O concreto e as ferramentas presentes para corte

O Disco de corte é basicamente um acessório utilizado em diversos segmentos juntamente com as ferramentas de corte.

Atualmente, pode-se encontrar diferentes modelos de discos de corte que podem ser acoplados em equipamentos conforme o material que será trabalhado. Para se ter uma ideia, pode-se encontrar o modelo específico para cada tipo de trabalho, podendo variar em madeira, pisos, cerâmicas, metal, corte de concreto ou plástico.

A ferramenta é utilizada para corte de peças, sendo elas em formatos de perfis, barras, placas, entre outros. Ela é utilizada, de modo geral, nas etapas iniciais dos processos.

Nesse caso, elas devem ser aplicados em um ângulo de 90º, perpendicular à peça que deve ser cortada durante seu manuseamento.

Os discos de corte pertencem a família dos abrasivos rígidos e são construídos por meio de grãos abrasivos, resinas e telas de fibra de vibro aglomerados.

O disco de corte diamantado liso, por exemplo, é ideal para cortes mais precisos e é um modelo que possui alta resistência e competência para atuar em diversos materiais. Entretanto, vale lembrar que existem diferentes modelos de discos de corte diamantados.

Os Discos de Corte Diamantados Segmentados contam com uma espécie de “serra” que são separados por cisões, sendo o modelo ideal para corte em alvenaria e pedras como granito e mármore.

O modelo é um anel contínuo, que não possui cisões e é comumente indicado para trabalhos em porcelanato, ardósia, azulejos e pisos cerâmicos.

O modelo realiza o corte por meio de desbaste linear provocado pelas chamadas “bandas de corte”, que consistem em pequenos grãos de diamante fixados no disco por meio de uma liga metálica.

Os discos de corte que possuem “garras” contínuas, por sua vez, são utilizados em materiais como porcelanatos e azulejos, assim como o modelo anterior.

A diferença entre eles é que o segundo oferece uma superfície plana e contínua, que tende a impedir que o material cortado apresente irregularidades.

Este modelo é comumente indicado para uso em materiais brutos que não necessitam de precisão e qualidade de acabamento como no caso do tijolo, reboco, refratários, concreto e basalto.

Além disso, ele confere menos atrito no corte por possuir “gargantas” que atenuam o contínuo contato com o material, o que auxilia também na refrigeração da peça.

disco diamantado e segmentado podem ser classificados em quatro categorias, sendo elas:

  • Segmentados para concreto;
  • Segmentados para asfalto;
  • Segmentados multiuso;
  • Segmentados para mármore e granito.

Os discos de corte turbo, por sua vez, são utilizados em concretos, rebocos, tijolos e outros materiais que não precisam de um perfeito acabamento.

Isso porque o modelo junta a estabilidade presente na banda lisa, velocidade e a refrigeração que a banda segmentada possui. É possível ainda encontrar disponível no mercado da área modelos específicos para porcelanatos.

As vantagens em alugar equipamentos

Possuir as ferramentas adequadas é imprescindível para que um bom trabalho seja realizado.

Entretanto, para tal se faz necessário um alto investimento, assim como é fundamental que se avalie os custos de manutenção de tais aparelhos, seu armazenamento e depreciação.

A maquina de cortar concreto aluguel, e outras diversas ferramentas e equipamentos, tem se tornado tendência no mercado, já que optar pela locação de dispositivos voltados à construção civil tem apresentado inúmeros benefícios aos clientes, tais como:

  • Aumento da produtividade;
  • Manutenção especializada;
  • Assessoria técnica;
  • Redução de riscos na compra de maquinários;
  • Redução de custos.

O disco de corte para concreto makita é basicamente um disco circular diamantado que possui uma liga contínua e lisa.

Apesar de muito parecidos, os modelos possuem pequenas diferenças, como cortar concreto com makita liso que possui cortes mais contínuos e com acabamento mais detalhado, embora mais lento.

Por possuir um espaço entre seus “dentes”, o disco para cortar concreto makita segmentado é capaz de aumentar a refrigeração com uma alta velocidade de corte. Todavia, é importante lembrar que seus cortes não são tão lisos.

O que é concretagem?

A expressão simplifica uma mistura que é realizada por empresas consideradas prestadoras de serviços de concretagem ou concreteira, como são popularmente conhecidas.

A mistura produzida por elas é feita por meio de aplicações de dosagens específicas de diversos componentes, sendo eles – em sua maioria – cimento, pedra, água, areia e outros que possam se fazer necessários.

Essa dosagem é feita conforme as normas técnicas da ABNT e de acordo com cada uma das especificações da obra.