Motivos para instalar sistemas de segurança contra incêndio

É fato que todas as estruturas, sejam prédios ou casas, precisam seguir alguns parâmetros de segurança para que as pessoas que moram e frequentam o local estejam seguras, principalmente no caso de empresas e estabelecimentos comerciais em que há uma grande circulação de pessoas a todo instante.

Pensando nisso, a engenharia civil é responsável por criar projetos de construção que visem atender todos esses requisitos. Isso significa que todos os elementos de uma obra vão ser pensados de maneira estratégica, então desde a montagem da fundação da obra que diz respeito a colocação de itens que vão servir de base para toda a estrutura.

Em seguida vem a alvenaria, essa parte é composta pelas paredes, colunas e demais partes que ajudam a subir o prédio, ou seja, dão forma efetivamente as construções. E por fim, a parte do acabamento que é uma das mais importantes, nessa hora é preciso que todas as etapas anteriores tenham sido feitas com destreza e precisão para que o resultado seja excelente.

Com isso, se quer dizer que para ter um bom revestimento contra danos causados pela água e calor, o que é preciso no caso das paredes e pisos nas áreas externas e banheiro que tem grande umidade. Além disso, falando ainda de pisos, para que sejam em colocados de maneira correta e estejam com o nivelamento certo dependem muito dos trabalhos anteriores.

Esses exemplos servem para ilustrar o fato de que todos os processos da construção civil são de suma importância e estão presentes em várias áreas da sociedade. Contudo, não se pode esquecer que após a finalização dos projetos existem ainda outros cuidados que devem ser tomados para que o local seja adequado para habitação.

Questões relacionadas à segurança contra incêndios e acidentes

Para começar, todos os prédios precisam ter planos de segurança contra incendios, eles são responsáveis por criar diretrizes e formas de ação em casos de incêndios, o que significa que os locais precisam contar com alguns elementos que diminuem os riscos de acidentes, e mesmo que eles ocorram é preciso ter medidas de contenção e proteção.

É correto afirmar eu um incêndio pode não só destruir bens materiais, mas também afetar a vida das pessoas de maneira negativa, o que significa que zelar por essas pessoas é função dos proprietários das empresas e administradores de condomínios residenciais e comerciais, por isso eles são os responsáveis por criar e colocar em prática o projeto de segurança contra incendio.

Desta forma, é possível destacar alguns itens fundamentais que funcionam bem nos casos de incêndio, são as luzes de emergência já que pode acontecer de o fogo afetar a rede elétrica, então as lâmpadas vão ser acionadas por baterias e outros meios e assim iluminar o caminho. Há também as saídas de emergência que são protegidas com portas corta fogo que vão manter as chamas longe das escadas e demais saídas.

Existe também os sprinkler que vão ser acionados e ajudar a combater o fogo pois vão liberar água e também os hidrantes em locais estratégicos e de fácil acesso pelos bombeiros. Por fim, para nortear as pessoas e indicar o caminho a seguir para que possam sair do prédio de forma rápida e ordenada está a placa de sinalização de emergência e placa de acessibilidade. No mais, vale ressaltar que a instalação de todos os itens deve ser feita por empresas especialistas que contem com:

  •  Profissionais treinados;
  •  Produtos de boa qualidade;
  • Um bom atendimento;
  •  Conhecimento amplo no ramo de atuação.

Obedecendo as normas vigentes para a segurança

Vale dizer que existem normas regulamentadoras impostas pelo Corpo de Bombeiros para garantir a segurança dos espaços, isso quer dizer que eles podem emitir laudos que garantem as boas condições dos locais, contanto que estes sigam todas as regras. Além disso, para facilitar o trabalho desses profissionais, existem cursos que capacitam os cidadãos para prestar um primeiro atendimento e assim evitar problemas maiores.

Esses cursos servem para prédios que desejam ter uma brigada de incêndio sempre a postos, e no caso de qualquer problema os próprios moradores podem auxiliar em situações como a evacuação das pessoas até que bombeiro chegue. Contudo, vale lembrar que essas aulas são ministradas por pessoas qualificadas e com vasta experiencia na área e os formandos recebem certificação que lhes permitem agir em determinados casos, portanto não é indicado que qualquer pessoa tente fazer esse serviço sem autorização.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *