As construções abrangem os mais variados materiais, afinal, são diversas etapas a serem efetuadas. Um tipo de material muito utilizado é o cimento queimado, que é um modelo de piso amplamente aplicado em diversas obras, principalmente devido a versatilidade que apresenta.
Além do mais, é uma alternativa de fácil conservação e excelente nível de resistência. No entanto, é preciso citar que a aplicação não é recomendada para locais constantemente úmidos, pois é um piso altamente liso.
No mercado, é possível encontrar diferentes alternativas que são semiprontas, que normalmente têm base em cimento, aditivos e agregados.
Nesses casos, é indispensável adotar as recomendações do fabricante no que diz respeito a execução e dosagem. Além de ser amplamente usado como piso, também há produtos que podem ser incorporados para fachadas e paredes.
Além da alternativa do cimento branco, as cores também são variadas e essa é uma das principais características do cimento queimado. Entre o cimento queimado cores, é possível chegar aos tons como:
- Verde;
- Amarelo;
- Azul;
- Vermelho.
Para chegar nesses tons, é preciso acrescentar pigmentos que tenham base em óxido de ferro, por exemplo, pó xadrez. No entanto, para tons mais claros, é indicado utilizar pó de granito ou de mármore.
Para evitar modificações na cor que se almeja, é indicado aplicar cimento queimado branco e areia branca. É um método que também garante um resultado mais claro, porém, a secagem é mais lenta.
O que é mourão?
O mourão consiste em uma estaca que pode ser de madeira, concreto, entre outros materiais. É uma alternativa amplamente utilizada para o cercamento de terrenos e também para andaimes. Basicamente, a estaca é situada de maneira perpendicular ao solo e nela é amarrada arame, telas, placas, entre outros itens.
No entanto, a forma de instalação pode variar de acordo com a finalidade. Por exemplo, no caso de mourões de concreto, é exigido cavar o solo pelo menos 40 centímetros para fixá-los de forma segura e estável, para posteriormente fixar os elementos necessários.
São três tipos principais de mourão, o curvo, esticador e os retos. O curvo, além de oferecer uma proteção de dois metros para a cerca, também tem uma proteção curva de cerca e 40 centímetros que deve estar sempre voltada para o interior do terreno.
O esticador normalmente é aplicado em terrenos onde curvas existem, enquanto os retos podem oferecer dois ou mais metros de proteção.
O tipo de mourão comprado deve ser avaliado, por exemplo, caso seja o mourão de cimento, é preciso analisar se o material se enquadra no local em questão para a instalação. Caso contrário, prejuízos severos podem surgir.
O uso da argamassa impermeável
A argamassa é um tipo de produto constantemente aplicado nas obras, pois garante firmeza e estabilidade nas aplicações, que comumente correspondem aos revestimentos externos e internos, contrapiso, azulejos, cerâmicas, entre outras possibilidades.
O ideal é adquirir o modelo certo para cada tipo de aplicação. Assim como outros materiais, é indispensável calcular a metragem do ambiente antes de adquirir, assim como as dimensões dos materiais que serão situados no local em questão.
Entre as alternativas do produto, é possível citar a argamassa impermeável, que pode ser necessária em alguns locais por ter como principal funcionalidade a vedação das paredes contra a umidade, além de possibilitar o acabamento com pintura.
É indispensável buscar um fabricante de confiança, pois há produtos de qualidade que são encontrados prontos para uso, com a necessidade apenas de adicionar água.
Entre os locais úmidos ou molháveis em que esse tipo de argamassa pode ser aplicado, é possível citar áreas de serviço, rodapés úmidos, cozinhas e banheiros.
No entanto, além desses, também pode ser usada em fundações, poços de elevadores, paredes de elevadores e estruturas enterradas, como reservatórios, caixas d’água e piscinas, excluindo plástico e PVC.
O modo de aplicação, dependendo do produto, pode variar, por exemplo, se for como revestimento, há possibilidade do profissional utilizar uma desempenadeira de aço em cerca de quatro demãos.
Já como pintura, uma trincha pode ser utilizada, respeitando sempre o consumo por m² em cada local da aplicação. É fundamental lembrar que em cada etapa da obra, profissionais especializados devem estar a frente da instalação ou aplicação de qualquer produto, não apenas dos que foram apresentados ao longo do texto, afinal, a execução inadequada pode não só resultar em prejuízos, como também em acidentes.