Máquinas e equipamentos para uma construção

Construir ou reformar é um processo demorado, porém muito gratificante, afinal, é o resultado de algo que foi projetado se transformando em realidade.

Mas antes de chegar nesse resultado final, é necessário entender que todo o desdobramento da obra foi possibilitado devido as máquinas e ferramentas usadas.

Ultimamente, as empreiteiras estão optando pela locação de equipamentos, por causa das vantagens que oferece, como:

  • Catálogo variado de equipamentos;
  • Suporte 24hrs;
  • Troca de máquina;
  • Redução no orçamento.

É por meio da locação de máquinas – hoje também temos outras modalidades de aluguel, como o aluguel de caçamba lixo variadas e apropriadas que as construções estão se tornando cada vez mais rápidas, eficientes e seguras.

Equipamentos para trabalhos pesados em uma obra

Os equipamentos para uma obra podem ir desde uma furadeira, até grandes caminhões para serviços como terraplanagem de terrenos, e portanto, falaremos acerca dos principais tipos de equipamentos e máquinas que não podem faltar em uma obra.

RETROESCAVADEIRA

É uma das máquinas mais comuns dentro de uma obra devido a sua função que é escavar terrenos para formação de valas, transportar diferentes tipos de materiais como areias e pedras e também de carregar caminhões.

Além disso, a retroescavadeira é muito usada também no pós-obra, principalmente para ajudar na remoção de terra e entulho do canteiro.

ESCAVADEIRA HIDRÁULICA

A escavadeira hidráulica tem duas funções básicas: de aterrar e de desaterrar. Exerce sua função em alto nível de produtividade.

Sua manutenção deve ocorrer apenas com profissionais especializados devido os inúmeros componentes eletrônicos presentes.

PÁ CARREGADEIRA

Sua principal função é a de carregar materiais para dentro dos caminhões e ajudar nos serviços de terraplanagem.

BOBCAT

A BobCat é conhecida também como mini pá carregadeira, por ter seu tamanho reduzido é usada em construções menores.

Seu modelo permite também o acoplamento de diversos implementos como vassourão, valetadeiras, picão e, em alguns modelos, até betoneiras, tornando o equipamento muito versátil.

MOTONIVELADORA

Esse é um equipamento utilizado para terraplanagem. Sua função básica é cortar ou então aterrar alguns sub-leitos, sub bases, de acordo com a marcação topográfica realizada antes da máquina ser operada.

Esse equipamento é bem potente, pois consegue cortar e também espalhar grandes massas de terra.

ROLO COMPACTADOR PÉ-DE-CARNEIRO

É um equipamento usado após a motoniveladora ser usada, ou seja, é muito usado em projetos de terraplanagem.

É um grande rolo “dentado” onde é passado para compactar a terra de acordo com número de feixes necessários, isso é, o tanto que possibilitará o solo atingir o nível desejado de compactação. Cada feixe é uma ida e uma volta do rolo sobre o solo.

ROLO COMPACTADOR LISO

Assim como o pé-de-carneiro é usado para compactar o solo ou superfícies que precisam ser mais lisas e compactadas, como asfalto e bica corrida. O nível de compactação se dará por meio do número de feixes que será preciso.

CAMINHÃO MUNCK

É um equipamento bem arrojado e essencial para grandes obras. Isso porque, esse caminhão possui um braço hidráulico que pode realizar diversos tipos de movimentos e funções, como:

  • Distribui os blocos de concreto;
  • Ajuda no serviço de içamento de peças e no assentamento de lajes;
  • Pode ser usado como gaiola em serviços realizados em grandes alturas;
  • Transporte de diversos materiais.

Equipamentos para trabalhos internos em uma obra

Todos os equipamentos citados são máquinas usadas geralmente na parte mais externa da obra, ou em outras palavras, na parte mais “bruta” da construção. Entretanto, existem outros equipamentos importantes para que a obra seja um sucesso como, por exemplo:

ANDAIMES

Os andaimes são essenciais para trabalhos em alturas, ainda mais em obras que não possuem orçamento para um caminhão munck.

Eles possibilitam o trabalho em paredes, telhados e janelas. São feito com braços de metal e plataformas do mesmo material.

BETONEIRAS

Sem a betoneira não haveria o concreto. É ela que possibilita a formação da mistura na obra, podendo-se adicionar elementos ou não. As betoneiras podem ser elétricas ou movidas a diesel.

MEDIDOR DE NÍVEL

Esse equipamento é ideal para garantir que os pisos, paredes e outros setores da obras fiquem nivelados. Os niveladores mais modernos fazem a medição a laser, possibilitando o aceleramento da construção.

Outros equipamentos que podemos citar, são: parafusadeira, furadeira, trena, martelete e martelete demolidor e entre outros. Todos esses equipamentos são usados para acelerar e possibilitar a construção com maior fluidez e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *