cimentação e a laje de proteção sanitária garantirão um isolamento maior do material.

Através da coleta de uma amostra de água, é procedido um teste de vazão e, após essa Perfuração de poço artesiano profundo, os filtros e os pré-filtros são instalados para assegurar a total qualidade da água.

O filtro para poço artesiano

O filtro para poço artesiano é um dispositivo utilizado para garantir a pureza da água e mantê-la sempre própria para utilização humana.

Isso porque, muitas vezes é necessário operar uma melhoria nas características físico-químicas da água proveniente do subterrâneo, através da correção de elementos como:

  • Retirada de gases;
  • Retirada de sólidos estranhos;
  • Correção da turbidez;
  • Correção do excesso de manganês e ferro.

A fim de tornar a água ainda mais pura e de característica cristalina, muitos modelos de Filtro para poço artesiano realizam, ainda, o ajuste da dureza e do Ph da água.

Vários compostos podem ser utilizados como elementos filtradores dentro dos poços, como é o caso do carvão ativado, do cartucho ou da areia, a depender do local e das necessidades para as quais o poço foi instalado.

Vale dizer que a maior parte dos modelos criados para filtrar e tratar a água do poço artesiano possui uma instalação muito simples, mas, mesmo assim, é necessário que se conte com o auxílio técnico de um profissional capacitado.

A limpeza e a manutenção também são feitas de maneira muito simples, através da retrolavagem dos filtros, o que deve ser feito, preferencialmente a cada trinta dias.

Algumas exigências são feitas, quando se pensa na construção de um Poço artesiano para água potável. Seu funcionamento garante uma água com alto nível de pureza e, portanto, com grande custo-benefício.