Materiais modernos e serviços especiais a favor da construção

A aglomeração nas metrópoles fez surgir diversos condomínios residenciais e empresariais, tornando o acesso a moradias e escritórios um processo de coletividade, para que seja cuidado de forma conjunta, mesmo que seja por meio de profissionais especializados, como administradores e síndicos.

Esses empreendimentos imobiliários não são novos e já fazem parte do cenário urbano há muito tempo. Ainda assim, novos prédios voltados a apartamentos e escritórios são erguidos constantemente, abrindo novas oportunidades de habitação e local de trabalho para a população.

O crescimento de demanda e o desenvolvimento da tecnologia voltada à construção civil fez surgir novos materiais que estão sendo utilizados constantemente nos novos projetos, buscando a redução de custos e melhorias nos benefícios oferecidos para os usuários.

Construção mais leve com segurança

Muitos projetos imobiliários já utilizam técnicas aperfeiçoadas de mão de obra especializada, ferramentas desenvolvidas para atuação específica dentro de um canteiro de obras e materiais resistentes e com diversas características positivas envolvendo até mesmo a sustentabilidade e a diminuição de resíduos sólidos na construção civil.

A presença do concreto leve com isopor em novas construções já está se tornando comum, tanto em lajes quanto em pavimentações estruturais. Com técnicas apropriadas, outros elementos de uma obra podem receber este tipo de material, como:

  • Bancos de descanso;
  • Balcões de atendimento;
  • Pilares de sustentação;
  • Lajotas para parede.

Esse material apresenta uma variedade em sua densidade, sendo adaptado em conformidade com o objetivo final de cada elemento. Por ser leve, a manuseabilidade é fácil, o que acarreta menor custo com o transporte e permite redução de tempo para a montagem dos projetos.

A economia proporcionada por esse material também é refletida no desenvolvimento de vigas e inter-eixos maiores, já que há redução de custos na compra de concreto comum e armações de aço.

O mercado da construção civil também oferece outros materiais com a mesma característica, como o bloco celular utilizado na construção de paredes, com alta resistência a água e fogo, já que possui baixa absorção de água e potencial inflamável ínfimo.

Tanto o concreto como o bloco formam diferentes composições estruturais, presentes em painéis e pavimentação, ou, até mesmo, pisos elevados.

Cortados, podem ser adaptados e tomarem novos formatos, permitindo a passagem de instalações elétricas e hidráulicas sem prejudicar toda a estrutura ao redor.

A resistência a agentes químicos e umidade permite a eliminação de fungos e bactérias em toda a estrutura, em conformidade com o projeto aplicado de maneira correta. Dessa forma, muitas construtoras utilizam esse material como principal bloqueador com a presença de paredes corta-fogo.

Telas fazem parte da estrutura imobiliária

As lajes de concreto modernas recebem uma tela expandida em toda a estrutura, para garantir o firmamento da obra. Os imóveis precisam de um acabamento apropriado, independente do tamanho. Para isso são aplicados os telhados com caimento para impedir o acúmulo de água de chuva.

O uso de material para a segurança patrimonial e delimitação de espaço também é muito comum. As construtoras e incorporadoras investem em tela para cerca preço de custo com a parceira de negócios, sendo instaladas em torno do terreno para impedir a invasão de pessoas mal-intencionadas e afastar pessoas não-autorizadas, garantindo a segurança dentro de um canteiro de obras. Isso é reforçado com o uso de equipamentos de proteção individual e sinalização em todos os ambientes.

Serviço terceirizado: menor custo de investimento

Máquinas e veículos utilizados ao longo das obras servem para transporte e movimentação de cargas e devem ser operadas por profissionais capacitados, em conformidade com as normas regulamentadoras do setor.

Muitos serviços devem ser realizados com veículos apropriados, como retroescavadeiras e caminhões, cada qual com as características corretas para cada tarefa.

Para projetos imobiliários que englobam serviços nas alturas, a terceirização se torna uma solução mais fácil, já que a disponibilidade de profissionais e veículos é mais abrangente.

Nesses casos, a locação de guindaste para movimentação de cargas na área externa é um procedimento adotado de maneira natural, já que os trabalhos devem ser realizados em etapas pontuais, de acordo com a necessidade e o desenvolvimento da obra..

A tecnologia já faz parte do cenário da construção civil, com diversos serviços e produtos que estão à disposição no mercado nacional.

Os materiais utilizados nas obras são resistentes, com diferentes especificações e características que valorizam um imóvel, proporcionando mais segurança aos usuários, com um custo menor e maior possibilidade de atuação por meio da engenharia civil e arquitetura.

Mesmo assim, alguns cuidados devem ser levados em consideração, como o tipo de projeto em que os materiais e serviços serão utilizados, buscando sempre o melhor custo-benefício para todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *