Já sabe qual telha escolher para a sua casa?

A melhor forma de inovar, decorar e economizar na construção do telhado de uma casa, é conhecendo os tipos de telhas que existem no mercado. Já parou para pensar que detalhes tão simples e minuciosos podem interferir no conjunto de toda uma construção?

As telhas, além de fornecerem estrutura para o topo de uma casa, isolar o local mantendo a sua privacidade e protegerem este do Sol, da chuva e dos demais fatores externos, estão também diretamente relacionadas a questões como a temperatura, luminosidade, economia, ao espaço e a estética daquele lugar.

Existem várias versões de telhas e materiais dos quais elas podem ser feitas, como PVC, barro, cerâmica, concreto, calha, fibra vegetal, vidro, madeira, metais, plástico, fibrocimento e muitos outros.

Cada tipo possui uma característica, propriedades específicas e uma função, sendo que um pode ser mais vantajoso que outro dependendo do contexto em que será utilizado.

Devido a estes fatores, o ideal é escolher as telhas desde o início do projeto e não deixar para última hora, quando este estiver quase terminando. Essa escolha é de extrema importância e se pensada em conjunto com o restante, oferece um resultado bacana e funcional no acabamento.

Vamos então conhecer mais detalhadamente, os tipos mais populares que existem para você fazer uma boa escolha!

1. Telhas Metálicas

As telhas metálicas representam uma categoria grande, de onde derivam vários outros conjuntos de telhas. Este modelo é o que tem ganhado cada vez mais adesão no mercado da construção civil.

2. Telha metálica preço

O valor da telha metálica preço tende a ser um dos mais inferiores nesse mercado, em relação aos outros materiais.

Um dos motivos principais, se dá pela sua alta resistência, pois são capazes de durar muito tempo, sem a necessidade de reposição ou manutenção periódica. São, portanto, capazes de aguentar intensas intempéries e/ou ações mecânicas.

Outro fator responsável pelo seu ótimo custo-benefício é o da reciclagem. A vantagem da sua reutilização a transforma em uma alternativa sustentável, ecológica e mais acessível, pelo barateamento do custo da sua produção.

3. Telha metálica trapezoidal

Já a telha metálica trapezoidal, uma das subcategorias de telhas metálicas, diferentemente das tradicionais onduladas, é feita em forma de trapézio, o que permite que vença grandes vãos.

Consequentemente, seu custo tende a ser um pouco alto mesmo assim, não deixa de compensar devido à todas as vantagens e benefícios relacionados a ela.

Sua durabilidade pode chegar a atingir uma marca entre os 30 e 50 anos! Isso vai depender de como for feita pois, até mesmo esta, pode ser confeccionada de maneiras diferentes ou com variações de camadas, dependendo da demanda do consumidor.

O tipo de metal usado também interfere na sua qualidade. Dos materiais usados encontram-se o aço, alumínio, galvalume (mistura de aço com alumínio), cobre e titânio, sendo estes últimos os mais caros.

A respeito da aparência, elas são extremamente adaptáveis. A tecnologia de pintura de materiais metálicos, além de ter adicionado às telhas maior proteção contra os fenômenos naturais, pôde oferecer mais opções de cores, tornando possível que uma telha de metal se assemelhe a telhas fabricadas a partir de outros materiais.

4. Telha metálica trapezoidal galvanizada

Sobre a telha metálica trapezoidal galvanizada, que deriva da anterior e também conhecida como telha de zinco, é uma telha recomendada para telhados que necessitam de mais resistência à oxidação e corrosão.

Esta, por sua vez, é processada com base em imersão quente e é revestida com zinco, alumínio e silício.

A telha galvanizada também possui uma propriedade altamente impermeabilizante, tornando impossível a infiltração ou respingos e gotejamento de água.

Apesar de ter essas vantagens atribuída à ela, a telha galvanizada não possui uma capacidade de amortecimento acústico muito boa, sendo incapaz de abafar o som de chuvas muito fortes.

Além disso, ela também não proporciona muito conforto térmico, a não ser que, seja atribuída a ela uma barreira, como forro ou laje.

5. Preço de telha de zinco

Sua vida útil a torna muito econômica num aspecto geral através do preço de telha de zinco, mas seu custo pode ser elevado em determinadas regiões.Telha metálica trapezoidal sanduíche

A telha metálica trapezoidal sanduíche, apesar do nome um tanto quanto peculiar, é conhecida assim por ser composta por duas telhas de aço ou de fibrocimento, preenchidas por um material isolante. É possível encontrá-la em diversas cores no mercado.

A grande vantagem desta, é o seu isolamento térmico e acústico, proporcionando a ausência de barulhos externos e uma temperatura agradável.