Materiais essenciais para construção que você ainda não conhecia

Antes de começar uma obra ou reformar a casa, é fundamental pensar nos passos básicos, se organizar e comprar os materiais necessários.

As construções passam por muitas fases, desde a escolha do terreno, projeto arquitetônico, materiais de construção até os móveis e decorativos.

Dentre as fases da construção (estrutura, alvenaria, cobertura e acabamento), muitos materiais são utilizados, como tijolos, concreto, vigas, madeira, pisos, janelas, portas, entre outros tantos. Mas, alguns materiais são tão essenciais quando estes.

Um reservatorio de agua, por exemplo. As caixas d’água são fundamentais para o abastecimento da casa quando se trata de água encanada.

Para saber qual caixa d’água é a ideal para as suas necessidades, será necessário saber qual o volume ideal para o seu consumo, conhecer os tipos de materiais disponíveis no mercado e planejar onde ela será instalada para preparar a estrutura necessária.

Durante a construção já é preciso saber o lugar em que a caixa d’água será colocada para a melhor adequação do local.

Ela precisa ficar em um local alto para a água descer com força suficiente e correr pelos canos e, além de tudo, um local que aguente o peso dela. Lembre-se: mil litros equivale a uma tonelada. Geralmente, as caixas d’água ficam em cima de lajes sob telhados.

Por isso, é importante que a estrutura da casa esteja preparada para isso. Planeje a construção e pense se o melhor é ter uma caixa ou dividir o volume em duas ou mais. A carga que a caixa terá sobre a laje precisa ser considerada.

Existe também uma outra opção, como o reservatório em fibra de vidro, ideal para quem precisa de grandes reservatórios de água, podendo alcançar uma capacidade de 25 mil litros.

Esse tipo de caixa d’água é feita de uma mistura de resina e fibra de vidro, o que a torna mais leve e de fácil manuseio e instalação.

Mas, a fibra de vidro é mais frágil e tem baixa resistência a impactos mais fortes e perfurações. Isso torna a manutenção deste equipamento mais difícil e algo delicado.

O aquecedor de água

aquecedor de água é um dos materiais essenciais que deve ser planejado durante a construção e tem sido a escolha de muitas casas como investimento.

Usado para distribuir água quente para diferentes pontos da casa, é encontrado em diversos modelos, sendo uma excelente alternativa aos chuveiros elétricos.

Existem dois tipos de aquecedores: o aquecedor a gás e o elétrico. No aquecedor a gás, a água fria passa por uma serpentina localizada no interior do equipamento, levada por um cano de cobre, que aquece a água por conta de uma chama que é alimentada por gás, seja natural ou derivado de petróleo.

Já o aquecedor eletrico funciona por meio de eletricidade, como indicado em seu nome. Por conta de uma resistência que fica localizada no interior do equipamento, a água permanece quente e, quando ela atingir a temperatura adequada (em torno de 60ºC), a resistência se apaga.

Os aquecedores devem ser instalados em um local bem ventilado, por isso a necessidade do planejamento desde a construção. Não se deve deixar também materiais inflamáveis perto do aquecedor.

Pode-se listar algumas vantagens de se usar o aquecedor de água, como:

  • Maior eficiência;
  • Fácil adaptação à necessidade de água;
  • Possui um sistema de segurança rigoroso;
  • Capacidade de vazão;
  • Longo tempo de garantia.

Já em desencontro, algumas das desvantagens são: gasto maior de gás ou eletricidade, valor de investimento maior, dificuldade de acertar a temperatura (no caso de aquecedor a gás).

Caixa para hidrômetro

O hidrômetro é o equipamento que serve para medir o consumo de água de uma residência. É essencial que, durante a construção, seja planejado o local exato que ficará a caixa para hidrometro padrão sabesp.

De preferência, a instalação da caixa deverá ser no muro frontal ou parede que permita sua montagem e a passagem dos tubos para ligação de água fria potável.

O relógio, como é conhecida popularmente a Unidade de Medição de Água (UMA), foi desenvolvido com alta tecnologia e materiais resistentes que garantem maior durabilidade e evitam vazamentos e desperdícios.

A leitura de consumo é feita normalmente sem qualquer interferência na rotina do morador. Além de ser fácil de instalar, o equipamento fica do lado de fora da residência.

Por isso, é necessária a presença de uma caixa para relogios, para que fique segura e protegida dos danos externos.

Todos estes materiais são investimentos que fazem a diferença em uma construção, pois devem ser planejados anteriormente para que seja feita a sua instalação.