Modelos de forros comuns no mercado

Os forros podem parecer um item de menor importância em uma construção, por ser considerado um acabamento, mas a verdade é que ele desempenha um papel bastante importante.

Pois serve para fazer o isolamento térmico do ambiente, garantindo um ambiente mais agradável e confortável.

Dependendo do modelo escolhido, ele também pode ser essencial para atrasar a propagação de chamas em casos de incêndios.

Tipos de forros populares

Os forros são classificados em duas categorias principais: aderentes e suspensos. Os aderentes são as massas e gessos em pasta, que têm a funcionalidade de apenas dar acabamento à laje.

Já os suspensos são os que oferecem maiores benefícios e estão disponíveis em diversos tipos, tais quais:

1. Forros de gesso

Serve para esconder instalações e embelezar o ambiente. Também pode ser útil para embutir a iluminação.

Ele oferece bom isolamento térmico e acústico e tem bom custo benefício.

A desvantagem deste material é a sujeira para instalação e o fato da remoção ser destrutiva, ou seja, para mudar o tipo de forro será preciso quebrá-lo.

Outra opção de uso do gesso é o de material acartonado, o chamado drywall.

Sua instalação é bem mais prática e o acabamento é bastante semelhante ao do gesso comum, mas fazendo bem menor sujeira, pelo fato de ser envolvido com papel especial, o que permite uma obra seca.

A técnica de aplicação é feita com estruturas de metal que recebem as placas. Esse material tem como desvantagem a pouca resistência a umidade.

Para saber mais sobre valores, basta fazer uma pesquisa pelos termos “Forro Drywall Preço M2”.

2. Forro de PVC

Esse é o material mais popular nas obras atualmente. Ele possui uma série de características, como a boa resistência à umidade, flexibilidade e durabilidade.

Além disso, sua aplicação é muito facilitada, devido à leveza deste material. Ele não exige manutenção, a limpeza é fácil e o custo benefício é excelente.

Com ele, é possível fazer iluminação embutida. O forro de pvc tem como desvantagens o fato de não garantir um isolamento acústico muito eficiente.

Frente a outras opções, é visto com um material de menor valor decorativo. Para uma ambientação mais sofisticada, ele não seria o material mais indicado.

3. Forro de madeira

A madeira é um material bastante comum para os acabamentos de tetos. Ela esquenta o ambiente, trazendo a sensação de aconchego.

Ela pode ser usada em ambientes internos e externos. Neste último, é necessário que o material passe por tratamentos para aumentar sua maior resistência às intempéries.

A beleza de um forro de madeira na construção é inegável e o uso deste material se adapta a diferentes projetos arquitetônicos.

4. Forros especiais

Além dos tipos mais populares usados na maioria das construções existem possibilidades mais específicas quando o assunto são forros.

5. Forro acústico

Para quem precisa de um isolamento acústico de maior eficácia, como os músicos, uma boa opção é investir um pouco mais em um Forro acústico armstrong.

Que será capaz de isolar melhor o ambiente, lembrando que a atuação é conjunta com pisos e paredes.

O ideal é pensar na necessidade de maior isolamento na etapa de construção, para que o ambiente seja construído visando atender esta demanda.

Tentar isolar melhor um ambiente já construído é mais difícil e nem sempre o resultado será plenamente satisfatório.

Os forros para melhor absorção sonora podem ser fabricados em materiais fibrosos, porosos, rígidos, semirrígidos, entre outros.

A variedade de modelos no mercado é bastante considerável e para escolher adequadamente é necessário saber em qual espaço ele será utilizado.

A boa cobertura depende da espessura do material, da montagem e acabamento utilizados.

6. Forro mineral

Outro tipo de forro especial é o Forro mineral armstrong, bastante usado para isolar ambientes comerciais e residenciais, de forma mais eficaz que outros modelos, devido à sua maior resistência.

Ele é indicado para uso em ambientes com ar-condicionado, pois é muito resistente à umidade.

Qualidades

Esse tipo de forro tem alta ação antifúngica, sendo comumente encontrado em laboratórios e hospitais. Algumas das vantagens encontradas no uso deste material são:

  • Resistência à umidade;
  • Resistência ao fogo;
  • Bom desempenho acústico e térmico;
  • Instalação fácil e prática.

Os materiais usados no acabamento do teto são fundamentais para arrematar o projeto final de forma a deixar o ambiente bonito e funcional.