Itens relevantes para a construção de prédios

O mercado de construção civil cresce diariamente, independentemente do momento econômico do país, pois é um segmento em que se faz necessário para geração de empregos, especialmente em regiões com poucas oportunidades disponíveis.

Em cada esquina que passamos, pelo menos em uma metrópole, que é muito movimentada, há muitas construções de diversos tipos e tamanhos, sempre ativas e cheia de trabalhadores fazendo seus serviços.

Para que possamos entender um pouco mais desse fenômeno econômico e grande parte de nosso PIB (Produto Interno Bruto), explicaremos como funcionam alguns aspectos necessários para que a construção seja valorizada e estruturada corretamente.

Porém, de forma que as pessoas não corram riscos, seja futuramente, ou no momento em que a obra está ocorrendo.

Itens necessário para a construção civil

Projeto linha de vida: esse projeto é fundamental para funcionários que realizam trabalhos em altura. A linha de vida é um equipamento profissional ligado aos cintos de segurança e cordas, que proporciona a devida segurança para o trabalho e ajuda a evitar quedas e graves acidentes.

O projeto de linha de vida pode ser nomeado como linha de ancoragem também, e deve ser utilizado por absolutamente todos os funcionários que trabalharão em alturas superiores a dois metros do chão, tanto com o kit do EPIs quanto com as estruturas exigidas de cada setor.

Exemplos de locais em que todos os equipamentos de segurança obrigatórios e necessários devem ser utilizados para que não ocorra nenhum tipo de queda ou acidente que modifique a saúde do empregado:

  • Andaimes;
  • Escavações;
  • Poços;
  • Minas.

Para que esse trabalho seja realizado, dependendo do posicionamento, o trabalhador terá somente as próprias ferramentas ou deverá utilizar um carrinho com travamento, quando estiver em posições inclinadas ou verticais. Esse equipamento tem o dever de prever a movimentação que o funcionário fará ao longo de seu curso.

Há dois modos de linha de vida que são utilizados, os atemporais e os fixos. A diferença entre os dois está basicamente na distinção de seu tempo de uso.

Linha de vida temporal: esse tipo de linha é utilizado para uma obra por partes. Ela é montada no começo, utilizada em alguns momentos necessário e, quando finalizado o trabalho e que é necessitada, ela é desmontada.

Linha de vida fixa: enquanto uma é desmontada por necessidade, a linha fixa permanece até o final da construção. Ela será necessária a todo momento da estruturação da construção até o fim e deve ser mais resistente e produzida com aço inoxidável.

Laje alveolar

O uso de materiais pré moldados para construção civil está cada vez mais difundido no mercado nacional. E um produto que costuma ser destaque ele eles, é a laje alveolar.

Essa estrutura é industrializada e traz benefícios para a sua edificação, como rapidez na execução da construção. É acompanhada por um exigente controle de qualidade desde o começo de sua fabricação até sua entrega e suprime diversos passo no processo de obra.

A laje está presente em diversos locais, como

  • Shoppings;
  • Hospitais;
  • Universidades;
  • Estacionamentos;
  • Entre outras grandes construções.

A laje alveolar tem sua composição por painéis pré-fabricados de concreto protendido, de alto desempenho e resistência. Tem alveolas em volta de seu corpo (daí vem o nome) que servem para diminuir o peso entre os próprios painéis.

Hoje, é possível encontrar variação até mesmo de areia grossa. Para a construção, há três tipos de areias: a fina, a média e a grossa. A areia fina é utilizada somente para acabamento e pinturas.

A média é solicitada para preparação de massa e assentamento de tijolos, diferente da areia grossa preço, é demasiadamente utilizada em edificações, pois também possui diversas funções, principalmente quando se trata de mistura para concreto.

Ela pode ser encontrada em lojas de materiais para construção e poderá vir em três tipos de cores (branca, avermelhada ou amarelada), que não mudam sua função, somente a matéria-prima que é a rocha mãe.

Essa informações são essenciais para que sua edificação, seja qual for o seu intuito de construção (prédios, casas, grandes estruturas), seja um sistema com muita segurança.

Preze pela segurança de sua construção, para que não haja problemas de composição e ordenação de materiais. Vale ressaltar que, a orientação de um profissional especializado também é essencial, pois dessa forma evita-se contratempos diversos.