Materiais de construção: elementos que podem ajudar

Uma obra de construção envolve muitos processos, utilização de diferentes materiais e um bom investimento. Em alguns casos, mesmo a obra depois de pronta, devido à passagem dos anos, a casa ou edifício, por exemplo, precisa de reformas e reajustes.

Os anos também proporcionam o avanço tecnológico e o surgimento de diversos novos produtos que podem deixar sua loja, casa, empresa mais modernos e sofisticados.

Por isto, existem as lojas de material de construção, que buscam se atualizar com as novidades do mercado, para oferecerem um produto de qualidade ao cliente.

Mas, é importante ressaltar que, antes de comprar produtos nestas lojas, é fundamental conhecer o fornecedor, fabricante e verificar a experiência da empresa no setor da construção!

Como são muitos produtos dentro do ramo da construção, este conteúdo versará sobre alguns que têm ganhado visibilidade no mercado. Confira!

Piso Epóxi industrial: resistência e durabilidade

Este tipo de piso é como um porcelanato líquido revestido por uma tinta feita por um plástico térmico. Ao endurecer, o material fica conhecido como resina epóxi. Este material apresenta alta resistência e durabilidade, além de um brilho impecável, unindo sofisticação com boa qualidade.

Seu uso se aplica em contrapisos, não podendo ser aplicado diretamente sobre superfícies totalmente lisas. O piso epóxi industrial representa um ótimo investimento, pois tem um custo-benefício vantajoso, baixa manutenção, limpeza facilitada além de deixar o ambiente muito mais bonito.

Este material está presente em diversos segmentos da indústria como, por exemplo, a metalúrgica, gráfica, automotivas, dentre outras, estando presente também em shoppings, aeroportos e restaurantes.

Outras características deste material são:

  • Resistência ao impacto e compressão;
  • Não é danificado pelo choque térmico;
  • Suporte ao uso de diversos produtos químicos, como ácidos e óleos;
  • Atende aos requisitos e normas de segurança do trabalho, garantindo maior confiabilidade e segurança em sua utilização.

Piso antiderrapante: segurança contra quedas

Outro tipo de piso que se popularizou nos dias atuais é o antiderrapante. Para quem tem crianças e idosos em casa, sabe o quanto é importante evitar uma queda.

Além disto, em hospitais e estabelecimentos, uma queda pode causar um transtorno muito grande para empresa, no que se refere às normas de segurança.

Por isto, investir neste tipo de piso tornou-se uma opção vantajosa. Além de dispor de diversos formatos e cores, este tipo de piso pode ser utilizado em qualquer local da casa, mas é indicado, principalmente, para banheiros e cozinhas, assim como áreas externas.

O uso deste piso, apesar de ser um pouco mais caro que os outros tipos, garante segurança, durabilidade, resistência e baixo custo com manutenção. Além disto, este é um piso muito sofisticado e que possui baixa absorção de água, aumentando sua vida útil.

A limpeza deste material também é um importante destaque! Como alguns tipos são feitos com porcelanato, este piso é limpo facilmente com uma vassoura e pano umedecido.

Rejunte para piscina

Este tipo de material é conhecido como “Rejunte cimentício colorido”. Ele é indicado para uso abaixo da água, em sua piscina, com objetivo de evitar rachaduras, assim como fungos e bactérias.

Rejunte para piscina dispõe de alta resistência e durabilidade, não desbotando. Ele pode ser utilizado com revestimentos de cerâmica, pastilhas e vidro, por exemplo. Além disto, ele pode ser aplicado em piscina aquecidas em até 40º C.

O produto também pode ser aplicado em tanques de água tratada e fontes.

Argamassa Colante

argamassa colante é um material feito de cimento e aditivos químicos, que após adicionar água, permite a formação de uma massa plástica e aderente.

Ela é considerada mais prática e segura que a argamassa tradicional, que geralmente está presente em obras da construção civil.

A depender do tipo de local (se interno, externo, especial), o uso da argamassa será modificado. Além disto, alguns critérios precisam ser avaliados antes da escolha do tipo de argamassa.

Por exemplo, é necessário verificar qual o local você deseja aplicar o produto, qual peça será aplicada por cima, se o local está exposto à umidade, calor, dentre outros fatores.

Revestimento de parede externa

É o tipo de acabamento que pode ser aplicado em varandas, garagens, área da piscina ou churrasqueira, por exemplo. Este revestimento existe para quem deseja deixar sua área externa mais sofisticada e não apenas com a pintura tradicional.

Geralmente, os materiais deste revestimento são feitos com cerâmica e possuem resistência a fatores externos, como sol e chuva. O ambiente da sua casa, como um todo, pode ficar muito mais aconchegante, com o uso deste tipo de revestimento.