Melhorias para o visual do seu escritório

Já dizia o ditado: a primeira impressão é difícil de se livrar. Por mais que muitas pessoas considerem essa máxima como algo muito superficial, não resta dúvidas de que ela é verdadeira em muitas situações, inclusive no mundo dos negócios, principalmente no escritório.

Na prática, isso significa que uma sede bem decorada e de aparência profissional é fundamental para qualquer empresa: do contrário, quando ela receber uma visita importante, como a de um investidor, cliente ou talento em potencial, o ambiente prejudicará a sua imagem.

A boa notícia é que criar um escritório com bom apelo visual e que contribua positivamente com a imagem do seu estabelecimento é muito mais simples do que boa parte das pessoas imaginam. Confira algumas dicas importantes para isso a seguir:

  1. Crie divisórias no escritório

Atualmente, empresas mais modernas, como startups, têm preferido trabalhar com escritórios abertos. Segundo elas, essa medida é importante tanto para facilitar a comunicação entre os membros da equipe quanto para incrementar a sinergia entre eles, reforçando a sensação de que eles são um time que trabalha unido com uma meta em comum.

Ainda assim, é importante que o ambiente de trabalho tenha ao menos alguns espaços individuais, como aqueles criados com uma divisória de gesso.

Isso é interessante pois, além de permitir que as reuniões sejam realizadas com mais privacidade e organização, os colaboradores contarão com espaços privados para a execução de tarefas que exigem mais concentração, como a revisão de dados e a elaboração de relatórios.

A boa notícia é que isso não precisa consumir uma fatia considerável do orçamento da sua empresa: há diversas alternativas de baixo custo para colocar isso em prática, como o próprio gesso.

Outra vantagem importante desse material é o fato de que ele não requer nenhuma alteração na estrutura do imóvel, o que é importante caso o estabelecimento funcione em um local alugado.

  1. Invista em um piso de qualidade para o escritório

Ao contrário do que boa parte das pessoas pensa, a escolha de um piso para determinado ambiente não é apenas uma questão de estética.

Como esse item serve de revestimento para o chão, também é fundamental pensar em aspectos como a resistência e o conforto ambiental proporcionados pelo material.

No caso de um escritório, essa análise é ainda mais importante. Como esses locais costumam comportar um alto trânsito de pessoas, recomenda-se investir em materiais como:

  • PVC;

  • Piso cerâmico;

  • Carpet;

  • Madeira.

Entre todas essas opções, o piso madeira costuma ser uma das mais populares. Isso, por sua vez, se deve por conta de sua atemporalidade, versatilidade, resistência e bom apelo estético proporcionado ao ambiente.

O problema é que todas essas vantagens têm seu preço: o investimento necessário para se instalar esse revestimento pode ultrapassar o orçamento de muitas pessoas.

Ainda assim, o esforço financeiro vale a pena: por mais que o assoalho de madeira preço seja mais alto que o dos demais materiais, os benefícios por ele proporcionados fazem com que o valor necessário para contar com ele compense.

Isso pois, além de bonito e resistente, ele também pode ser reformado, de modo a ocultar os danos causados pelo uso à medida que eles aparecerem.

  1. Conte com materiais nobres para o escritório

Além de ser bonita, é fundamental que a sede de toda e qualquer empresa também pareça profissional. A ideia é passar uma mensagem de seriedade a públicos estratégicos, o que, por sua vez, tende a tornar o negócio mais competitivo.

Uma das melhores maneiras de se fazer isso é optar por materiais nobres ao fazer o acabamento do local, como no caso do rodapé, portas, janelas e o próprio piso. Por conta disso, itens como madeira, mármores e granitos são muito procurados por clientes corporativos.

Apesar das vantagens proporcionadas por isso, é importante ter em mente que acabamentos nobres são assim conhecidos por um motivo – em outras palavras, isso significa que eles não serão baratos.

Então, vale a pena fazer uma ampla pesquisa a respeito do rodapé de madeira preço, verificando o valor cobrado por cada estabelecimento e as condições de entrega proporcionadas por cada um deles.

Outra alternativa nobre que causa um bom efeito no ambiente de trabalho é a instalação de móveis planejados. Como o seu próprio nome diz, essas peças são projetadas para o ambiente onde elas serão instaladas, o que, por sua vez, proporciona um resultado muito melhor do que a mobília comprada já pronta.