Móveis planejados para sua casa

Decorar é uma palavra que está em constante uso, principalmente quando falamos de reforma, construção e, claro, mudança de visual de um ambiente.

Não é para menos, decorar é colocar princípios da arte e da harmonização de ambientes com o intuito de estabelecer outros sentidos e assim por diante.

Porém, muitos acham que decorar consiste apenas na escolha de cores para as paredes, quadros, elementos decorativos e tipos de luminárias. Mas a decoração de ambientes é muito mais do que isso.

Um dos elementos que vem chamando a atenção são os móveis produzidos pelas fábrica de móveis sob medida, chamados também de móveis planejados.

E não é para menos, esse tipo de móvel é desenhado para que ele se encaixe no cômodo que você quiser, de maneira que traz elegância para sua cozinha, organização para seu banheiro e deixa seu dormitório mais confortável.

Estrutura dos móveis planejados para cozinha

Existem dois tipos de projetos existentes quando falamos de moveis planejados e suas inferências, um está atrelada totalmente ao conceito, e outro nem tanto, porém a fabrica de moveis planejados sp trabalha em ambos.

Esses dois tipos de projetos são: os móveis sob medida e os modulares.

Cozinha sob medida

Os móveis sob medida são chamados também de planejados porque são feitos pelas marcenarias de acordo com um projeto prévio, ou seja, o móvel que estará sendo produzido, apesar de ter algumas pré-definições, é totalmente único.

Dessa forma, é possível ter espessuras variadas, tipos de revestimentos diferenciados e outros aspectos. Eles costumam até ter uma vida útil um pouco maior, porém o projetista deverá sempre aconselhar na escolha.

Cozinha modulada ou modular

Esse tipo de projeto, diferentemente da cozinha planejada, não é feito pelas marcenarias pensando no seu cômodo especificamente.

Pelo contrário, como o próprio nome diz, são módulos prontos, com medidas, espessuras e revestimentos já definidos, e você opta e vê se tal módulo se encaixa no seu projeto de decoração.

São móveis que são encontrados nas redes de varejistas de móveis, e são fáceis de serem montados e costumam ser mais baratos que os planejados.

As fábricas produzem móveis modulares em larga escala, por isso que a escolha de cores e outros elementos é reduzida nesse sentido. Em alguns projetos de cozinha planejada, é também usado algum móvel modular.

Tipos de materiais usados para a construção de móveis

Para a produção de móveis planejados para cozinha, como armarios planejados, podem ser usados dois tipos de materiais, que podem aumentar um pouco o orçamentário do projeto.

Trata-se das madeiras MDF (placa de fibra de média densidade) e o MDP (painel de aglomerado constituído de partículas de madeira aglutinadas).

Esses dois tipos de madeira possuem características distintas. O MDF é mais resistente à água e permite um acabamento mais refinado.

O MDP, por sua vez, é menos resistente à água, porém, tem uma absorção de tinta melhor, ideal para cozinhas cuja decoração aposta em altos contrastes ou cores bastante vivas.

Outros materiais

Além da madeira, que constitui grande parte dos móveis que são construídos, há outros materiais que são importantes para definir a usabilidade da sua cozinha, como as pedras e o aço inox.

O aço inox é mais barato e também tem um charme, porém, uma cozinha com tampo de pedra é também bonita e resistente.

Dentre os tampos de pedras disponíveis, são encontrados, no mercado, os seguintes tipos:

  • Mármore;
  • Granito;
  • Limestone;
  • Silestone;
  • Nanoglass;
  • Marmoglass e outros.

Esses materiais contam com um aspecto visual atraente e são resistentes, tendo cada um seu preço, com variações de local para local e de tipo, pois podem ser tanto materiais naturais como sintéticos.

Vantagens de ter uma cozinha planejada

Há alguns benefícios de ter uma cozinha planejada. Confira os principais abaixo.

1. Seu ambiente organizado

Uma cozinha planejada permite que os elementos, os utensílios e as panelas sejam guardadas no seu devido lugar, sendo mais prático para manuseá-los depois.

2. Aparência sofisticada

Uma cozinha planejada traz harmonização para a casa, proporcionando um ar de sofisticação e limpeza.

3. Custo-benefício

Apesar de ter um investimento grande no começo, a cozinha planejada proporciona diversos benefícios como a alta durabilidade. Assim, entendemos que os móveis planejados para cozinha, assim como os demais tipos, são essenciais para um lugar organizado, bonito e também muito valorizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *