O que é necessário em condomínios residenciais?

Os prédios residenciais, para terem segurança, investem em uma série de componentes como a montagem de quadro de distribuição, que garantem a segurança dos sistemas elétricos, evitando curtos circuitos. Assim, cada condomínio adota pontos específicos para que a segurança seja garantida a todos.

Neste artigo abordaremos os mais diversos aspectos que os condomínios adotam para manter a segurança e manter a qualidade de todos os serviços, seja a composição de uma área de lazer ou nas instalações de segurança e comodidade, como a colocação de portas de enrolar na garagem para uma melhor gestão desses componentes.

Isso porque compreender esses aspectos é fundamental para identificar a necessidade de uma boa gestão e garantir a qualidade de vida dos seus moradores.

O cabeamento estruturado e segurança elétrica

Os prédios agregam diversos apartamentos e, para que a infraestrutura seja eficiente, com os sistemas hidráulicos ou elétricos, é necessário planejamento adequado e o uso de sistemas adequados de instalação.

Uma delas é o cabeamento estruturado, aplicado nos sistemas elétricos. Estes sistemas são elaboradas por empresa de cabeamento estruturado. Essas empresas ajudam na distribuição dos cabos de um ponto central até as tomadas dos cômodos da sua casa.

Isto é importante, principalmente por conta dos diferentes tipos de equipamentos que são usados nas residências. Entre as estruturas estão:

  • Computadores;
  • Home theater;
  • Sistemas de som;
  • Climatização;
  • Iluminação.

Caso um prédio residencial não tenha um cabeamento estruturado, pode ocorrer diversos problemas como cabeamentos telefônicos não tão bem feitos e capacidade de transmissão de dados baixa, afetando a velocidade da internet.

A falta do cabeamento estruturado também inviabiliza a conexão simultânea com vários equipamentos, causando problemas com o instalador de câmeras e trazendo risco para todos.

O cabeamento estruturado permite a organização dos fios, simplicidade na instalação, flexibilidade no tráfego de dados e a definição de um único ponto de acesso.

A segurança nos condomínios

Além dos cuidados com a infraestrutura do cabeamento estruturado, é preciso prestar atenção na segurança externa e interna dos condomínios. Isto acontece porque o aumento da violência nas cidades vêm aumentando e a população procura alternativas para viver segura.

Deste modo, são variados os aspectos que garantem a segurança dos prédios e condomínios, como o uso de câmeras e motor para porta de aço, que evitam que a garagem fique muito tempo aberta e que invasões ocorram.

Abaixo falaremos sobre alguns pontos importantes para garantir a segurança nos prédios residenciais.

1. Tenha profissionais qualificados

A segurança dos condomínios precisam ser suportados por uma equipe de profissionais qualificados. Neste sentido, é de grande importância que os profissionais tenham bom currículo e ótimas referências.

Alguns profissionais que são necessários para ajudar na segurança dos condomínios são os porteiros, zeladores e seguranças.

Para que estes profissionais exerçam sua profissão com qualidade, é importante que a gestão dos condomínios ofereça treinamentos com os procedimentos de segurança necessários.

2. Use equipamentos eletrônicos de segurança

Para que a segurança possa ser feita com qualidade e efetividade, é necessário utilizar a tecnologia a favor da segurança.

Para isso, é preciso recorrer ao uso de equipamentos eletrônicos de segurança. Existem muitos equipamentos que podem ser utilizados, como sistemas de alarmes integrados, centrais de atendimento, sensores, mecanismos automáticos e sistemas de monitoramento 24 horas.

O investimento nestes equipamentos agrega valor ao condomínio, assim como o uso de coletor de pó para marcenaria garante a boa segurança dos processos.

3. Controle de entrada de pessoas

Um dos pontos mais importantes para a segurança dos condomínios e prédios residenciais é o controle da entrada de visitantes e serviços gerais, como de entregas, e de serviços de manutenções gerais. Por isso, é importante que todas essas pessoas passem pelo crivo da guarita, com sistemas de identificação.

No sentido de prestadores de serviços como fiscalizadores, entregadores e instaladores, os moradores precisam avisar os vigilantes e os controladores de acesso, para que a identificação seja feita quando o profissional chegar.

Outro fator fundamental para o controle de pessoas é o serviço dos vigilantes e porteiros. Estes profissionais precisam ser altamente qualificados e agir com discrição se verificarem alterações e tentativas de invasão, ou em intervenções – quando necessário – atuando junto ao controle de entrada de pessoas.

Com todos esses aspectos é possível ter um condomínio residencial com muita segurança e com a garantia de bem-estar e qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *