Não se engane, o tijolo não precisa ser usado somente em espaços rústicos. Isso mesmo, um cômodo industrial, clean ou até clássico podem ter paredes de tijolos comuns.
O tijolo é um material muito antigo, existem exemplares que datam de antes de Cristo e ainda assim, ou talvez por isso, ele ainda seja muito usado.
Mas hoje em dia, ele também já tem tecnologia adicionada. Eles ainda podem ser de argila, em caso de construções de parede ou algumas placas.
Mas já existem outros tipos que podem ser usados. Por isso, duas coisas que precisam ser feitas, caso você esteja pensando no tijolo para uma parede, são:
- Descobrir como vai ser a aplicação desse tijolo;
- Escolher o seu tijolo.
Talvez pareça óbvio, mas antes de você começar a aplicação dos seus tijolos, é bom saber como eles serão colocados. E se de fato, precisam ser colocados.
Descobrir como vai ser a aplicação desse tijolo
A primeira coisa a fazer, é descobrir se sua parede é de tijolo ou bloco. Se ela já for de tijolo, ótimo! Só restaurar, aplicar a resina protetora e voilá!
Mas se você tiver uma parede de bloco de concreto, tem que ver se estruturalmente é possível derrubá-la. Caso não ou dê muito trabalho, você pode revestir essa parede de bloco de concreto.
Escolher o seu tijolo
Para você escolher como usar o tijolo no seu ambiente, seja ele qual for, precisa saber quais tipos de tijolos existem hoje. Então esses são eles:
- Tijolo comum;
- Placa de Tijolo;
- Porcelanato que imita tijolo;
- Revestimento de tijolo 3D ou papel de parede.
O tijolo comum, é o básico, você constrói uma parede dele e já tá lindo. Mas, a menos que você esteja no começo da obra, e/ou esteja levantando paredes essa não é uma boa opção.
Hoje já existem placas de tijolos. Elas são idênticas ao tijolo que conhecemos, mas com uma espessura bem menor.
O que não só facilita a instalação, como permite ainda que você possa fazer isso por cima daquele muro de blocos.
Para usar essas placas de tijolo, você precisa saber que assim como o tijolo, todas as peças não serão iguais. Isso porque são feitas de material natural, então é impossível controlar 100% do resultado.
Outra coisa, você precisa comprar de uma empresa que garanta a durabilidade desse produto, afinal, são mais finos e argila é um material frágil.
Por isso, é bom que as peças passem pelo bloco padrão de dureza, que vai avaliar as placas e sua resistência.
Feito isso, não se preocupe, uma vez instalado com a argamassa ou com cimento, no caso dos tijolos comuns; a placa e o tijolo comum se tornam muito mais resistentes.
Claro que é necessário aplicação de resina após a aplicação. Mas a fragilidade diminui muito. Agora, se você quiser a estética do tijolo em cômodos como banheiros ou cozinha, pode optar pelo porcelanato que imita tijolo.
Isso porque áreas molhadas não são boas para receberem esse tipo de material, já que como dito eles são muito porosos, então absorvem a água, o que acaba manchando os tijolos.
Sua última opção são revestimentos de tijolo 3D ou papel de parede, os dois são mais fáceis de aplicar e fazem menos sujeira.
Os revestimentos são quadrados, que já possuem várias imagens 3D de tijolos. Existem de muitas cores e preços. Já o papel de parede, é como qualquer outro, mas com a estampa dos tijolos.
Também de vários tipos e preços. Agora que você já conhece as técnicas e tipos de tijolos, só precisa decidir qual casa melhor com o seu tipo de decoração.
Em espaços mais “clean” você pode usar os tijolos, mas pintar de branco. Isso não tira o charme deles e adiciona elegância.
Já em espaços clássicos, usar só uma faixa de tijolos ou meia parede, pode deixar o ambiente menos carregado e livre para o resto da decoração.
Nos espaços industriais, a criatividade pode aflorar mais um pouco. Tomando cuidado para não sobrecarregar o espaço, tudo pode ser feito com tijolos e abusar até das fiações, com rejuntes metálicos à mostra, por exemplo.
Ah, um último detalhe que pode acrescentar no visual da sua parede de tijolos. São os rejuntes. Claro que não é obrigatório, a junta das peças pode ser feito na seca.
Uma placa ou tijolo diretamente posicionado junto do outro. Mas você tem opções de usar tanto a argamassa como rejunte.
Também pode usar cimento branco, caso queira um destaque e por fim, pintar esse cimento se desejar, talvez até uma cor alaranjada para deixar as divisões mais suaves.
Então, invista sem medo em detalhes ou paredes de tijolo, eles vão muito além da estrutura e podem sim ser parte da sua decoração.