Com o desenvolvimento da tecnologia, a espécie humana obteve inúmeros benefícios, como, por exemplo, o aparelho de ar condicionado.
Esse sistema proporciona a regulação da temperatura, de acordo com o ambiente, seja refrigerando ou aquecendo.
Entretanto, ele não se limita a isso, uma vez que permite também a calefação do ambiente e a redução da umidade.
Ele é encontrado, geralmente, em escritórios odontológicos, hospitais, clínicas médicas, escritórios comerciais, hotéis, faculdades, escolas e até mesmo em algumas residências.
Conheça um modelo de ar condicionado que se destaca no mercado
Há os mais variados modelos de ar condicionado. Atualmente, os mais encontrados e os preferíveis pelo mercado são os de janela, os portáteis e o ar condicionado split.
O modelo de ar condicionado split, é conhecido por ser extremamente silencioso, consumir menos energia elétrica do que os demais e ser fácil para a instalação, sem a necessidade de quebrar a parede.
Seu sistema é dividido em externo – unidade condensadora – e interna – unidade evaporadora. Os tipos de ar condicionado split serão citados a seguir:
- Hi-Wall;
- Piso-teto;
- Cassete;
- Window split;
- Quatro lados;
- Canto-teto;
- Multisplit.
Correspondente a esse fator, de grande variabilidade de modelos, os preços também diversificam muito. O modelo de piso-teto, vai de cinco mil reais até sete mil.
Enquanto os de cassete, oscilam entre cinco mil reais até dezesseis mil reais, de acordo com o tamanho, marca e design.
Um dos modelos mais baratos é o window split, que é possível encontrar no mercado a partir de novecentos reais.
Quanto aos demais, eles variam de mil e quinhentos até cinco mil reais.
Como preservar a qualidade do ar condicionado?
Devido a instalação de ar condicionado sempre ser feita em ambientes fechados, o aparelho está sujeito a sofrer danificações, principalmente devido ao acúmulo de poeira.
E por isso, é muito comum a pesquisa por limpeza e higienização de ar condicionado split. Esse processo é feito nos filtros, nas turbinas e nas serpentinas, pois são eles que diminuem a eficiência do aparelho.
A manutenção de ar condicionado preventiva, é um procedimento que deve ser bastante considerado pelo consumidos, porque os prejuízos podem ocorrer tanto no equipamento, diminuindo a vida-útil e aumentando o consumo de energia.
Já que ele fará mais esforço para esfriar; como também causar impactos na saúde dos usuários, pois o acúmulo de poeira volta para o ar, podendo conter fungos, bactérias e causando problemas alérgicos.
Esse recurso pode ser realizado tanto pela assistencia tecnica da empresa que produziu o produto, como por empresas específicas que fornecem esse tipo de manutenção.
Devido a isso, é muito comum a busca por “manutenção de ar condicionado na zona leste”, por moradores de certas regiões da cidade de São Paulo.
Com o intuito de prevenir a danificação do seu dispositivo ou consertar. Há também medidas, que podem ser tomadas pelo próprio usuário, com o objetivo de preservar seu ar condicionado. Essas medidas estão listadas a seguir:
- Desligar o aparelho da tomada quando não estiver usando;
- Retirar o painel frontal e limpar com um pano seco ou úmido, com água morna;
- Retirar o filtro e limpar com água fria ou morna, podendo, também, ser utilizado sabão neutro;
- Deixar o filtro secar naturalmente;
- Nunca usar água quente para a limpeza;
- Nunca usar produtos químicos para auxiliar na higienização.
Outro problema recorrente, que reforça as medidas citadas acima sobre os cuidados que devem ser tomados, ocorre depois da instalação de ar condicionado na placa destes.
E por isso, existe uma grande quantidade de pesquisas na internet relacionadas ao conserto de placa de ar condicionado.
Sendo um conjunto de componentes elaborados em uma placa de circuito impresso, ela é responsável por todo o controle e operação da unidade.
Devido à grande busca por esse assunto, atualmente há diversos sites e vídeos disponíveis na internet, sobre como identificar o problema e arrumar.
Entretanto, o mais recomendável a se fazer, é ir até uma assistência técnica com especialistas, pois o consumidor sem experiência, pode danificar ainda mais o equipamento.
Portanto, o aparelho de ar condicionado traz diversos benefícios para a comodidade dos seres humanos, os proporcionando a regulação da temperatura do ambiente.
No entanto, para que não haja a danificação na saúde e nem prejuízos, tais como o aumento no consumo de energia elétrica, é necessário que sejam feitas manutenções por técnicos e que muitos cuidados sejam tomados diariamente.