Materiais e preparação de cimentos na construção civil

Em uma construção civil é usado diversos tipos de materiais, porém, muitas pessoas ainda não sabem quais são os tipos de materiais disponíveis.

Os materiais de construção são usados para realização de inúmeros procedimentos dentro da construção civil, como:

  • Construção de casas;
  • Construção de prédios;
  • Construção de estradas;
  • Construção de pontes e outros.

Os materiais de construção podem ser produzidos de formas diferentes, por exemplo, os diretamente retirados das natureza, como areia, pedra e água; os obtidos por processos industriais físicos ou químicos como no caso do cimento, tábuas de madeira, tubos e conexões hidráulicas.

Os materiais de construção podem ser preparados com misturador de argamassa e outros materiais e são divididos em quatros tipos de funções e que abordaremos nesse artigo, além das etapas da proteção de argamassa e cimento.

Tipos de materiais de construção

Os materiais de construção podem ser divididos em diversos tipos quanto a sua função. Assim, temos quatro funções principais: vedação, proteção, suporte e estruturais.

Os materiais de vedação tem como objetivos a vedação e o fechamento de ambientes com tijolos, portas e janelas e precisam de locação de andaimes SP para serem usados.

Os materiais de proteção permitem que haja a durabilidade das construções como pisos, revestimentos e tintas, e ajudam na proteção de pisos e paredes.

O terceiro tipo de função é o de suporte sendo usados para o suporte de cargas de edificação e também de fazer o transporte da carga para o solo.

Os últimos são chamados de estruturais, usados muitos em reforma de imóveis, e se dividem em aço, concreto e estruturas metálicas.

Tipos de materiais de construção

Iremos mostrar alguns tipos de materiais que são imprescindíveis para as obras e suas composições.

Cimento

O cimento é um dos materiais mais usados na construção civil, e ele é um tipo de aglomerante ativo e hidráulico. O cimento que é usado na construção civil é obtido por meio de um cozimento de calcários naturais ou então artificiais e são colocados no batedor de cimento.

O cimento também é usado em diversas fundações e estruturas, por exemplo sua aplicação no assentamento de blocos e revestimentos.

Areia

A areia é um tipo de granulo miúdo e sua produção é resultado de um processo de fragmentação de rochas, que podem ser de diversos modelos como basalto, quartzo, sílica, calcário ou granito. Tem diversos tipos de grânulos, médios, finas e grossas.

É um dos modelos mais usados para fazer a argamassa e colocado no misturador de argamassa para furadeira.

Produção de argamassa e cimento

A argamassa e o cimento é um dos tipos mais comuns de materiais usados na obra. Geralmente a argamassa é bastante usada.

E ela nada mais é que uma mistura de cimento, água e areia e é ideal para colocação de tijolos e executar juntas ou então cobrimento de superfícies.

Para preparar argamassa, cimento ou concreto é preciso:

Usar a argamassa em até duas ou três horas depois de sua preparação e não se poderá usar o que sobrar. Caso seja necessário o uso de grandes quantidades é preciso usar um misturador eletrico conhecido também como betoneira.

O primeiro passo é separar as quantidades de areia, cimento e água em cima de uma superfície plana, sobre placas de madeira.

Depois é preciso fazer o envolvimento dessa mistura com uma pá, sempre começando pela parte de baixo, até que se tenha uma mistura seca e com uma cor uniforme.

Depois é necessário fazer um buraco no meio da mistura e então coloque água e misture-se tudo. Também é esse momento em que se coloca o aditivo e depois deixa a massa descansar por alguns minutos.

Também é possível fazer o uso de betoneira para o preparo de argamassa em grandes quantidades. É então preciso colocar cerca de 70% de água na cuba rotativa.

Depois é preciso colocar o cimento e a areia necessárias para a quantidade necessária. Depois deixe a argamassa bater na cuba e dose a água até que a massa fique pronto.

Assim, vimos que os materiais são muito importantes para o desenvolvimento das obras e construções. Sem eles ficaria impossível a construção de obras eficientes e bastante importantes.

Dessa maneira o uso do cimento deve ser destacado, pois sem ele os tijolos e outras estruturas não ficariam tão íntegros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *