O processo de impermeabilização em construções

A realização de construções e reformas é uma atividade muito comum na rotina das empresas e dos funcionários que atuam no ramo da construção civil, que trabalham elaborando projetos de obras e reformas para cuidar de algumas estruturas que estejam precisando de manutenção.

Engenheiros, arquitetos e mestres de obra responsáveis pelos serviços conseguem executar os projetos que elaboram, com máquinas e equipamentos de qualidade, além dos conhecimentos e técnicas da área.

Formas de organização para uma construção

Antes de iniciar qualquer serviço relacionado às construções ou reformas, é muito importante conversar com profissionais com experiência, pois, essas pessoas podem te ajudar, mostrando os melhores materiais e técnicas que agregam valor e funcionalidade da obra.

Indicar empresas e estabelecimentos especializados em materiais de construção, que possuem diversas opções de produtos, com um preço acessível é uma ótima maneira de conseguir realizar uma obra, economizando e atingindo os resultados desejados.

Durante a elaboração da parte estrutural e criação dos espaços, os responsáveis pelo serviço utilizam fundações, vigas, colunas, tijolos e blocos que ajudam a criar uma estrutura forte, resistente e que evita desmoronamentos do imóvel.

Usar o bloco de concreto estrutural, material que é fabricado através de uma mistura de água, cimento e outros elementos agregados que, juntos, conseguem dar forma ao bloco.

Esse tipo de material é usado como o alicerce da obra, ajudando no projeto, pois, proporciona suporte de pesos durante a construção.

Areia e pedriscos são os agregados mais usados no momento de mistura, que depois passam por um processo de prensagem e depois a cura, para retirar a umidade do bloco para aumentar a sua resistência.

Na alvenaria, o bloco de concreto estrutural, quando utilizado, evita o uso de vigas ou pilares, ajudando a economizar no custo de materiais para a obra.

As vantagens deste bloco são: excelente resistência, maior produtividade para a construção ou reforma, ótimo isolamento acústico, dimensões impecáveis, variedade de formas e tamanhos, aplicação direta de revestimento e entre outros ganhos.

Processos de impermeabilização

As técnicas de impermeabilização são muito importantes para ajudar nos cuidados com a estrutura, porque, com o tempo e alguns fatores ou variações climáticas podem causar desgastes e problemas com infiltrações, prejudicando a vida das pessoas.

Para que isso não aconteça, investir tempo e procurar referências sobre produtos impermeabilizantes é uma forma de cuidar da estrutura.

O uso de impermeabilizante ajuda a evitar a entrada de água, bactérias e fungos. O produto pode ser encontrado nas seguintes versões:

  • Argamassa polimérica;
  • Aditivos hidrófugos;
  • Aditivos cristalizantes;
  • Resina epóxi.

Poliureia, emulsão acrílica, manta asfáltica, solução 100% silicone e poliéster flexível são algumas das opções que o mercado oferece ao consumidor.

Um serviço muito importante em uma obra é a pintura, que promove um design diferente aos ambientes, a tinta protege os substratos da parede, ajuda na higienização, oferece um bom isolamento térmico e oferece uma sensação de luminosidade ajudando a reduzir o gasto na conta de luz.

No ramo industrial o serviço de jateamento e pintura são métodos utilizados para evitar problemas de corrosão e desgaste.

O jateamento é o serviço que consiste no tratamento das superfícies, impulsionando um fluxo de materiais abrasivos em uma alta velocidade, erodindo as superfícies. Este serviço é feito com ar comprimido ou água como meio propulsor.

Já a pintura industrial é a técnica que aplica várias camadas de tinta com uma pistola. Esse método transforma superfície em anticorrosiva e ajuda a economizar com serviços de manutenção e problemas com a sua estrutura.

Nos pisos, estrutura onde as pessoas circulam várias vezes ao dia, é muito importante realizar serviços de impermeabilização ou polimento para cuidar do material do piso e conquistar durabilidade por um bom tempo.

O polimento de piso de concreto é uma técnica muito procurada para obter qualidade e restaurar as características do piso.

Os benefícios do polimento de piso de concreto são a facilidade na limpeza, renova a estrutura, dispensa o uso de cera, elimina a proliferação de sujeira, além da durabilidade, pois, o revestimento em concreto é um dos mais duráveis do setor de construção.

Dessa forma, pesquisar dicas e informações sobre materiais e impermeabilizantes que podem ser usados no seu projeto de construção ou reforma, é uma maneira de realizar a obra, atendendo as necessidades do cliente com sucesso.