Laudos e outros componentes de uma construção

As construções são muito importantes para a sociedade, afinal, são seus processos e seus projetos que permitem que casas, prédios, pontes e outras estruturas sejam trazidas à realidade, dando a humanidade uma forma de viver com mais qualidade e também com mais segurança.

Os processos que cercam os projetos de construções são variados, que vão desde o desenho da ideia até a impermeabilização de paredes, que vão do desenvolvimento de sistemas elétricos e hidráulicos até a construção de estruturas qualificadas, e por conta disso, muitas pessoas ainda não entendem o que é importante para uma obra.

No presente artigo abordaremos os elementos que compõe uma construção durante variados pontos da construção, da construção dos alicerces e colunas, passando pela pintura, colocação de acabamentos e instalação de piso intertravado de concreto nas calçadas.

O aluguel dos equipamentos de construção

As construções são complexas e em cada uma das suas etapas precisam de técnicas diferentes, e os gestores das obras sempre procuram meios de fazer com que o processo seja acelerado, minimizando gastos e sempre que possível, o aumento da lucratividade.

Uma das formas de conseguir isto é usando máquinas, mas não compradas, pois esta ação gera bastante ônus no orçamento.

Uma solução é o aluguel de equipamentos e máquinas que ajudam tanto no começo da obra como na aplicação de impermeabilizante para laje, entre muitos outros.

Essa medida de aluguel de equipamentos era adotado mais inicialmente por pequenos e médios construtores, mas cada vez mais grandes obras vem adotando a modalidade em aspectos pontuais, principalmente, quando a obra demanda um equipamentos específico como a colocação de manta liquida para laje.

Existem muitas vantagens para a adesão da modalidade de aluguel de máquinas e equipamentos como:

  • Variedade de produtos;
  • Redução dos custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Disponibilidade dos equipamentos.

A modalidade de aluguel é uma das metodologias mais usadas atualmente no quesito operacional da obra.

No entanto, a construção também possui uma parte burocrática, que complementam todos os aspectos como a instalação de calha de tomadas para rack, sistemas de estrutura, entre muitos outros.

Laudos técnicos nas construções

As construções passam por um processo burocrático compostos de laudos e pareceres técnicos. Estes são uma ferramenta de assistência jurídica, em que um técnico, definitivamente certificados, baseando-se em dados e métodos científicos.

Os laudos podem ter ou não os pareceres técnicos, dependendo dos serviços demandados. Esses laudos são feitos com base nas normas técnicas, mais precisamente nas ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e também do Código de Processo Civil, mais especificamente do Artigo 473.

Os laudos técnicos podem ser emitidos para diversas ações e metodologias como a desapropriação, inventário, renovação de aluguel, início de aluguel e qualquer outro elemento que envolvam todas as edificações e construções civis.

Abaixo falaremos sobre alguns tipos de laudos técnicos que podem ser usados nas construções civis.

1. Laudo de reformas

Esse tipo de documento tem como objetivo indicar a viabilidade e a necessidade dos serviços de reformas. Esse tipo de laudo também indica uma série de conjuntos de laudos mais específicos, sempre variando de acordo com as intervenções feitas nas edificações.

São muito indicados para as reformas em edificações existentes em alvenaria estrutural.

2. Laudo estrutural

Esse tipo de laudo está direcionado a análise das características relacionadas as estruturas da edificação. São muito indicados para quando aparecem as trincas nas estruturas, quando acontece o recalque diferencial ou intenção de reforma também.

Em alguns casos são exigidos na entrega da construção, para a verificação da adequação ao projeto estrutural e verificar se materiais e veda laje estejam de acordo.

3. Laudo elétrico

Os laudos elétricos são importantes para identificar e construir os sistemas elétricos, principalmente, relacionados ao sistema de alimentação e da distribuição elétrica.

Esse tipo de documento também tem como objetivo a verificação do uso de instalação de equipamentos elétricos, passando pela reforma ou contratação de seguro contra os danos elétricos.

Neste sentido, entendemos que as construções são muito complexas e que passam por uma série de procedimentos que vão do uso de equipamentos e máquinas alugadas até a elaboração de pareceres jurídicos e técnicos garantindo que a obra esteja legalizada frente aos órgãos competentes.

Esses foram alguns dos pontos que são essenciais para que uma construção seja segura, qualitativa e muito adequada.