Melhorias estruturais para a sua indústria

A indústria é um setor estratégico para todo e qualquer país. O motivo por trás disso é o fato de que, por mais que ela possa representar uma fatia relativamente pequena do PIB (é o caso do Brasil), esse é o ramo responsável por transformar matérias-primas em produtos prontos para o consumo, abastecendo tanto a população quanto o comércio.

Entretanto, para que as fábricas possam realizar sua função corretamente, é fundamental que elas tenham uma boa infraestrutura.

Do contrário, não apenas haverá dificuldade para realizar os processos mais básicos do estabelecimento, como, também, a segurança dos funcionários está em risco. Portanto, vale a pena investir em itens de qualidade ao invés de correr esses riscos.

Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas fundamentais para que sua indústria tenha uma boa infraestrutura.

  1. Observe todas as normas regulamentadoras pertinentes

Devido às particularidades do setor industrial, há diversas Normas Regulamentadoras (NRs), editadas tanto pelo Ministério do Trabalho quanto pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que fixam boas práticas para a área. Entre elas, estão:

  • NR 35: regula o trabalho em altura;

  • NR 3: regula a interrupção dos trabalhos por riscos operacionais;

  • NR 6: regula o uso de equipamentos de proteção individual;

  • NR 10: regula tarefas que envolvem o uso de eletricidade.

Como a violação a tais regras pode acarretar em sanções, é fundamental analisá-las, de modo a verificar quais se referem a seu estabelecimento. Assim, é possível adaptar as instalações conforme as boas práticas do setor.

  1. Instale itens que facilitem a locomoção

Não basta otimizar a linha de produção: também é fundamental que a locomoção dos funcionários e o transporte de cargas nas dependências da indústria seja eficiente. Afinal, tempo é dinheiro, o que, por sua vez, significa que tempo perdido é sinônimo de prejuízo.

Felizmente, há uma série de equipamentos no mercado que podem ser usados para facilitar o trânsito nas dependências da fábrica. É possível, por exemplo, investir na instalação de um elevador sem casa de maquinas.

Por mais que ele tenha uma capacidade muito menor que os elevadores tradicionais, seu custo é mais acessível e ele será de grande ajuda para transportar tanto pessoas quanto cargas de menor porte.

  1. Aquisição de itens de segurança

Infelizmente, a indústria é um dos principais setores nos rankings de acidentes de trabalho. O motivo por trás disso é que esse segmento depende da realização de uma série de atividades de risco, como o trabalho em altura, o manuseio de químicos perigosos e a operação de máquinas de grande porte.

Por conta disso, ao montar a infraestrutura da sua indústria, é fundamental incluir a aquisição de equipamentos de segurança no planejamento.

Por exemplo: de acordo com as normas do setor, os pontos de ancoragem trabalho em altura são tidos como imprescindíveis para os funcionários que executam essa tarefa. Assim, eles devem ser providenciados sempre, de preferência junto a marcas e fornecedores de renome.

  1. Conte com um piso resistente

Trânsito de cargas, presença de máquinas pesados e alto trânsito de pessoas. Tudo isso faz com que o ambiente industrial não seja o mais adequado para receber acabamentos e revestimentos delicados, como pisos de madeira e cerâmicas para fins domésticos. O motivo por trás disso é que, nesses locais, eles tendem a se degradar rapidamente.

Para evitar que isso aconteça, recomenda-se investir em um piso resistente, que tenha uma boa durabilidade mesmo nas condições mais extremas.

O concreto usinado, por exemplo, é uma ótima alternativa para essa finalidade: além de resistente, ele dispensa rejuntes ou reentrâncias, o que, por sua vez, significa uma higienização mais simples.

Além disso, trata-se de uma opção com uma excelente relação custo-benefício, já que, além de todos esses benefícios, o piso de concreto preço costuma ser inferior ao de outros revestimentos.

  1. Ofereça um local de descanso para os funcionários

Por último, mas não menos importante, é preciso ter em mente que agora, mais do que nunca, profissionais das mais diversas áreas buscam um emprego que ofereça mais do que perspectiva de estabilidade e um bom salário: a qualidade de vida no trabalho também é fundamental para atrair e reter talentos.

Por conta disso, ao elaborar um projeto de infraestrutura para a sua indústria, é fundamental criar um local de descanso para a equipe. Felizmente, isso é simples: uma sala com pufes e sofás é o suficiente para que os intervalos sejam melhor aproveitados.