Veja os modelos de laje encontrados no mercado

A construção de uma casa ou edifício depende de uma estrutura bem-feita que sustente a obra sem riscos de desabamento e a laje é uma das formas de dar suporte distribuindo o peso para as vigas e podendo ainda ser usada como teto.

São vários os tipos de laje e atualmente estão disponíveis no mercado modelos de laje pré fabricadas, que aceleram o processo de construção por já vir pronta.

Com qualidade igual ou até mesmo superior àquela feita manualmente, já que são fabricadas com o rigor de qualidade da indústria.

Cada tipo de laje oferece vantagens e a escolha por qual modelo seguir fica a critério do cliente e dos objetivos de obra, ou seja, qual a resistência necessária para sustentar a casa ou edifício.

A laje pode ser feita de cerâmica, concreto ou isopor e todos esses tipos estão disponíveis como pré fabricados.

laje alveolar é um dos pré moldados e se caracteriza por possuir alvéolos em seu interior de forma a diminuir o peso da peça e facilitar seu levantamento.

É feita de concreto e é mais comum em obras grandes como estacionamentos, shoppings, hospitais, entre outros.

A versatilidade do isopor

Um material versátil que pode ser usado em mais de um modelo de laje é o isopor para laje. Vantajoso pelo baixo custo, serve como preenchimento entre as vigotas de concreto.

Logo após o preenchimento se passa o concreto para uniformizar a estrutura e garantir a sustentação, um processo chamado de concretagem e mais popularmente conhecido como rebocamento.

As vantagens desse tipo de laje superam as desvantagens porque pode ser trabalhado com facilidade e eficácia nos seguintes aspectos:

  • Isolamento térmico;
  • Isolamento acústico;
  • Instalação de conduítes;
  • Transporte e manuseio;
  • Redução de perdas;
  • Carga menor;
  • Rapidez de montagem.

É importante estar atento ao fato de que a laje não é de isopor, e sim seu preenchimento!

Por ser um material leve pode dar a impressão ao cliente de que não é capaz de sustentar o peso da obra, porém é preciso lembrar que está entre vigas de concreto e será mais tarde revestida também pelo concreto.

Como desvantagem está uma característica que pode ser facilmente evitada, que é a tendência em manter a temperatura da casa excessivamente quente ou fria se não for feito um projeto que leve em consideração a posição do sol e a quantidade de janelas na casa.

Caso não seja possível evitar o desequilíbrio de temperatura, vale a pena investir em outro material para construção.

concretagem de laje feita no preenchimento de isopor serve como acabamento para outros tipos de laje e tem como função a finalização que garante nivelamento e proteção da estrutura.

É uma etapa do processo final da obra, feito após a instalação da parte elétrica, e, se não for feita corretamente corre risco de trincar e rachar, causando nos piores casos um desabamento.

Para evitar tal transtorno é necessário que o concreto seja testado pela empresa responsável por sua produção e a resistência coincida com o que foi especificado no projeto.

Fique por dentro de alguns outros modelos

laje treliçada é uma escolha feita mais comumente para obras de motivo residencial e pode ser feita usando o isopor como material, a partir do processo já descrito acima, ou com painéis de cerâmica.

No caso da escolha por painel de cerâmica não é necessária a concretagem, apenas a impermeabilização feita com verniz para que não haja corrosão das vigotas de concreto entre as cerâmicas. Essa laje também se enquadra na categoria de pré moldados.

Já a laje nervurada é feita com vigas “T” de concreto, e como preenchimento podem ter o isopor, a cerâmica ou próprio concreto. São muito usadas para vãos por dispensar a necessidade de pilares e também é um modelo pré moldado.

Qualquer que seja o critério usado pelo arquiteto ou engenheiro para escolher a laje é importante não deixar de considerar os pré fabricados que aceleram o processo de obra e diminuem os custos com gasto de materiais como areia para construção.

Por exemplo, o que faz até mesmo com que a limpeza e organização no canteiro de obra seja melhor, e, consequentemente acelere o andamento da construção.

A qualidade é tão boa quanto e de uma laje convencional e a durabilidade é maior por dispensar tratamentos químicos contra a corrosão do concreto.