A construção civil é um universo cheio de trabalhos, serviços, obras e surpresas – claro, para quem não conhece profundamente todo o seu funcionamento. Ou seja, ele é uma infinidade de possibilidades.
Isso ocorre por outro motivo também, que é o de, simplesmente ter diversos passos e processos, sendo que cada um deles necessita de muitos elementos, o que é totalmente comum.
Hoje iremos falar sobre alguns dos serviços que são proporcionados e, claro, necessários para que seja possível fazer uma obra decente e que também seja totalmente completa – para qual finalidade for.
Então para que você possa saber mais, é necessário que acompanhe todo este texto e saiba mais sobre todos os detalhes que iremos falar, principalmente sobre serviços e maquinários pesados utilizados diariamente. Leia o artigo e confira.
Guindaste
Primeiramente, falaremos do guindaste que acompanha um caminhão plataforma e toda sua importância no meio em que é utilizado. Justamente porque esses locais necessitam de diversos tipos de maquinários pesados, ele se torna presente para a movimentação deles.
Eles são enormes maquinários que são utilizados para a elevação e também movimentação de todos os tipos possíveis de cargas, principalmente as maiores e mais pesadas de todas.
Ele possui diversas versões e ainda pode ter muitos tipos de elementos que o compõem, como, por exemplo, a chamada talha manual, que é um componente que é fabricado por roldanas e correntes.
Ele ajuda a reduzir a força que é feita no momento do içamento que a carga acaba proporcionando, isso faz com que seja possível fazer um trabalho pesado e ao mesmo tempo o mais leve possível.
Alguns dos pontos fortes de se ter um guindaste em uma obra são:
- Maior facilidade de içamento e transporte;
- Maquinário seguro;
- Ajuda na rapidez da produção;
- É tecnológico;
- Evitar que seres humanos passem por desgastes físicos.
Porém, como essa máquina é realmente muito grande e necessita de diversos tipos de reparos e manutenções, além de operadores especiais, essas obras costumam contratar empresas terceirizadas.
Isso porque, a terceirização e a locação de guindaste se torna muito mais facilitada para a obra e todos que estão ali. Não somente pelo tamanho, mas pela manutenção, reparos, pelo suporte que receberão diariamente e entre outros fatores.
Ou seja, como é um tipo de produto específico que quando não é mais utilizado ocupa muito espaço, a melhor coisa é optar para locar o guindaste e ainda ter toda a ajuda da empresa em questão.
Betoneira
Podemos ter esse exemplo também como um aluguel de betoneira, que é um dos componentes mais utilizados no momento em que estamos fazendo uma obra completa, com todos os tipos de necessidades.
A betoneira é, basicamente, um enorme maquinário também, que pode possuir diversos litros de capacidade e ainda tem um formato arredondado e gira, para que todos os elementos que estão em seu interior possam ser misturados.
Alguns dos componentes mais conhecidos que são utilizados para serem criados são: o cimento, a argamassa e outros materiais semelhantes, que conseguem se tornar o que são em relação a corpo e usabilidade graças a mistura homogênea que ela proporciona.
Terraplanagem
A máquina de terraplanagem, ou também conhecida como retroescavadeira, é um tipo de trator que é equipado com uma caçamba na parte da frente e ainda uma pequena concha em sua traseira.
Ela pode ter diversos tipos de funcionamentos como tracionar, arrumar o terreno, ajudar na limpeza urbana e fazer carregamento de todos os tipos de coisas, como objetos, cargas e entulhos.
Norma regulamentadora 35
Para finalizar o texto, falaremos sobre a NR 35, que é a norma que estabelece todos os requisitos sobre proteção de trabalho em altura, do seu começo, até, claro, o fim da operação.
A partir de dois metros a nível superior, onde é possível ter alguma queda grave, todas as pessoas que estão envolvidas nestes trabalhos devem usar equipamentos de proteção individual e receber treinamento.
Além disso, ainda são equipadas com outros tipos de elementos para que seja possível sempre se segurar e estar preso ao ponto mais seguro e importante do local, fazendo assim, o trabalho em altura se tornar mais seguro e confortável.
Enfim, esses foram os tipos de normas e maquinários mais conhecidos e requisitados em uma obra.