Novidades na construção civil

O crescimento da área de engenharia civil se deve a vários fatores. No Brasil das últimas décadas tal progresso teve a ver com planos de governo e especialmente com o aumento do poder aquisitivo de classes sociais anteriormente tidas como desfavorecidas, como é o caso das classes C e D.

Com o aquecimento do setor ocorrem também uma maior variedade de produtos e serviços ofertados. Um nicho da engenharia civil que sempre tende a estar aquecido é o da segurança, no que diz respeito a dispositivos como grades de ferro ou de aço, portão de ferro e telas de contenção, entre outros.

Outro nicho crescente pode ser referido por meio de um dispositivo misto como um toldo cortina. Esse tipo de toldo remete a um modelo que é instalado no teto de uma área externa. Quando armado, isto é, quando abaixado para uso, ele tende a proteger o ambiente contra intempéries indesejáveis como a precipitação de chuvas e ventos. Ou seja, ele faz o papel de uma cortina.

Diz-se que se trata de um dispositivo misto pois ele tem seu aspecto de mecanismo de segurança e junto reflete uma tendência que cresceu na esteira do progresso da engenharia civil: o das casas de campo, veraneio ou descanso em geral. Adiante, esse nicho de mercado de lazer será explorado em mais detalhes.

Piscinas e momentos de lazer

Talvez não haja nada mais ilustrativo do crescimento do setor de lazer do que a crescente busca por artigos relacionados de algum modo às piscinas, ôfuros, churrasqueiras e afins.

Outro fator que faz aumentar a busca por lazer é o estresse e o desgaste emocional que as cidades grandes costumam causar aos seus moradores.

Seja em época de férias, seja no caso dos proprietários de casas de campo, a piscina acaba se tornando uma das maiores atrações quando o assunto é passar momentos especiais com os familiares e amigos.

Quando esse já é um hábito da pessoa, o próximo passo é buscar dispositivos e tecnologias que possam melhorar essa experiência.

aquecedor de piscina sodramar reflete bem essa tendência. Trata-se de um dispositivo que mantém a água sempre na temperatura desejada pelos usuários.

O aquecimento é importante não apenas em situação de inverno, pois até mesmo no verão a água da piscina pode acabar se tornando mais gelada do que o desejado.

Seguem abaixo as temperaturas ideias para uma piscina conforme o tipo de uso que será feito:

  • Piscina para bebês ou aprendizado: 32º;
  • Piscina para uso recreativo: 27º;
  • Piscina para usos terapêuticos: 34º;
  • Piscina para competições: 28º.

Maneiras de unir segurança e beleza arquitetônica

Outro recurso que enriquece bastante a experiência de lazer em ambientes como os das piscinas e dos spas em geral é o da aplicação do devido piso ao ambiente de lazer.

O revestimento mais indicado pelos especialistas é o de tipo deck piscina estrutural. Trata-se de tábuas que podem ser cunhadas em vários tipos de madeira e que revestem o chão do local.

O deck exerce uma série de funções no conjunto do espaço. Primeiro, o papel de aumento da segurança dos usuários, uma vez que estes sempre estarão em momentos descontraídos, com pés molhados e por isso sob risco de quedas.

Ademais, os decks se tornam um forte elemento arquitetônico, que tende a agregar bastante no tocante ao design do local.

Neste caso, alguns cuidados devem ser tomados, como:

  • Instalação elevada: sem contato direto com o solo, evita-se umidade;
  • Escolha da madeira: o devido material também evitará apodrecimento;
  • Manutenção corretiva: havendo lascas e quebras, trocar a tábua;
  • Manutenção preventiva: a limpeza deve ser feita devidamente.

Enriquecendo o ambiente: telhas e coberturas

Outro exemplo de escolha arquitetônica que enriquece bastante o espaço de lazer é a dos telhados e coberturas. Como os espaços voltados para cobertura de churrasqueiras, ôfuros e piscinas geralmente são destacados da edificação principal, eles permitem um estilo arquitetônico diferenciado daquele que predomina sobre a residência.

Telhas esmaltadas são um exemplo de escolha diferenciada. Outro exemplo é o da cobertura em vidro. Neste segundo caso, trata-se de uma escolha em que, assim como na dos sobreditos decks de madeira, o usuário desfruta ao mesmo tempo de um recurso arquitetônico e funcional.

De fato, a cobertura translucida torna o espaço mais bonito, mas também mais aconchegante e dispensa o uso de iluminações artificiais. Tudo isso enriquece a experiência de quem busca momentos inesquecíveis de descanso e lazer com os seus familiares e amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *