Materiais que valorizam o acabamento do seu projeto

Detalhes como como as dobradiças, janelas e portas fazem toda a diferença no acabamento do seu projeto. Por isso, escolher um material que seja funcional e ao mesmo tempo combine com a decoração é um desafio.

Felizmente, há muita variedade quando se trata desses itens. A dobradiça para porta de madeira, geralmente composta em aço inox ou ferro, é o modelo mais comum entre as dobradiças e pode ser encontrada em perfis variados, conforme o peso e tamanho da porta.

Além desse modelo, existem dobradiças que são adaptadas para portas contra incêndio, dobradiças para janelas e portões. Independentemente das variações, esse é um acessório que não pode faltar no projeto, pois como o próprio nome sugere ficam nas “dobrinhas” das portas e janelas e garantem o processo de abertura e fechamento.

Quer saber mais detalhes sobre esses e outros acessórios que não podem faltar no acabamento do seu projeto? Saiba que esse artigo foi feito para te ajudar.

Dobradiças

Fundamentais na sustentação das janelas e portas, as dobradiças são acessórios indispensáveis para qualquer projeto. Na prática, esse item é um dispositivo mecânico que conecta mais de um objeto e articula as estruturas, garantindo o movimento.

A dobradiça para porta de madeira é o modelo mais comum e geralmente é confeccionada em aço inox ou ferro.

As variações desse modelo em geral são feitas com pino ou anel. Caso a porta escolhida para seu projeto seja mais leve, a de pino é mais indicada.

Mas, se a porta for mais pesada, a versão de anel é mais resistente. Observar o peso e a estrutura das janelas e portas é uma questão fundamental para escolher a dobradiça para porta de madeira certa. De forma geral, as dobradiças são divididas em aplicações para 30, 45 e 70 kg.

Além das portas convencionais, existem dobradiças que são adaptadas para outros tipos de porta. Caso o seu projeto faça referência a uma edificação comercial, é comum encontrar portas de emergência, também conhecidas como porta corta-fogo.

Neste caso, a dobradiça de mola para porta corta fogo é um modelo especial, pois conta com um fechamento automático, o que é importante pois evita travamentos inesperados. Esse modelo tem uma força regulável, por meio do posicionamento do pino e conta com a vantagem de ser um dispositivo universal.

Com essas características, esse é um item que não pode faltar em condomínios, prédios comerciais e residenciais, hospitais e lugares com grande movimentação.

Atenção: para garantir o desempenho máximo da dobradiça para porta corta fogo, certifique-se que o acessório atende as especificações da NBR 13768. A norma é elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e trata dos acessórios destinados à porta corta-fogo para saídas de emergência.

Além desse cuidado, vale reforçar alguns cuidados gerais que servem para preservar a qualidade das dobradiças no seu projeto. Quer saber quais? Listamos abaixo:

  • Não limpe das dobradiças com álcool e produtos tóxicos;

  • Não use lixa para manutenção, pode danificar o dispositivo;

  • Aplique lubrificantes na peça para evitar enguiçamentos;

  • Faça uma análise do tipo de porta ou janela antes de instalar o material;

  • Verifique a firmeza dos pinos e parafusos sempre que possível.

Portas e Janelas

As portas e janelas são itens que não podem faltar mesmo no seu projeto. Além de garantir a segurança de uma edificação, esses itens influenciam em aspectos como ventilação, luminosidade e decoração de um ambiente.

Para quem gosta de um estilo mais rústico, as portas de madeira são uma boa aposta e há muitas que inclusive são decoradas e esculpidas de forma única.

Também há opções mais resistentes como as portas de alumínio que são anticorrosão e para quem gosta de uma decoração sofisticada, as portas de vidro são uma escolha interessante.

Assim como as portas, janelas são estruturas que possuem uma importância muito grande dentro de um projeto. Há diversos modelos no mercado, mas a janela de alumínio é um item que se destaca pela durabilidade, resistência e versatilidade.

A facilidade na hora de limpar e proteção contra umidade também é um destaque da janela confeccionada em alumínio.

Esquadrias

Além de complementar a estrutura das janelas e portas, as esquadrias também são elementos que ajudam a fechar o vão desses acessórios e assim, reforçam a proteção das estruturas contra a luz e à umidade.

De forma geral, uma esquadria é um item que oferece bastante funcionalidade a um projeto arquitetônico, mas como há diversos modelos, espessuras e formatos, esse acessório também completa a decoração do projeto.

Antes de escolher o modelo ideal para seu projeto, certifique-se da resistência do material, do estilo do projeto e também da localização.

As esquadrias de alumínio, por exemplo, são muito indicadas para cômodos com maior umidade como os banheiros por ser mais resistente à água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *