Quantos modelos de barras de ferro existem no mercado?

Atualmente no mercado, é possível encontrar os mais variados modelos de barras de ferro, uma vez que cada um deles possui sua própria função. Essas barras de ferro estão presentes em nosso dia a dia, sendo o tipo de coisa que sempre vemos, mas às vezes nem nos damos conta.

Com inúmeras formas e utilidades, decidimos citar alguns modelos e, em seguida, sua utilização prática:

  • Barra chata de ferro;
  • Barra de ferro galvanizada;
  • Barra de ferro quadrada;
  • Barra de ferro redonda;
  • Barra de ferro retangular;
  • Barra de ferro cantoneira;
  • Barra estabilizadora.

Confira um mais a respeito dos diferentes modelos de barra

A barra chata de ferro tem um formato mais fino, achatado. Costuma ser usada na construção de portões e grades, por exemplo, e por causa dessa exposição ao ambiente aberto, precisa ser um produto de excelente qualidade, resistente à ação das variações climáticas, como chuvas fortes e sol intenso.

Algumas indústrias de mineração, construção civil, mecânica e, até mesmo, agrícola, utilizam esse tipo de material devido às suas características.

Na hora da compra, é sempre recomendada uma verificação sobre a barra chata para ter a certeza de que o material, em questão, é de boa qualidade, já que esse produto pode afetar toda obra a ser feita. A aplicação prática do cotidiano é tê-la gradeando portões ou janelas, por exemplo.

A barra de ferro galvanizada, como o nome indica, passa por um processo de galvanização. Esse processo serve como uma proteção e funciona para impedir que a barra enferruje, agindo contra o processo de corrosão da peça.

Com isso, a solda se torna prática e fácil, além de que a barra fica esteticamente mais bonita. Por conta desse processo, é possível que a barra seja pintada.

A barra de ferro quadrada é perfeita para a construção de portões com grades de ferro grandes, podendo ser construído não apenas em locais residenciais, mas também em indústrias e locais comerciais. O seu material apresenta ótima resistência e boa durabilidade, já que sua forma possibilita suportar situações extremas.

A barra de ferro redonda pode ser usada para outros fins que não sejam relacionados à construção civil, como é o exemplo de seu uso na indústria, com a fabricação de portões residenciais, comerciais e também nas industriais.

É muito comum vermos essa barra de ferro redonda em nosso cotidiano. Ela pode servir como barra de apoio em algumas situações.

Para quem já praticou, ou pelo menos já entrou em alguma sala de aula de balé (ou dança), já conhece esse modelo de barra, muitas vezes é usada como apoio para as dançarinas ao longo das aulas.

Além disso, encontramos algumas de suas variações, como puxadores de portas, barra de apoio para banheiro, portões de prédios ou escolas, entre outros.

A barra de ferro redonda é uma das mais conhecidas do mercado por estar sempre ao nosso alcance. Seja em banheiros, puxadores e corrimãos, estão sempre por perto.

A barra de ferro retangular é mais recorrente nas obras e construções civis por causa das suas características físicas e pela possibilidade de construir estruturas metálicas. Sem cantos vivos e com uma superfície lisa e limpa, os acabamentos ficam com melhor qualidade.

A barra de ferro cantoneira é própria para cantos de paredes. Por tamanha resistência, ela é muito usada em construções, estruturas metálicas e é produzida em diferentes tamanhos e medidas.

A barra de ferro estabilizadora é destinada à aplicação em carro, para manter a aderência e a agilidade do veículo ao ser feita alguma curva ou manobra. Caso não haja a presença da peça, o veículo poderá apresentar maciez excessiva, interferindo diretamente em sua usabilidade.

Onde as barras de ferro são usadas?

Por fim, como pudemos acompanhar nos parágrafos anteriores, existem tipos diferentes de barras de ferro destinadas a diversas situações. Na maioria dos casos elas são usadas em construções, mas também sendo possível encontrarmos algumas delas em nosso dia a dia.
A barra de apoio, pode ser encontrada em inúmeras situações, desde os pequenos detalhes de nosso cotidiano, como por exemplo: corrimão de uma escada, puxadores de portas residenciais, de consultórios, banheiros de shoppings ou lugares públicos, até mesmo lavabos; como ajuda para deficientes, na maioria dos casos cadeirantes, servindo como barra de apoio para banheiro.