Materiais e máquinas em uma obra

Quando falamos de construção ou reforma, falamos de procedimentos que visam o levantamento de determinada estrutura, assim, a construção e a reforma quase em sua totalidade ajudam na formação de diversas estruturas.

Entre elas, é possível destacar:

  • Casas;
  • Prédios;
  • Indústrias;
  • Pontes e etc.

Para que essas obras consigam ser executadas, é necessário o uso de alguns elementos. Dentre eles, os chamados materiais para construção e as máquinas para construção são essenciais.

Assim, tanto uma empresa de pintura predial pode atuar nesse ramo, oferecendo seus serviços de acabamento, como uma simples pessoa apoiada por um profissional também pode realizar avanços nessa área.

Esse texto visa, então, mostrar alguns dos principais materiais usados na construção civil e as principais máquinas usadas no canteiro de obra e que permitem que haja uma otimização do tempo de execução das obras, seja com acabamento com cores de casas e muitos outros procedimentos.

Materiais para construção: o essencial

Os materiais para construção, de maneira geral, são todos os materiais envolvidos na formação das estruturas e acabamentos de construções e reformas.

Podem ser obtidas na natureza como no caso da areia, da pedra e da água; como podem ser adquiridos por meio do resultado dos processos industriais, tanto físicos como químicos. Um exemplo disso é o cimento, os tubos e conexões e assim por diante.

Os materiais de construção também podem ser divididos em categorias de acordo com sua função, assim temos os chamados materiais de vedação – que incluem os elementos de impermeabilização e que impedem a passagem de água e fecham os ambientes como tijolos, portas e janelas.

Do mesmo modo temos os materiais que garantem a durabilidade dos materiais como no caso dos revestimentos e tintas e, por fim, o grupo dos elementos que ajudam no suporte das cargas da edificação, compostos por armações de aço, concreto, blocos estruturais e outros.

Tipos de materiais para construção

Existem diversos tipos de materiais para construção. Abaixo, iremos fazer uma relação dos principais tipos de materiais e como eles são utilizados no canteiro.

Cimento

O cimento nada mais é que um composto químico chamado de aglomerante ativo, que tem como origem o cozimento de calcários naturais ou então artificiais. Foi descoberto em 1824.

Sua utilização é para a fabricação de concreto usado nas fundações e nas estruturas de concreto armado. Atualmente focando em pintura externa de casas temos uma tinta de cimento queimado, bastante elegante e bonita.

Areia

A areia, como todos sabem, é a fragmentação de rochas de diversos tipos como calcário, granito e outros tipos. Elas podem ser classificadas tanto em areias finas, médias ou grossas.

São usadas em grande parte para a produção de cimentos, concretos e argamassas.

Pedra brita

A pedra brita, por sua vez, é também um agregado miúdo, porém um pouco maior do que a areia e é advinda da erosão das rochas. Há diversos tipos de granulações dessas pedras, sendo sua classificação de 0 a 5.

São misturadas no cimento com areia e água e ajudam na formação do concreto, sendo aplicadas nas fundações, estruturas e calçadas.

Aditivos

Os aditivos são todas e quaisquer substâncias adicionadas as massas como as argamassas e concretos, que tem a finalidade de alterar a composição química dessa massa.

Assim, os aditivos permitem que o concreto tenha um tempo de cura mais acentuada, a massa seja mais fluida ou então que tenha uma maior taxa de impermeabilização.

Alguns colocam a tinta impermeabilizante para telhado como um tipo de aditivo jogado em tintas preparadas para pintura de telhados.

Concreto

O concreto nada mais é que a mistura de diferentes materiais como cimento, água, areia, pedra brita e aditivos e quase sempre são feitos na obra, porém há possibilidade de haver a compra desse material pronto.

São usados em quase todos os tipos de obras disponíveis no mercado, desde a estrutura de alvenaria convencional até as chamadas casas em steel frame.

Tijolo cerâmico

São peças que possuem um formato de paralelepípedo e servem para a formação de paredes e construção de estruturas. São feitos de argila e indispensáveis na obra.

Blocos de concreto

Os blocos de concreto também possuem formato de paralelepípedo e possuem dois grandes furos e servem para as mesmas funções que o tijolo cerâmico.

Assim, percebemos que existe uma gama variada de materiais e máquinas que vão desde a retroescavadeira a pá-carregadeira e todas elas servem para a otimização da obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *